
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Se você quer deixar o cabelo crescer, é normal ter receio de cortar as pontas para não perder os centímetros que já conquistou. No entanto, as pontas são a parte mais antiga das madeixas, então elas costumam acumular muitos danos e ficar ralas, afinadas e enfraquecidas com o passar do tempo. É por isso que os cabeleireiros costumam indicar o corte para recuperar força da fibra e estimular o crescimento saudável. Se você não quer aparar o comprimento, a boa notícia é que existem soluções alternativas. Seguindo truques simples e mudando alguns hábitos na sua rotina, você recupera a saúde capilar da raiz às pontas sem precisar enfrentar a tesoura. Quer saber como? Confira nossas dicas!
Leia também: 4 cortes para cabelo longo que prometem fazer sucesso em 2020
1) Para fazer o cabelo crescer sem cortar, aposte na tecnologia de preenchimento de pontas
A melhor forma de fazer o cabelo crescer com saúde sem precisar cortar é usar produtos fortalecedores e preenchedores no dia a dia. Como a quebra é um dos fatores que dificultam o crescimento, é importante tornar a fibra mais resistente da raiz às pontas e preencher a estrutura nas áreas mais fragilizadas para conquistar fios cada vez mais longos. "Muitas vezes a cliente diz que o cabelo não está crescendo mas a raiz cresce, o fio é que vai afinando, pulverizando e quebrando, então não muda de comprimento", explica a hairstylist Brunna Fabrício . Por isso, quem quer preservar o comprimento deve apostar em linhas ricas em aminoácidos e tecnologia de preenchimento de pontas. Esse tipo de produto repara os danos das extremidades para aumentar a retenção de nutrientes e deixá-las mais espessas, densas e fortes. A fórmula também pode reduzir a formação de pontas duplas e combater o afinamento capilar, revitalizando a saúde da fibra de dentro para fora e diminuindo a necessidade de cortar com tanta frequência.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
2) Conquiste cabelos longos e sadios através da alimentação saudável
Quando o assunto é fazer o cabelo crescer com saúde e força, a alimentação é um dos aspectos que devem ser levados em consideração. Os nutrientes que ingerimos através da comida tem um papel fundamental na formação da estrutura capilar. É por isso que em muitos casos de deficiência nutricional os cabelos ficam enfraquecidos, frágeis e propensos a quebra, já que o corpo entende que precisa direcionar essas substâncias à outras funções vitais do organismo. Para impedir que isso aconteça, monte um cardápio balanceado com o auxílio de um nutricionista para garantir a ingestão de ferro, zinco e vitaminas do complexo B, além de tomar pelo menos 2L de água todos os dias. Esses hábitos vão manter a fibra hidratada e saudável, criando um ambiente favorável ao crescimento capilar e te ajudando a atingir o comprimento dos sonhos em menos tempo.
3) Reduzir o uso de secador, babyliss e chapinha te ajuda a manter o cabelo comprido
Um cuidado que você deve incluir na sua rotina para fazer o cabelo crescer mais rápido é reduzir o uso de ferramentas de calor. Por mais que sejam ótimas pedidas para renovar o visual de vez em quando, chapinha, babyliss e secador também podem danificar a fibra se forem usados com muita frequência - os efeitos mais comuns são o ressecamento e as pontas duplas, que acabam te obrigando a cortar com mais frequência e podem até provocar quebra. Sendo assim, reserve o uso desses acessórios para ocasiões especiais e sempre aplique um bom protetor térmico para evitar que as altas temperaturas enfraqueçam os fios. Você também pode investir em uma fórmula que combata as pontas afinadas para criar volume e deixar o cabelo comprido ainda mais bonito, tratando e protegendo as madeixas ao mesmo tempo.
4) Lavar o cabelo com água fria ou morna evita o aspecto de pontas secas no cabelo
A temperatura da água durante as lavagens é um detalhe que faz toda diferença para conquistar o cabelo longo e manter a integridade do fio. Lavar a cabeça com o chuveiro muito quente pode causar ressecamento e impedir que as madeixas retenham a hidratação necessária para estimular os folículos capilares e fazer o cabelo crescer. Além disso, esse hábito também pode deixar as pontas secas, com aspecto áspero e sem vida, o que gera a necessidade de cortar com mais frequência. Para evitar esse quadro, tente sempre ajustar o jato para temperaturas mais amenas - mornas ou frias - já que isso vai manter a fibra saudável e protegida, te ajudando a preservar o comprimento que você já conquistou com brilho e maciez.
5) Para fazer o cabelo crescer e reduzir a quebra, penteie do jeito certo
Para evitar que a quebra atrapalhe sua missão de deixar o cabelo comprido, também é muito importante ter uma atenção especial ao manuseio dos fios durante a escovação. Essa é uma etapa da rotina em que os fios estão mais propensos a se partir, principalmente se você não estiver desembaraçando da maneira correta, o que deixa as pontas com aspecto arrebentado e desigual e aumenta a necessidade de um corte. Em geral, é possível reduzir consideravelmente a quebra com alguns cuidados simples. Comece aplicando um leave-in fortalecedor para fazer com que o pente deslize pelas mechas com mais facilidade. Em seguida, você deve primeiro desatar os nós das pontas para só então subir pelo comprimento e finalizar passando o pente pelo cabelo todo desde a raiz. Também evite escovar o cabelo quando ele ainda estiver molhado e faça movimentos suaves para não agredir a fibra. Depois de aplicar todos esses truques na sua rotina, você com certeza vai preservar o comprimento com muito mais saúde.
Publicado por: Maria Antonia Rocha, Segunda-feira 10 de agosto de 2020 - 09h00
Mais Cabelo longo

Do mullet à franja cortina: 3 cortes de cabelo femininos que estão em alta nas redes sociais

Para fazer o cabelo crescer mais rápido, fique atenta a esses 3 obstáculos

Corte de cabelo longo com franja: 15 ideias para quem quer adotar um novo visual
Últimas matérias

5 dúvidas sobre hidratação capilar: aprenda a cuidar do cabelo ressecado em casa

Long bob em 2021: como adotar o corte de cabelo médio mais famoso do mundo esse ano

Cabelo queimado de sol com luzes: como adotar as mechas loiras com aspecto natural

Cabelo danificado e com quebra: como cuidar dos fios enfraquecidos em casa

Rabo de cavalo estiloso: 3 penteados fáceis de fazer que estão em alta em 2021

Cabelo platinado com luzes: as mechas loiras descoloridas vão te conquistar nessa temporada