
Ana Carolina Yamada

Hairstylist, visagista e ID Artist L'Oréal Professionnel
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Por mais que se mantenha uma rotina capilar saudável, alguns hábitos nos cuidados com os cabelos podem ser feitos de modo tão automático, que não pensamos no modo com estão sendo executados. Atos corriqueiros como pentear os cabelos da forma errada e até a temperatura com a qual você lava os cabelos podem estar, na verdade, prejudicando a saúde da fibra capilar - o que, a médio prazo, também provoca danos em sua aparência. Assim, o cabelo pode acabar ressecado e enfraquecido sem você saber o porquê. Reunimos os 10 maus hábitos mais comuns no quesito cabelos para te ajudar a repensar sua rotina e conquistar as madeixas fortes e radiantes dos seus sonhos. Confira!
Saiba mais: 5 possíveis causas e 5 soluções para o cabelo danificado!
1) Desembaraçar o cabelo de cima para baixo
Muitas pessoas costumam pentear o cabelo posicionando a escova no alto da cabeça e escorregá-la para baixo, tentando desembaraçar todos os nós de uma vez. No entanto, quando a escova fica presa nos fios embolados, ela pode acabar partindo o cabelo, provocando a quebra e a sensibilização da fibra. O correto é desembaraçar primeiro as pontas, depois o meio, depois o topo. Assim, você evita que os nós se acumulem ao longo do comprimento e torna a escovação muito mais fácil.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
2) Lavar a cabeça todo dia sem necessidade
O hábito de lavar a cabeça todos os dias geralmente é adotado por quem tem cabelo oleoso. No entanto, a não ser que seu cabeleireiro te oriente dessa forma, o ideal é dar um intervalo de pelo menos um dia entre as higienizações, optando por dias alternados. O cabelo tem uma oleosidade natural que é importante para que as madeixas não fiquem ressecadas, especialmente nas pontas. Para manter o cabelo oleoso sob controle e diminuir a frequência de lavagens, use um shampoo específico para proporcionar esse equilíbrio, como o Pure Resource, de L'Oréal Professionnel, que purifica o couro cabeludo e proporciona sensação de frescor e limpeza por muito mais tempo.
3) Esperar muito tempo para cortar o cabelo
Mesmo quem está deixando o cabelo crescer precisa aparar as pontas pelo menos 3 vezes por ano. Quando fica muito tempo sem corte, o cabelo começa a formar pontas duplas, que se agravam com o passar das semanas e podem deixar os fios quebradiços. A longo prazo, a tendência é que a ramificação das pontas danificadas se estenda pelo comprimento, afetando cada vez uma porção maior dos fios. Nesses casos, esperar demais para ir ao salão de beleza, pode significar ter que cortar mais centímetros do que gostaria para recuperar a saúde dos fios. Evite esse quadro aparando as madeixas a cada 4 meses.
4) Usar secador, chapinha ou babyliss todos os dias
As ferramentas de styling como o secador, a chapinha e o babyliss contam com a ação do calor para modelar e texturizar os fios. Por isso, podem deixar o cabelo ressecado se forem usadas com muita frequência. Para preservar a saúde da fibra capilar, a recomendação dos experts é diminuir o uso desses aparelhos o máximo possível. Quando for utilizá-los, é fundamental aplicar um protetor térmico como PLI, de L'Oréal Professionnel, que além da proteção ainda oferece fixação para a textura. "Ele cria memória capilar e estende a durabilidade do movimento realizado" explica a hairstylist e ID Artist Ana Carolina Yamada. Por isso, ele faz com que você não precise remodelar várias vezes a mesma mecha.
5) Pentear e secar o cabelo encharcado
Quando o cabelo está molhado, ele fica mais elástico e sensível à quebra. É importante ter muito cuidado ao manuseá-lo nesse momento para não formar nós e acabar arrebentando os fios. O ideal é esperar o cabelo secar completamente antes de pentear, desembaraçar ou secar as madeixas, especialmente com o secador. Para retirar o excesso de água dos fios, use uma toalha de microfibra ou uma camisa de algodão, que fazem menos atrito e são mais delicadas no contato com a fibra capilar.
6) Não fazer hidratação em casa
Ir ao salão de beleza regularmente faz toda a diferença na saúde e na aparência do cabelo, mas o cuidado com os fios em casa também é fundamental. Usando uma boa máscara de hidratação, você mantém as madeixas nutridas, macias e brilhosas com pouquíssimo esforço. Opte por um produto com intensa ação nutritiva, como a máscara Mythic Oil de L'Oréal Professionnel, que combina óleo de argan e extrato de mirra na composição para oferecer um tratamento profundo e diferenciado para os fios. A frequência indicada para a aplicação pode variar dependendo do seu tipo de cabelo, então converse com um hairstylist para programar sua rotina.
7) Pentear o cabelo com muita frequência
Por muitos anos acreditava-se que pentear o cabelo 100 vezes por dia ajudava a mantê-lo brilhoso e macio. Essa ideia ficou no passado e hoje em dia já sabemos que a escovação em excesso pode na verdade ser prejudicial para os fios. O atrito entre a escova ou o pente e os cabelos pode fazer com que eles quebrem ou sejam arrancados direto pela raiz, o que sensibiliza tanto a fibra quando o couro cabeludo. Desembaraçar as mechas uma vez por dia é suficiente na maior parte dos casos.
8) Usar o mesmo penteado todos os dias
O hábito de usar o mesmo penteado todos os dias facilita a rotina, mas pode prejudicar seriamente a saúde do cabelo. Estilos apertados como o coque a o rabo de cavalo provocam tração no couro cabeludo e, a longo prazo, podem provocar perda de cabelo. O uso de elásticos muito fortes ainda pode piorar esse quadro. Por isso, nossa dica é tentar variar o máximo possível para dar um descanso à raiz dos seus fios. Quando for prendê-los, prefira elásticos forrados de tecido e não puxe demais as madeixas para montar o penteado.
9) Lavar os cabelos com água quente
A água quente pode ser muito relaxante para o corpo, mas não faz bem para a pele nem para o cabelo. A alta temperatura dilata a cutícula dos fios e provoca ressecamento na fibra capilar, o que gera enfraquecimento e visual opaco. Não é preciso usar água super gelada para evitar esse efeito, ainda que ela ajude a realçar o brilho. Basta optar por uma temperatura morna, intermediária, para umedecer e enxaguar o cabelo no banho. Isso já é suficiente para evitar a sensibilização das madeixas.
10) Não cuidar do couro cabeludo
O comprimento do cabelo é o que fica visível para o mundo, então é a parte que costuma receber mais atenção no cotidiano. No entanto, o couro cabeludo também precisa de alguns cuidados e merece um espaço na sua rotina de beleza. Quem tem alguma condição especial, como cabelo oleoso, descamação, queda de cabelo ou sensibilidade no couro cabeludo precisa ter mais dedicação ainda com a pele da área, utilizando produtos específicos para essa função. Visite um cabeleireiro e um dermatologista ou tricologista para avaliar a saúde da região e aprender a suprir suas necessidades.
Encontre um salão de beleza perto do você com o nosso Salon Locator!
Publicado por: Barbara Gonçalves, Segunda-feira 10 de setembro de 2018 - 14h38
Mais Tratamento de cabelo

5 dúvidas mais comuns sobre como usar óleo no cabelo

6 fatos e mitos sobre cabelos masculinos

10 mandamentos para um cabelo com mais brilho
Últimas matérias

Cabelo platinado masculino: 3 dicas para adotar e cuidar dos fios super claros

5 dúvidas mais comuns sobre como usar óleo no cabelo

5 penteados para bailes de Carnaval para dar mais estilo ao look

Cabelo roxo: o lilás é uma das cores fantasia mais desejadas da temporada

6 fatos e mitos sobre cabelos masculinos

O melhor da NYFW: penteados e truques de styling da semana de moda Outono 2019