Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Clarear os fios costuma ser a primeira opção para quem deseja mudar o visual e diversas técnicas são usadas para isso. Mechas, luzes, reflexos e balayage são as mais famosas, e mesmo assim a maioria das mulheres não conhece a diferença entre elas. Por isso, o Segredos de Salão conversou com o cabeleireiro Ricardo Grando, que contou detalhes sobre cada uma e o efeito que trazem aos cabelos. Confira!
Mechas: qualquer cabelo com pontos de clareamento é um cabelo mechado
Sejam luzes, balayage ou reflexo, qualquer cabelo com pontos de clareamento é um cabelo com mechas! Afinal, é preciso selecionar partes dos fios para realizar a iluminação, independentemente se você o profissional vai iluminar apenas no contorno no rosto, nas pontas ou de diferentes formas. De acordo com Ricardo Grando, existem 4 tipos que fazem mais sucesso:
- Californianas: mechas concentradas nas pontas dos cabelos, sem alterar a cor da raiz;
- Ombré hair: coloração trabalhada em degradê desde a raiz, concentrando mais cor nas pontas;
- Mechas invertidas: usadas para inverter o processo de clareamento dos fios. Quando os cabelos já estão muito loiros, o profissional trabalha com mechas marrons;
- Mechas 3D: técnica em que é feito o clareamento com mechas em três tons diferentes, para criar profundidade;
Luzes são aposta para um look mais discreto
As luzes são uma ótima opção para quem deseja mudar o visual dos cabelos sem radicalizar, uma vez que essa técnica é usada apenas para iluminar as madeixas. "Ela é usada quando clareamos os fios de forma bem natural, trabalhando pequenas mechas bem finas ao longo do comprimento, conferindo um aspecto suave e não interferindo na cor de base", explicou o profissional.
Os reflexos garantem a transformação sem um visual marcado
Os reflexos são o meio-termo entre as mechas e as luzes já que mudam a cor dos cabelos mas evita os tons marcados. A técnica deixa as madeixas iluminadas de maneira mais intensa, variando de 4 a 5 tons da cor de base. "O tipo de reflexo mais procurado atualmente é o contouring, que trabalha a cor ao redor do rosto para destacá-lo e iluminar seu contorno", destacou.
A balayage mescla tons para cabelos naturalmente iluminados
Muitos diferenciam a balayage de mechas, mas, mais uma vez, um cabelo com balayage é um cabelo mechado. Essa é uma técnica preza a naturalidade, assim como o bronde hair, evitando marcações e mudanças drásticas na cor de base. "Ela não clareia totalmente, apenas mescla cores mais claras em diferentes pontos para um visual iluminado, como se fosse 'queimado' pelo sol", contou, ressaltando que a balayage é uma das mais procuradas no verão.
Seja qual for sua opção é essencial cuidar dos cabelos após a mudança de cor!
De acordo com o expert, qualquer tipo de clareamento demanda cuidados específicos, uma vez que a fibra é sensibilizada durante os processos de coloração ou descoloração. "É preciso tratar os fios semanalmente, utilizando os produtos adequados a cada necessidade. Sempre ofereço um cronograma capilar de quatro sessões às minhas clientes, para repor os nutrientes perdidos no tratamento químico", finalizou.
Publicado por: Bruna Teles, Sexta-feira 09 de dezembro de 2016 - 18h57
Mais O Poder da Cor

Cabelos coloridos para o Coachella 2018: 4 cores fantasia que estão em alta no festival

10 dicas para manter a cor dos cabelos ruivos vibrante por mais tempo

Rose Brown hair para morenas: porque a coloração é perfeita para quem tem cabelos castanhos
Últimas matérias

Cabelos coloridos para o Coachella 2018: 4 cores fantasia que estão em alta no festival

Melhor shampoo para cabelo misto: dicas para encontrar o melhor produto para os fios

10 dicas para manter a cor dos cabelos ruivos vibrante por mais tempo

Boina, touca, quepe, lenço no cabelo e mais: os melhores acessórios para usar no outono/inverno 2018

Didier Sé e Lavoisier são os novos Creative Ambassadors de Redken

Rose Brown hair para morenas: porque a coloração é perfeita para quem tem cabelos castanhos