Será que você sabe tudo sobre cabelo loiro no verão? Além das crenças populares, existem muitas informações sobre nuances para apostar e tratamentos para fazer durante a estação, mas nem todas estão totalmente corretas. Pensando nisso, separamos 6 mitos e verdades mais comuns sobre cabelos loiros no verão que vão te ajudar a manter o visual na estação. Confira!
1. Existe um tom de loiro específico e ideal para o verão
Mito. O que existem, na verdade, são tendências de coloração apontadas por cabeleireiros e elas podem mudar a cada nova temporada. Geralmente, os tons de loiro dourado, mel, acobreado e outras nuances quentes fazem sucesso na estação por conta da luminosidade que combina com os dias de sol. Além disso, os tons quentes são mais fáceis de alcançar sem precisar submeter os fios a um superclareamento, o que causa menos danos.
Por isso, essas costumam ser as nuances mais vistas durante o verão. O que não quer dizer que seja proibido ou fora de moda apostar em tons de loiro escuro ou com reflexos mais frios e acinzentados.
2. O cabelo loiro no verão precisa de mais tratamento
Verdade. Todos os cabelos ficam mais sensíveis por conta da maior exposição ao sol, mas cabelos que passaram por um processo de clareamento, mesmo que sutil, podem sofrer mais ressecamento nessa época do ano. "O maior causador de danos aos fios é o sol. Os cabelos começam a ficar secos, depois ressecados, depois extremamente ressecados", comenta o hairstylist e Artista Redken Daniel Saphiro.
Por isso, é importante redobrar os cuidados com o cabelo loiro no verão, investindo em produtos voltados para o combate ao ressecamento. "Aposto nos tratamentos nutritivos para cabelos secos ou ressecados e muito óleo, bastante óleo", diz Saphiro. A recomendação do hairstylist é a linha All Soft, cuja fórmula com óleo de argan oferece hidratação e nutrição intensiva aos cabelos ressecados pelo sol.
3. É necessário usar filtro uv no cabelo para evitar manchas
Verdade. Como você leu anteriormente, o sol é o principal inimigo do cabelo loiro no verão. Além de causar ressecamento, ele acelera a oxidação da cor e envelhecimento dos fios, causando desbotamento e até mesmo manchas. Por isso, é importante reduzir ao máximo a penetração dos raios solares na fibra capilar e os produtos com filtro UV na fórmula são ideais para isso. Procure, principalmente, por finalizadores com filtro UV, como leave-ins em creme, spray ou óleos que são produtos sem enxágue e fáceis de reaplicar ao longo do dia, caso seja necessário.
Leia também: 5 produtos para cuidar do cabelo loiro no verão
4. É proibido mergulhar o cabelo loiro no mar ou piscina
Mito. O cloro e a água salgada podem ressecar o cabelo e também interferir na pigmentação dos fios. Principalmente o cloro, que pode deixar o cabelo loiro verde. Porém, não é terminantemente proibido mergulhar os fios no mar ou piscina. Evitar é a palavra certa. Um segredo para reduzir os danos é proteger os fios antes do mergulho com um óleo capilar ou leave-in. Após sair da água, enxágue os fios imediatamente com água doce e reaplique o seu finalizador com filtro UV. Ao chegar em casa, é importante lavar os cabelos com um shampoo específico para cabelos loiros e tratar os fios com máscara antes do condicionador.
5. O cabelo loiro pode ficar quebradiço durante o verão
Verdade. O ressecamento extremo causado pelo sol pode levar à quebra capilar e o fato de os cabelos terem passado por um processo químico de clareamento pode contribuir para isso. Para evitar esse problema, a dica é intercalar o tratamento nutritivo com uma linha de reconstrução que vai restaurar os danos causados pelos raios solares e pela química, deixando os fios mais fortes. O hairstylist e Artista Redken Rafael Cruz indica a linha restauradora para cabelos loiros Extreme Bleach Recovery. "É indicada especificamente para quem faz descoloração e tem a proposta de reconstruir cabelos danificados ou sensibilizados", comenta.
6. No verão você deve reduzir os retoques do loiro
Verdade. O excesso de procedimentos químicos somados à exposição ao sol e, provavelmente, mar e piscina podem causar danos muito profundos aos fios e levar à quebra. Por isso, é importante reduzir os retoques do loiro no verão e sempre fazer o procedimento em um salão de beleza para maior segurança. Caso a raiz crescida seja um incômodo para você, a dica é apostar no cabelo loiro com raiz esfumada, que deixa o crescimento dos fios naturais menos visível, ou fazer mechas e luzes no estilo morena iluminada para não precisar clarear todo o cabelo.