O cabelo ruivo escuro é perfeito para quem sempre quis experimentar uma coloração acobreada mas não se sente pronta para fazer uma transformação muito ousada. Os tons quentes e fechados são perfeitos para renovar o visual instantaneamente, além de serem altamente versáteis porque podem ser combinados de infinitas formas para valorizar cada tom de pele. Para te inspirar, reunimos 20 fotos da tendência, além de dicas de expert para adotar e manter a nova cor. Confira!
Cabelo ruivo escuro é uma tendência que combina com todos os tons de pele
Adotar o cabelo ruivo escuro é uma aposta cada vez mais popular para renovar o visual. Para quem tem cabelo castanho ou preto, será uma mudança relativamente sutil porém muito eficaz para dar mais cor e personalidade aos fios. Para quem tem cabelo claro, a nuance é perfeita para escurecer os fios com um acabamento quente e moderno.
Conversando com o cabeleireiro, você pode adaptar o ruivo escuro para combinar com seus traços. "Eu recomendo procurar uma nuance compatível com a pele; não a mesma cor, mas trabalhar sempre com temperaturas semelhantes", afirma o hairstylist Rafael Bertolucci. Peles quentes e amareladas vão combinar com tonalidades mais alaranjadas, enquanto peles rosadas e frias são mais avermelhadas.
Também é possível mesclar mechas ruivas em tons variados para dar mais profundidade e iluminação às madeixas. Para chegar ao resultado perfeito, mostre ao cabeleireiro algumas fotos da cor que deseja.
Tons de ruivo escuro: conheça as nuances mais usadas para apostar no visual
Os tons de ruivo escuro são bastante diversos e podem puxar para cobre, para o vermelho e até mesmo ter o fundo acastanhado. Vale conhecer as principais nuances para escolher a que você mais se identifica:
Ruivo escuro acobreado: o cabelo ruivo escuro acobreado é um dos mais usados pelas brasileiras. A cor se caracteriza pelos reflexos acobreados que iluminam a base de pigmentos avermelhados e castanhos.
Borgonha ou bordô: muito similares à cor do vinho, o cabelo vermelho borgonha ou bordô tem pigmentos vermelho escuro que predominam a coloração dos fios. É certeiro para quem quer transformar os fios com mais discrição e elegância.
Marsala: muito procurada pelas adeptas do cabelo ruivo escuro, o vermelho marsala tem como característica os reflexos levemente arroxeados que se destacam na coloração. Por isso, se aproxima de uma cor fantasia é uma uma boa escolha para quem quer sair do básico.
Acaju: outra nuance queridinha das brasileiras, a cor de cabelo acaju é perfeita para uma transformação mais sutil, já que é um dos tons de ruivo escuro mais fechados que existem, normalmente com uma base mais acastanhada que os demais.
Vermelho cereja: versátil e intenso, o cabelo vermelho cereja tem bastante pigmentos avermelhados e pode ser mais escuro ou mais claro dependendo da mistura feita pelo cabeleireiro. De qualquer forma, é mais indicado para quem está disposto a fazer uma mudança um pouco mais radical.
Leia também: Guia completo para adotar o cabelo ruivo pela primeira vez!
Como cuidar do cabelo ruivo escuro para evitar o desbotamento
Cuidar do cabelo ruivo escuro no dia a dia é fundamental para fazer a cor ruiva durar mais tempo. Os tons acobreados e avermelhados tendem a desbotar mais rapidamente porque têm pigmentos muito pequenos, que se desprendem facilmente da fibra. A melhor forma de reduzir esse desgaste e manter a tonalidade intensa por mais tempo é usando produtos voltados especialmente para cabelos coloridos, como a linha Vitamino Color Resveratrol, de L'Oréal Professionnel.
"O agente antioxidante da fórmula evita que a cor envelheça, o que reduz a oxidação e o envelhecimento precoce do fio, além de manter a cor bonita por muito mais tempo", explica Rafael. A linha inclui um shampoo tradicional, um condicionador hidratante, uma máscara de tratamento e um leave-in 10-em-1 para finalizar os fios com mais proteção, brilho e luminosidade.
Encontre um salão de beleza perto de você!
Publicada em: 22/02/2021
Atualizada em: 07/03/2022