
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Como fazer o cabelo crescer mais rápido é um dos segredos que muitas pessoas que sonham em ter cabelos longos querem descobrir. A verdade é que os fios crescem de 1 a 1,5cm por mês, mas com alguns cuidados, tratamentos e até mudanças na dieta é possível deixar o ambiente mais propício para que os fios cresçam saudáveis e fortes.
"A escolha de produtos de forma correta, estimular o couro cabeludo durante a aplicação do shampoo e sempre utilizar leave-in para tratar e proteger diminui quebras e pontas duplas", comenta a hairstylist e artista Redken Monique Adriane. A seguir, listamos 10 dicas de cabeleireiros para estimular o crescimento capilar. Confira!
1. Evite ficar mais do que três dias sem lavar os cabelos
A higiene do couro cabeludo é essencial para fazer o cabelo crescer. Afinal, os fios crescem da raiz. Quando há acúmulo de impurezas, suor e oleosidade no couro cabeludo, os folículos capilares podem entupir, o que pode levar ao enfraquecimento e queda dos fios, atrapalhando o ritmo de crescimento. Por isso, se você quer ter cabelos longos e saudáveis, é essencial manter uma boa higiene do couro cabeludo, lavando a cabeça a cada 2 ou 3 dias.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
2. Use um shampoo que estimule o fortalecimento do cabelo
A escolha do shampoo também tem papel importante no crescimento capilar, já que é o único produto da rotina de tratamento aplicado no couro cabeludo. Para quem quer fazer o cabelo crescer mais rápido, é indicado apostar em um shampoo fortalecedor para estimular o crescimento saudável desde a raiz.
Vale apostar em shampoos de linhas para crescimento de cabelo e/ou que contenham ativos como a biotina e o óleo de rícino, por exemplo. A biotina é uma vitamina do complexo B conhecida pelas suas propriedades fortalecedoras, enquanto o óleo de rícino é rico em antioxidantes e estimula a circulação sanguínea, o que favorece o crescimento capilar.
Leia também: 6 produtos que você precisa ter em casa para fazer o cabelo crescer
3. Evite usar água quente e ferramentas de calor nos fios
A temperatura da água usada para lavar o cabelo também faz toda a diferença na saúde dos fios. O uso de água quente deve ser evitado porque estimula a oleosidade do couro cabeludo, o que pode entupir os folículos capilares, além de causar o ressecamento do comprimento e pontas, podendo resultar em fios ásperos, opacos e quebradiços. Por isso, ouça seu cabeleireiro quando ele disser para usar apenas água fria ou morna.
O mesmo vale para ferramentas de calor como secador, chapinha e babyliss. Seu uso em excesso pode danificar o comprimento do cabelo, causando a perda de comprimento provocada pela quebra e pontas duplas. O ideal é usar esses aparelhos moderadamente e sempre aplicar um leave-in com proteção térmica antes.
4. Faça massagens no couro cabeludo regularmente
Se você chegou até aqui, já deve ter entendido a importância do couro cabeludo para o crescimento do cabelo. Uma dica de cabeleireiro para o cabelo crescer rápido é massagear a região regularmente para estimular a circulação sanguínea que vai fazer com que o organismo leve mais nutrientes para os fios. Você pode fazer a massagem com as pontas dos dedos ao lavar o cabelo ou uma vez ao dia com uma escova ou outro acessório específico para isso.
5. A hidratação é fundamental para fazer o cabelo crescer
A hidratação é um tratamento fundamental para o crescimento do cabelo porque previne danos que podem prejudicar o desenvolvimento dos fios, como o ressecamento e a quebra. A maioria dos experts indicam hidratar o cabelo pelo menos uma vez por semana com uma máscara específica para o seu tipo de cabelo.
Lembre-se que produtos de tratamento como a máscara e o condicionador não devem ser aplicados na raiz do cabelo, justamente para não provocar oleosidade e queda. Sendo assim, concentre sempre a aplicação do produto no comprimento e pontas.
6. Fortalecer os fios ajuda a estimular o crescimento capilar
Além de hidratar, você pode e deve investir em tratamentos fortalecedores para o cabelo. Eles são essenciais para garantir o crescimento contínuo dos fios por evitar a quebra e a formação de pontas duplas - dois fatores que são os principais responsáveis pela sensação de que os fios estão sempre do mesmo comprimento.
Para essa etapa da rotina de cuidados capilares, vale apostar em uma máscara de tratamento com os mesmo ativos citados no shampoo da dica número 2: a biotina e o óleo de rícino. Juntos, esses ingredientes fortalecem cabelos fragilizados, reduzindo a quebra e as pontas duplas. Além disso, nutrem e conferem maciez e brilho aos fios.
7. Reduza o uso de químicas que danificam o cabelo
Muitas pessoas gostam de mudar a cor do cabelo. Algumas também recorrem a relaxamentos e escovas progressivas para alisar os fios. Embora não haja nenhum problema nisso, é preciso ter cautela se você quer fazer o cabelo crescer mais rápido. Isso porque as químicas de transformação podem causar danos profundos e permanentes à fibra capilar, podendo causar a quebra, queda provocada por corte químico e enfraquecimento dos fios. Por isso, procure sempre um profissional e tente prolongar os períodos entre as transformações.
8. Tenha uma boa alimentação e beba bastante água
Impossível falar de crescimento capilar sem falar de alimentação e consumo de água, certo? Cuidar dos fios de dentro para fora é tão importante quanto investir em bons tratamentos, pois a saúde do corpo influencia na aparência e no desenvolvimento dos fios.
De forma geral, uma alimentação rica em proteínas e vegetais não só favorece o crescimento do cabelo como também é essencial para fios mais fortes. Já o consumo correto de água ajuda a manter os fios hidratados. Na dúvida sobre o que inserir na sua alimentação, vale consultar um nutricionista.
9. Não faça penteados muito apertados
Você sabia que penteados como coques, tranças e penteados muito apertados podem enfraquecer e causar queda de cabelo? Em alguns casos, a cabeça pode ficar com "falhas" permanente, uma patologia que é chamada de alopecia de tração.
Isso acontece porque a tensão contínua no couro cabeludo atrapalha a circulação sanguínea na região, interrompendo o fluxo de nutrientes para os fios. Por isso, evite fazer penteados muito apertados e/ou deixar os cabelos presos por períodos prolongados.
10. Evite receitas caseiras para crescimento capilar
A internet é cheia de receitas caseiras que prometem fazer o cabelo crescer mais rápido, desde misturinhas com produtos de cozinha até o famoso shampoo bomba. Porém, muitos desses experimentos não têm comprovação científica e, a médio e longo prazo, podem ser prejudiciais para a saúde do cabelo e causar o efeito contrário do desejado. O ideal é investir em produtos cosméticos e de qualidade profissional para não correr o risco de alergias e nem colocar em risco a saúde do seu cabelo.
Dicas de produtos para fazer o cabelo crescer mais rápido
Já que as receitas caseiras estão longe de ser o segredo para fazer o cabelo crescer, a hairstylist Monique Adriane indica máscara da linha Extreme Length, de Redken, cuja fórmula conta com vários ativos que fortalecem os fios e estimulam o crescimento saudável, como a biotina e o óleo de rícino.
O ritual de tratamento com Extreme Length começa pelo shampoo que remove impurezas sem ressecar e fortalece o cabelo. O segundo passo é o condicionador para conferir hidratação, maciez e reparação aos fios. Uma vez por semana, aplique a máscara Extreme Length, um tratamento tripla ação que, além da biotina e do óleo de rícino, é enriquecido com a niacinamida, outra vitamina do complexo B com propriedades hidratantes e antioxidantes.
"Os ativos da linha promovem a nutrição e a proteção do couro cabeludo. A niacinamida é um ativo multifuncional, uma queridinha do momento", comenta Monique. O último passo é o leave-in selador de pontas que é enriquecido com proteína de soja para auxiliar no controle da quebra e reduzir as pontas duplas.
Publicado por: Amanda Cardoso, Sexta-feira 20 de maio de 2022 - 19h31
Mais Dicas de experts

Aprenda 5 dicas para tirar o frizz do cabelo loiro

Metais podem deixar o cabelo quebrado e com coloração indesejada. Saiba evitar esses danos

6 melhores máscaras de nutrição para revitalizar cabelos ressecados
Últimas matérias

9 penteados para cabelos cacheados ideais para o trabalho

Cabelo acaju: púrpura, acobreado, dourado e mais nuances para inspirar

Aprenda 5 dicas para tirar o frizz do cabelo loiro

Balayage no cabelo preto: dicas de nuances, técnicas e como evitar reflexos avermelhados

Corte de cabelo no ombro: reto ou repicado? Saiba escolher o perfeito para você

Loiro dourado: 45 fotos da cor de cabelo mais pedida dos salões