Main content
O cabelo marrom neutro mistura reflexos quentes e frios e combina com diferentes subtons de pele

Cabelo marrom: dicas para escolher entre tons quentes, frios e neutros

03 mar 2022

Você sabia que o cabelo marrom pode ter reflexos em tons quentes, frios ou neutros? Conhecer as diferenças entre eles é essencial para escolher a cor de cabelo castanho ideal para você na hora de transformar os fios. Os diferentes tons também provam que os cabelos castanhos são muito mais versáteis do que parecem e podem proporcionar uma variedade de looks, entre nuances clássicas e modernas.

Quer saber como escolher o tom de cabelo marrom ideal para você? Separamos algumas dicas que vão te ajudar nessa tarefa. Confira!

O cabelo marrom quente é ideal para pessoas com subtom de pele também quente

Se você tem um subtom de pele quente, o cabelo marrom quente é ideal para você. As nuances com tons quentes geralmente se caracterizam pelos reflexos dourados, alaranjados ou avermelhados. É o caso de nuances como o castanho e o marrom dourado, o castanho avermelhado e o castanho acobreado, que são cores de cabelos clássicas, intensas e bastante iluminadas. "As atrizes usam tons mais quentes porque elas vivem sob flashs de fotografias e os cabelos delas refletem brilho. Os tons quentes estão vindo cada vez mais fortes agora", comenta Gabriel Deodato, hairstylist e artista L'Oréal Professionnel.


Como saber se você tem a pele quente: geralmente, pessoas de pele quente têm as veias do pulso esverdeadas e, além disso, são pessoas que se sentem mais confortáveis com acessórios dourados, por exemplo. Porém, a melhor forma de ter certeza sobre o seu subtom de pele é consultar um especialista em visagismo.

Aposte no cabelo marrom frio se você tem a pele rosada e prefere nuances modernas

Tem a pele fria e rosada? Então o cabelo marrom frio é o mais indicado para você. As nuances frias têm como característica os reflexos azuis, acinzentados, roxos e esverdeados. Alguns exemplos de cabelo marrom frio são o castanho acinzentado, o cabelo castanho mocha, que tem reflexos vinho, e o marrom hygge, que também puxa para o cinza. Pouco tradicionais, essas nuances são bastante indicadas para quem quer sair do clássico e explorar novas possibilidades modernas e ousadas com o cabelo marrom.


Como saber se você tem a pele fria: peles frias e rosadas normalmente têm as veias do pulso azuladas. De forma geral, são pessoas que harmonizam melhor com acessórios prateados. Vale consultar o seu cabeleireiro especializado em visagismo para fazer o teste e encontrar o tom de marrom frio ideal para você.

Leia também: 18 ideias de cabelo acinzentado para apostar em tons frios e mudar o visual

O cabelo marrom neutro une reflexos quentes e frios e valoriza diferentes subtons de pele

O cabelo marrom neutro surge da união equilibrada de reflexos quentes e frios. Por não pender nem para um lado, nem para o outro, nuances com essa característica são bastante versáteis e valorizam diferentes subtons de pele, mas complementam perfeitamente as peles neutras. O cabelo castanho escuro e o castanho médio são os principais exemplos de nuances neutras e são boas apostas para quem quer apostar em um visual mais natural.

Como saber se você tem a pele neutra: de forma geral, nas peles neutras as veias do pulso misturam tons azulados e esverdeados quando vistas sob a luz. Pessoas com o subtom de pele neutra também têm facilidade em usar tanto acessórios dourados quanto prateados.

Como cuidar do cabelo marrom: dicas para prevenir o desbotamento da cor em casa

Seja quente, frio ou neutro, o cabelo marrom precisa de proteção de cor no dia a dia para evitar o desbotamento. Por isso, a nossa dica é que você aposte em uma linha específica para cabelos coloridos como Vitamino Color, que foi desenvolvida com o antioxidante Resveratrol, que blinda os fios da ação dos radicais livres e da oxidação causada pelo sol e a poluição. "Um antioxidante poderoso como o Resveratrol, que tem na Vitamino Color, serve para todos os tipos de coloração. Temos aumento da durabilidade da cor, proteção do brilho do cabelo e nutrição", comenta Cesar Augusto, hairstylist e embaixador de L'Oréal Professionnel.

A rotina completa com shampoo, condicionador, máscara e leave-in é essencial para fazer a manutenção da cor em todas as etapas do tratamento. De acordo com o seu tipo de cabelo e a frequência de lavagens, a máscara pode ser usada de uma a duas vezes por semana. "A cada três lavagens, é interessante usar máscara na quarta lavagem, ao invés do condicionador", recomenda Cesar. Consulte o seu cabeleireiro para saber qual a frequência ideal de uso dos produtos e monte o seu cronograma capilar para o cabelo marrom.

Mude o visual em um salão de beleza perto de você!

Orientation message
For the best experience, please turn your device