
Rafael Bertolucci

É um dos profissionais referência em loiros e mechas no país e em desenvolver técnicas de corte e cor.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Fazer luzes no cabelo é uma ótima maneira de mudar o visual dos fios para uma estação diferente ou para marcar uma nova fase na vida. No entanto, nem sempre o resultado fica exatamente como cada pessoa imaginou. Fazer mechas em um salão de beleza de confiança e mostrar fotos do look que deseja adotar são práticas que ajudam a garantir mais qualidade no procedimento, mas mesmo assim é possível que não fique do jeito que você imaginou. O que fazer nesses casos? Reunimos algumas dicas de expert para evitar o problema e para lidar com a situação caso aconteça com você. Confira nossas sugestões!
Veja também: 50 fotos de cabelos com luzes que vão te inspirar a mudar de visual!
1) Se o cabelo com luzes foi uma mudança muito radical
Fazer luzes no cabelo é uma boa opção para quem quer mudar de visual sem radicalizar porque permite que você ilumine gradualmente os fios. "Para quem tem medo, minha dica é começar devagar, clareando as pontas, os contornos, para ir se acostumando", conta o hairstylist Rafael Bertolucci, embaixador L'Oréal Professionnel. No entanto, às vezes há alguma falha de comunicação entre a cliente e o cabeleireiro e as mechas loiras acabam ficando muito fortes. Com o passar do tempo, é possível que você se acostume com os cabelos mais claros, mas se não estiver satisfeita com o resultado, o melhor a fazer é conversar com o cabeleireiro. Se tentar corrigir a cor em casa, você pode acabar manchando os fios. É melhor explicar para o profissional como você gostaria que ficasse para que ele escureça algumas mechas de acordo com a sua vontade para garantir um acabamento mais discreto e natural.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
2) O contraste do cabelo com luzes ficou muito forte
Um detalhe que que muitas mulheres não levam em consideração na hora de fazer mechas loiras mas que pode transformar completamente o resultado é o contraste entre os tons das luzes e da base natural dos fios. Muitas vezes, as pessoas optam por cores que rompem a harmonia do visual, como no caso dos cabelos pretos com mechas platinadas, que ficam com um contraste muito marcado. O segredo para não se arrepender depois é trabalhar com tonalidades que combinem entre si e não sejam tão distantes.
"Temos que acompanhar a intensidade e a tonalidade das cores de acordo com o nosso contraste pessoal" conta a consultora de estilo Priscila Citera, do Rio de Janeiro. "Quem tem cabelo preto, por exemplo, não costuma combinar com uma mecha muito clara - areia, creme, platinado - porque vai ficar muito contrastante. Tem que fazer uma mecha castanho claro, mel, acobreado, caramelo, canela para baixar um pouco. Para quem tem baixo contraste, é a mesma coisa, tem que fazer as mechas de acordo com a tonalidade", explicou a expert.
Para evitar essa insatisfação, o ideal é mostrar para o cabeleireiro algumas fotos do que você deseja. Assim, ele vai saber o quanto dele clarear os fios para chegar naquele efeito. Se o erro já tiver sido cometido, você pedir para ele tonalizar em uma cor mais fechada para suavizar a aparência das mechas e devolver um pouco do equilíbrio ao visual.
3) A cor escolhida para fazer luzes no cabelo não combinou
Um erro comum é escolher uma cor de mechas que não combina com o tom de pele. Independente do estilo de luzes que você queira adotar - pontos de luz discretos, cabelo com efeito "queimado pelo sol", pontas mais claras -, há sempre uma nuance que é perfeita para combinar com as suas madeixas e seu visual como um todo que é definida de acordo com a temperatura. "O cabelo é uma moldura do rosto, então interfere muito na coloração da pele. Entender sua coloração pessoal facilita muito para deixar o look mais harmônico", conta Priscila. De uma forma geral, as peles podem variar entre quentes - que bronzeiam com mais facilidade -, frias - que ficam mais avermelhadas no sol - e neutras, que são um meio termo. Se estiver na dúvida, um profissional visagista pode te ajudar a ter certeza de qual é o seu caso.
A ideia principal é que deve haver harmonia entre a pele e os cabelos para as luzes ficarem naturais. "É interessante procurar algo mais compatível com a pele; não a mesma cor, mas trabalhar sempre com temperaturas semelhantes", afirma Rafael. "Quem tem pele rosada, por exemplo, é bom fugir de tons muito dourados, e se a pele for fria, também fugir de tons muito quentes", explica. Para não ter erro, o ideal é você sempre trabalhar com a cartela de cores das suas madeixas naturais. "Quem tem a pele quente pode fazer mecha mais puxada para o dourado, o acobreado, o caramelo, o loiro mel, ou até tons como laranja, ruivo acobreado e chocolate", explica Priscila. "Já a pele fria fica melhor com o loiro de tom médio, preto, loiro acinzentado ou platinado, castanho claro, borgonha e vinho", explica a expert. Levando esse sistema em consideração na hora de fazer as mechas, com certeza você vai ficar mais satisfeita com o resultado.
4) O cabelo ficou muito ressecado após a descoloração das mechas
Como é preciso descolorir os fios para criar as mechas, é normal que eles fiquem um pouco mais secos após o procedimento porque a mistura descolorante sensibiliza um pouco a fibra para retirar seus pigmentos. No entanto, esse quadro pode ser reparado com uma rotina de tratamentos que reponha os nutrientes, os lipídios e as proteínas que foram perdidas, recuperando, assim, o brilho e a maciez das madeixas. "Eu indico trabalhar com a linha Mythic Oil, de L'Oréal Professionnel, sempre tratando o cabelo com o shampoo e a máscara, assim a fórmula vai devolver a taxa hidrolipídica do cabelo e ele não vai perder umidade, nutrição, hidratação com o processo", explica Bertolucci, "Também é importante evitar ao máximo o uso de calor no cabelo, como prancha, babyliss, secador", afirma o expert. Assim, com o tempo, seus fios vão conquistar novamente uma aparência sedosa e saudável da raiz às pontas.
Publicado por: Barbara Gonçalves, Sexta-feira 29 de março de 2019 - 15h25
Mais Mechas

Morena iluminada com raiz esfumada: 10 fotos da coloração que cria luzes no cabelo com efeito natural

Mechas loiras: 3 formas modernas de iluminar os cabelos

Morena iluminada: 6 motivos para adotar a coloração mesmo com idas mais espaçadas ao salão
Últimas matérias

Shampoo para cabelos grisalhos: 4 coisas que você precisa saber antes de escolher o seu

3 cortes para escolher enquanto espera o cabelo crescer

Cabelo cacheado masculino: 3 ideias atuais de cortes + dicas para cachear os fios

Corte chanel em cabelo claro: 15 fotos do visual em loiros e castanhos + dicas para estilizar os fios

Projeto rapunzel: saiba como montar um cronograma capilar para fazer o cabelo crescer

Tons de ruivo: 5 nuances que são tendência para o outono e inverno 2021