O cabelo loiro escuro natural é a aposta perfeita para clarear os fios sem danificar. Discreta, a cor promove uma iluminação sutil e pode ser alcançada sem coloração em cabelos naturais. Outra vantagem dessa nuance é sua baixa manutenção já que diferentemente de tons de loiro claro, o loiro escuro não exige matização frequente.
Se você está pensando em apostar no cabelo cabelo loiro escuro natural mas ainda sente que precisa daquele empurrãozinho, veja as 20 inspirações e dicas que separamos para te ajudar a tomar a decisão!
Tudo sobre o loiro escuro natural: nuance, como apostar e quem pode usar a cor
A nuance loiro escuro é universalmente representada pelo número 6 nas caixas de coloração. Ficando apenas três tons acima do castanho escuro, ela pode ser alcançada sem descoloração em cabelos naturais - ou seja, fios sem nenhuma outra cor artificial. Por isso, é uma boa aposta para quem quer clarear os fios com praticidade e sem danificar.
Outro benefício do cabelo loiro escuro é que a nuance combina com todos os tons de pele, por conta do seu fundo acastanhado e reflexos levemente dourados que não criam um contraste acentuado sobre peles claras nem sobre peles escuras.
Quando é necessário descolorir o cabelo para alcançar o loiro escuro natural?
Para alcançar o cabelo loiro escuro natural, a descoloração é necessária em dois casos: 1) cabelos naturalmente pretos e 2) fios que já estejam pigmentados com alguma coloração mais escura. Isso porque uma das regras mais conhecidas da coloração é que tinta não clareia tinta. Portanto, é sempre necessário remover os pigmentos escuros antes de aplicar uma coloração mais clara. O procedimento pode ser feito via descoloração ou decapagem.
Ir até um salão de beleza é essencial para fazer ambos os procedimentos com segurança e conseguir um resultado de cor uniforme. O cabeleireiro não só consegue identificar qual o processo mais adequado para os seus fios como também dispõe de descolorantes e colorações profissionais de alta tecnologia, que entregam o resultado de cor preservando a saúde do cabelo.
Leia também: 4 nuances para ficar loira sem descolorir
Como cuidar do cabelo loiro escuro natural: dicas para tratar e evitar manchas
Mesmo sendo sutil e discreto, o cabelo loiro escuro natural pode sofrer danos similares aos que ocorrem nos tons claros, como o ressecamento e as manchas. O ponto positivo é que essa tonalidade demanda uma rotina mais simples, sem matizações frequentes. A sugestão da hairstylist e embaixadora de L'Oréal Professionnel Vivi Siqueira para tratar o cabelo loiro escuro depois da coloração é seguir um cronograma capilar. "É preciso seguir um cronograma sério, lavar 3 vezes na semana e ter leveza ao pentear", diz.
Quanto aos produtos, é essencial incluir uma linha específica para cabelos loiros, como Blondifier Gloss, que hidrata e protege os pigmentos da coloração, graças a sua fórmula com polifenóis de açaí que são poderosos antioxidantes e previnem o desbotamento da cor. Já para prevenir ou corrigir manchas alaranjadas que podem vir a aparecer no cabelo loiro escuro natural após exposição ao sol e outros agentes externos, o segredo é usar um shampoo verde.
O hairstylist Lucas Possetti recomenda Chroma Crème. "É uma linha própria para correção de cor, ela tem muito mais neutralização e ao mesmo tempo tratamento envolvido", afirma. A proposta é similar a do shampoo roxo - velho conhecido das loiras -, mas sua ação é mais eficaz sobre as manchas alaranjadas, já que o verde é oposto ao laranja e neutraliza as manchas indesejadas nos fios. Você pode usá-lo uma vez por semana ou apenas quando houver a necessidade de neutralização das manchas.
Aposte no loiro escuro natural em um salão de beleza perto de você!