Main content
Uma alimentacao saudavel e uma rotina sem stress ajudam a diminuir a velocidade da queda de cabelo

Queda de cabelo masculino: 5 possíveis causas e como tratar o problema

18 jan 2019

A queda de cabelo masculino é um incômodo que afeta muitos homens de diferentes faixas etárias. O que começa com entradas mais pronunciadas em pouco tempo pode avançar rapidamente. Para lidar com o cabelo caindo, o melhor a fazer é identificar as possíveis causas para encontrar modos de lidar com cada uma delas. Algumas, como fatores genéticos, são mais difíceis de controlar, mas há práticas e hábitos que podem estar contribuindo para o avanço do quadro e que você pode pausar ou até mesmo reverter. Conheça 5 possíveis causas para a queda de cabelo masculina e saiba como tratar o problema.

Veja também: 19 ideias de cortes de cabelo masculino que nunca saem de moda!

Queda de cabelo masculino: 5 causas mais comuns

A queda de cabelo a partir de uma determinada idade faz parte da natureza do ser humano; tanto homens quando mulheres tendem a sofrer com afinamento com o passar dos anos. Por isso, é a causa mais comum para o quadro. "Conforme vamos envelhecendo, os níveis hormonais começam a diminuir e os cabelos são os primeiros a sentir esse declínio, por isso percebemos uma queda mais acentuada", explica a hairstylist e Expert K Débora Melro, do Studio W Iguatemi, em São Paulo. No entanto, o código genético pode afetar diretamente a precocidade da situação, e também é uma causa comum para o incômodo. Homens geralmente começam a perder densidade capilar - termo que se refere à quantidade de fios no couro cabeludo - a partir dos 30 anos, mas esse processo pode ter início ainda na adolescência em muitos casos. Por isso, não há como prever exatamente o momento em que a calvície se inicia.


Além da natureza e da genética, há três outros fatores que afetam direta ou indiretamente a perda de cabelo: a saúde, o stress e os cuidados diários. Uma dieta carente em vitaminas e nutrientes afeta o funcionamento de todo o corpo, incluindo o cabelo. Sem uma alimentação equilibrada, o crescimento e a renovação dos fios fica prejudicada. Uma rotina de muito stress também pode fazer mal ao organismo de forma geral, o que muitas vezes leva à queda de cabelo tanto nos homens quanto nas mulheres. Por fim, penteados muito apertados e que façam tração diretamente no couro cabeludo facilitam a quebra e a fragilização dos fios, o que, com o tempo, também pode levar à perda de densidade.

Conheça os melhores tratamentos para queda de cabelo masculino

Uma das melhores dicas para lidar com questões genéticas relacionadas à queda de cabelo masculina é visitar um dermatologista ou tricologista - médico especialista em cabelos e couro cabeludo - que irá ajudar a encontrar possíveis carências na saúde do corpo que estejam afetando o crescimento do cabelo. Manter uma rotina sem stress e uma alimentação saudável também ajudam. Homens de cabelos longos precisam evitar penteados muito apertados, especialmente se forem usados por muitas horas. Tente variar na maneira que prende os fios para não fazer tração sempre na mesma região, alternando entre um coque mais baixo e um mais alto, por exemplo. Quando possível, deixe o cabelo solto para relaxar a pele do couro cabeludo.

Já nos cuidados do dia a dia, usar produtos voltados especialmente para o cabelo com queda vai fazer toda a diferença, uma vez que seus princípios ativos vão colaborar para o crescimento dos fios. "Para perda de densidade capilar, a melhor linha de tratamento é Densifique Homme, de Kérastase", afirma Débora. Voltada justamente para o tratamento do cabelo masculino, a coleção é enriquecida com Biotina, que melhora o ambiente do bulbo, e polímeros texturizantes, que têm ação densificadora. O Bain Densité Homme é o shampoo da linha, que deve ser massageado por todo o couro cabeludo até fazer espuma antes do enxágue. Depois do banho, uma pequena quantidade do Baume Densité Homme oferece uma finalização encorpada e moderna aos fios. A composição da pasta modeladora inclui Arginina, para estimular o desenvolvimento da massa, além de ter ótima durabilidade. O resultado é um cabelo saudável, com aparência mais densa e acabamento super natural.

Encontre um salão de beleza na sua região!



No mesmo tópico

Quem disse que só as mulheres se cuidam? Cada vez mais preocupados com a aparência, os homens vão encontrar nesta seção dicas de cortes, coloração, penteados e tratamentos para descobrir os cuidados essenciais para seus cabelos.

Orientation message
For the best experience, please turn your device