Main content
A balayage nao e feita so de cabelos loiros e marrons, como tambem em ruivos e os com cores fantasia

O que é a balayage? Veja 26 fotos da técnica de mechas e saiba por que ela é tão pedida nos salões de beleza

17 ago 2021

A balayage - também conhecida como balaiagem - foi uma das primeiras técnicas de mechas a surgir no mercado da beleza. Muito famosa ao redor do mundo, a balayage garante um cabelo com uma iluminação natural e sofisticada. Mas apesar da técnica conquistar cada vez mais adeptas, ainda há algumas dúvidas na cabeça de mulheres que buscam iluminar os fios. Pensando nisso, selecionamos tudo que você precisa saber sobre a balayage e te mostrar o porquê de ser uma das técnicas mais pedidas nos salões de beleza!

Afinal, o que é a balayage?

Antes de mais nada, vamos a uma explicação que vai deixar as coisas bem mais simples: balayage é uma palavra francesa que significa, em tradução literal, "varrer" ou "pintar". Na balayage, o profissional cria as mechas no cabelo à mão livre com a ajuda de um pincel, o que garante um resultado personalizado e super natural. As mechas feitas da raiz às pontas são finas e mesclam-se à cor do cabelo. O resultado é um visual muito natural e sem marcações, como se você tivesse passado o verão todo na praia e o sol sob suas madeixas tivesse criado esse efeito.


Por que a técnica de mechas balayage é tão popular?

O motivo da balayage ser tão conhecida é justamente a naturalidade que garante ao visual. Além disso, apesar de já existir há alguns anos, a balayage está sempre sendo aperfeiçoada pelos coloristas, que conseguem criar verdadeiras obras de arte nos fios das suas clientes, sem que seja possível perceber as marcações.

Uma de suas reinvenções é a French Balayage, criada por experts de L'Oréal Professionnel, que se diferencia por seu acabamento luxuoso, brilho intenso e efeito dimensional. Outra característica marcante da balayage francesa é que ela pode entregar diferentes resultados: discreta, sofisticada ou intensa. "Criamos essas três opções para poder fazer o melhor cabelo para cada cliente. É muito importante entender que cada ser humano é único. Na discreta, geralmente é uma morena iluminada, alguém que nunca fez balayage e quer dar só um leve brilho. A sofisticada é aquela que já fez um pouco de balayage e quer sempre mais um pouco. Na ousada é para aquela que quer trazer a sua persona à tona, que veste um cabelão, que se produz e se joga", explica o hairstylist e embaixador L'Oréal Professionnel Fil Freitas.

A balayage pode ser feita combinando outras técnicas de mechas

Outra vantagem da balayage é que ela pode ser combinada com outras técnicas e feita em diferentes tonalidades. Além das linhas ultrafinas, o colorista pode fazer um mix de mechas e criar uma iluminação no contorno do rosto, a contouring ou mechas contour. Também é possível trazer um pouco mais de destaque às pontas do cabelo, o que faz referência ao famoso ombré hair.

A nuance escolhida também contribui para o resultado harmônico e natural da balayage. São diferentes possibilidades, desde uma tonalidade com um brilho natural, como o loiro dourado, até cores mais sutis, como o loiro bege. Mas não pense que a técnica funciona apenas para quem deseja ficar loira: ela pode ser realizada em todas as cores, até com coloração fantasia, como rosa e azul. A dica é levar em consideração a cor base do cabelo, seu tom de pele e o nível de iluminação desejado.

Leia também: Morena iluminada: qual cor usar para fazer luzes no cabelo castanho?

Como a técnica da balayage é feita no cabelo?

Para alcançar uma balayage impecável, a dica é procurar um profissional especializado, um colorista, que será capaz de entender o que funciona para o seu tom de pele e entregar um resultado personalizado. Diferentemente de outras técnicas de iluminação que são realizadas com papel alumínio ou touca de reflexo, a balayage permite que o profissional ilumine o cabelo à mão livre com a ajuda apenas do pincel. E para criar as mechas, o expert irá usar descolorantes e colorações, brincando com pontos de luz e sombra.

A balayage quebra ou resseca o cabelo?

Como a descoloração e a coloração são procedimentos químicos que danificam a fibra capilar, é muito importante tomar alguns cuidados antes e depois de fazer a balayage, para evitar a quebra dos fios e uma cor indesejada. Um dos responsáveis pela quebra e pelas manchas pós-coloração são os metais, como alumínio e cobre, que são geralmente absorvidos pela água e ficam acumulados no interior do cabelo. Por isso, antes de realizar a balayage, escolha um colorista que conheça a técnica de neutralização de metais. É importante que esse tratamento seja feito com produtos profissionais, como a linha Metal Detox de L'Oréal Professionnel. "Graças ao Metal Detox consego uma cor fidedigna ao que eu esperava, ao que eu acreditava. Com tanta tecnologia consegue ter bastante segurança para criar e fazer nossa arte", diz Fil Freitas.

Após a renovação do visual, é fundamental manter uma rotina de cuidados para assegurar a saúde dos fios. Para potencializar o resultado do detox de metais, a linha Metal Detox conta com dois produtos de manutenção em casa: um shampoo detox e uma máscara de tratamento. Esses produtos irão prevenir o acúmulo de novos metais, além de garantir a durabilidade da cor da balayage.

Encontre um salão de beleza para fazer balayage!

Matéria publicada em: 05/01/2017

Atualizada em: 17/08/2021

Orientation message
For the best experience, please turn your device