Descoloriu os cabelos e está sentindo que eles estão mais sensíveis, ressecados e com pontas duplas? Apesar de ser necessária para conquistar o cabelo loiro dos sonhos, a descoloração é um processo químico que afeta a saúde dos fios e pode deixá-los ressecados, fragilizados e suscetíveis a sofrer danos caso não haja um cuidado especial após a transformação. Por isso, é importante iniciar uma rotina de cuidados específicos logo após a mudança de visual para recuperar a saúde dos fios e evitar que fiquem danificados. Veja 4 dicas infalíveis de cuidados com cabelos descoloridos para restaurar as madeixas após a descoloração. Confira!
Veja também: Cabelos danificados: 5 causas e 5 soluções para tratar o problema
Entenda por que seus cabelos podem ficar danificados após a descoloração
Quase todo mundo sabe que a descoloração dos fios pode afetar a saúde capilar, mas muitas pessoas ainda não entendem como o clareamento pode danificar os fios ou deixá-los ressecados. Quando você descolore seus cabelos, as cutículas do fio são abertas para que a sua cor original seja retirada de dentro da fibra capilar, fazendo com que o cabelo fique mais claro. Ao remover o pigmento natural do seu fio, a água, os nutrientes e substâncias essenciais também são perdidas, o que deixa os cabelos frágeis e ressecados.
Por isso, todo cabelo descolorido, seja ele platinado, com mechas ou luzes, precisa de cuidados especiais para repor todos os componentes perdidos pelos fios para restaurar a saúde capilar. "Uma mulher loira deve compreender que independente da tonalidade do loiro, da altura que ele está, é um cabelo que passou por um processo químico invasivo de descoloração então pra ele conseguir ficar saudável é interessante que ter alguns cuidados especiais", explicou o Embaixador de L'Oréal Professionnel, Rafael Bertolucci.
Interrompa os procedimentos químicos
Uma das primeiras atitudes que você deve tomar ao perceber que seus cabelos acabaram sendo prejudicados pela descoloração é parar de realizar qualquer procedimento químico nos fios. Isso significa que você deve dar um tempo na coloração, escova progressiva, relaxamentos e, principalmente, descoloração. Lembre-se que seus cabelos estão frágeis e precisam de um descanso para se recuperar, e não adianta nada realizar tratamentos se você continua danificando os fios. Por isso, dê um tempo entre os procedimentos químicos até que seus cabelos estejam saudáveis o bastante para suportar esse tipo de processo.
Faça tratamentos de cabelo em casa
Agora que você sabe quais são as necessidades dos seus fios, é importante seguir uma rotina de tratamentos que recuperem a sua saúde e vitalidade. Para cuidar dos cabelos com descoloração em casa, Rafael indica tratamentos com alto poder de reconstrução e nutrição para revitalizar a fibra capilar. "Os tratamentos necessários são à base de agentes antioxidantes e tratamentos à base de agentes nutritivos. Eu gosto bastante da linha Inforcer, de L'Oréal Professionnel, que tem biotina e vitamina B6 que dão um gás pro cabelo, deixam ele mais forte, estimula o crescimento, deixa com uma sedosidade incrível, tem um altíssimo poder de nutrição também com o aporte de matéria por conta da biotina e da vitamina b6", indica.
Outra ótima opção para tratar os cabelos descoloridos são linhas específicas de tratamento para cabelos quimicamente tratados, como a Absolut Repair Pós Química, de L'Oréal Professionnel. Para saber exatamente quais produtos são os mais indicados para o seu cabelo, visite um salão de beleza e peça para fazer um diagnóstico capilar com um expert. Assim, o profissional vai poder avaliar o estado dos seus cabelos e indicar uma rotina de cuidados personalizada para suas madeixas.
Realize uma cauterização no salão de beleza
Dentre os diversos tratamentos profissionais encontrados no salão de beleza, a cauterização à frio é um dos mais indicados para cabelos descoloridos. O procedimento ajuda a repor a queratina perdida pelo cabelo para fortalecer os fios e também promove a selagem da cutícula capilar, que foi aberta durante o processo de descoloração, para evitar que os cabelos fiquem porosos e quebradiços. Por ser um tratamento que mexe com a estrutura do fio, a cauterização deve ser feita somente no salão de beleza com a ajuda de um profissional.
Faça um detox de ferramentas de calor
Por ficar muito frágil e suscetível a quebras, os cabelos descoloridos devem ficar longe das ferramentas de calor por um tempo. A exposição dos fios sensibilizados ao calor excessivo pode causar danos à fibra capilar, além de deixar os cabelos ressecados, e acabar agravando a situação das madeixas. Por isso, é importante reduzir o uso de secador, chapinha e babyliss o máximo que puder e utilizar um protetor térmico sempre que for estilizar os cabelos com esses utensílios. "Todas as vezes que precisar secar o cabelo é importante nunca deixar de passar um protetor térmico e um óleo, como o Creme Universelle de Mythic Oil, que é muito hidratante", indicou o expert.
Encontre um salão de beleza perto de você para fazer um tratamento profundo com um expert!