
Degradée Shopping Tijuca

(21) 2567-6767

Av. Maracanã, 987 | Tijuca | Rio de Janeiro | RJ

https://www.instagram.com/regisvanccini/
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
O cabelo com frizz precisa de uma rotina de completa de cuidados, desde a hora de lavar a cabeça até o momento de dormir. Muitas pessoas acreditam que só um leave-in antiumidade já vai melhorar o quadro, mas para reduzir de verdade os fio arrepiados é preciso tratar a saúde da fibra, já que o quadro geralmente indica que ela está ressecada e/ou danificada. "O frizz está muito ligado à questão da umidade. O cabelo é feito de camadas sobrepostas, de células laminárias, e quando absorve umidade as cutículas ficam arrepiadas", explica Regis Vanccini, hairstylist e Artista Redken. Para te ajudar a lidar com o quadro, reunimos os 10 mandamentos para quem tem frizz no cabelo e quer conquistar madeixas mais alinhadas, sedosas, saudáveis e brilhosas. Confira!
Veja também: 7 hábitos que podem estar piorando o frizz do cabelo!
1) Lavar a cabeça com menos frequência
Muitas pessoas não sabem, mas lavar a cabeça diariamente ou com mais frequência do que o necessário é um hábito que deixa os fios cada vez mais secos. O shampoo retira a oleosidade natural que encobre os fios, então acaba prejudicando a hidratação e aumentando o frizz. A não ser que seu cabelo seja oleoso e realmente precise de limpezas diárias, o ideal tentar intercalar os dias e reduzir essa frequência para permitir que a camada hidro lipídica que encobre os fios possa mantê-los protegidos e saudáveis.
2) Usar o shampoo certo para diminuir o frizz do cabelo
Quando chegar o dia de lavar a cabeça, o shampoo usado deve ser voltado especificamente para nutrição capilar e controle de frizz. Geralmente essas fórmulas são mais cremosas e densas para combinar o poder de limpeza com a ação nutritiva de que os fios precisam. Já fórmulas mais abrasivas e adstringentes podem acabar sendo intensas demais para o cabelo com frizz, então conte com a ajuda do seu cabeleireiro para encontrar a melhor opção. Regis indica o shampoo da linha Frizz Dismiss, de Redken, que é sem sulfato e consegue limpar sem ressecar, preparando a fibra para receber novos ativos e nutrientes. Ele pode ser aplicado em todo o comprimento, massageado e enxaguado em seguida.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
3) Evitar água quente ao lavar a cabeça
Quem tem o hábito de lavar a cabeça com água quente pode estar piorando o estado do cabelo com frizz sem saber. A alta temperatura sensibiliza as cutículas do fio, reduzindo sua proteção e aumentando as chances de ser afetado pela umidade. Com o tempo, isso deixa o cabelo arrepiado e ressecado. "Usar a água em temperatura natural sempre é muito importante", afirma Regis. A água quente também pode ressecar a pele do corpo e do couro cabeludo, estimulando a formação de caspa, então deve ser evitada sempre que possível, pelo menos na hora de lavar os fios.
4) Sempre aplicar condicionador depois do banho
O hábito de usar condicionador toda vez depois do enxágue do shampoo já é automático para a maior parte as pessoas, e há um motivo. Após a limpeza realizada pelo shampoo, é ele que repõe os nutrientes perdidos para dar mais maciez, brilho e maleabilidade aos fios, além de facilitar o desembaraço e ajudar na selagem das cutículas. Para quem tem cabelo com frizz, o condicionador é ainda mais importante, já que ajuda a manter a fibra nutrida e reduz sua sensibilidade à umidade. Após o uso do shampoo Frizz Dismiss, prossiga com o condicionador da mesma linha para dar continuidade ao tratamento e obter resultados mais duradouros.
5) Usar uma máscara de nutrição ajuda a diminuir o frizz
O condicionador é ideal para manter o cabelo macio e saudável no dia a dia, mas para combater o frizz é importante usar uma máscara de nutrição periodicamente. Esse tipo de fórmula tem ativos mais concentrados então consegue oferecer um tratamento mais intensivo aos fios. O importante é lembrar que não adianta usar a máscara uma única vez; é a reparação contínua que vai proporcionar e preservar os resultados desejados. A frequência varia de acordo com a necessidade de cada pessoa, então conte com a orientação do seu cabeleireiro. Para cabelos com frizz, a dica é a máscara Frizz Dismiss, feita com óleo de Pracaxi e Aquatoril, que impede que a umidade entre no cabelo para mantê-lo protegido.
6) É fundamental enxaguar todos os resíduos
O acúmulo de resíduos nos fios é um problema mais comum do que muitas pessoas imaginam. Quando os produtos não são propriamente enxaguados no banho, eles pesam nos fios e podem deixá-los oleosos, além de obstruírem a absorção de nutrientes pela cutícula capilar. Com isso, os produtos param de fazer o efeito esperado. Se você tem observado seus cabelos mais oleosos porém ainda com bastante frizz, experimente passar alguns segundos a mais massageando os fios debaixo da água do chuveiro para remover completamente o shampoo, o condicionador e a máscara; esse detalhe simples pode ser o que falta para te proporcionar as madeixas sedosas que você deseja.
7) Finalizar com leave-in protetor evita que os fios fiquem arrepiados
Mesmo usando produtos voltados para a proteção antifrizz durante o banho, vale a pena finalizar com um leave-in para adicionar uma camada de proteção antiumidade, alinhar possíveis fios arrepiados e garantir mais brilho às madeixas. "A linha Frizz Dismiss oferece 3 opções de leave-in com fator de proteção para frizz (FPF) 20, 30 e 40, cada um específico para uma necessidade", explica Regis. Smooth Force FPF 20 é um spray leve para nutrir e controlar o frizz dos cabelos finos; Instant Deflate FPF 30 tem uma consistência mais oleosa e é ideal para cabelos médios; e Rebel Tame FPF 40 é um creme de finalização mais denso perfeito para cabelos grossos. Todos eles têm proteção térmica e podem ser aplicados no comprimento e nas pontas do cabelo úmido após o banho. Se estiver na dúvida sobre qual apostar, peça ajuda ao cabeleireiro.
8) Evitar uso de calor mantém o cabelo protegido
Não é apenas a alta temperatura da água que deixa o cabelo ressecado; o calor do secador, do babyliss e da chapinha também podem fragilizar e danificar a fibra capilar, tornando ela mais sensível à ação da umidade e à formação de frizz. Por isso, o ideal é evitar usar essas ferramentas no cotidiano, reservando-as para ocasiões especiais. No dia a dia, procure deixar os fios secarem naturalmente sempre que possível. Quando precisar utilizar um aparelho de calor, aplique sempre um protetor térmico em todo o comprimento antes de começar; assim, você reduz os danos e garante um resultado mais duradouro.
9) Usar o secador da forma certa diminui a formação de frizz
Ao usar secador no cabelo com frizz, é preciso ter alguns cuidados. O primeiro é a aplicação de um protetor térmico, que vai evitar que o calor danifique a fibra. Outro detalhe importante é evitar direcionar o vento quente por muito tempo sobre a mesma mecha; em vez disso, procure movimentar o aparelho ao longo do comprimento. Por fim, lembre-se de que direcionar o jato de cima para baixo estimula os fios a ficarem arrepiados. Prefira manter sempre o secador na horizontal ou virando o jato de cima para baixo; assim, você ajuda o cabelo a ficar mais alinhado e com menos frizz.
10) Saiba como diminuir o atrito entre os fios no dia a dia
O atrito entre os cabelos passa despercebido pela maior parte das pessoas mas pode estar ajudando a arrebentar os fios e estimular o frizz. Ao sair do banho, por exemplo, evite esfregar o cabelo com a mesma toalha do corpo. Em vez disso, opte por uma toalha de microfibra ou uma camiseta de algodão e faça movimentos suaves, apertando ao longo do comprimento para retirar o excesso de água. Outro momento importante é durante a noite, quando os fios ficam se esfregando e tendem a partir. Invista em uma fronha de cetim, que é menos áspera do que as tradicionais de algodão, e prenda os fios em uma trança frouxa ou um coque sem apertar demais; assim, eles vão acordar mais alinhados.
Visite um salão de beleza para cuidar dos cabelos com um expert!
Publicado por: Barbara Gonçalves, Quinta-feira 05 de setembro de 2019 - 15h30
Mais Cabelo com frizz

5 segredos para evitar opacidade, frizz e oxidação da sua nova cor de cabelo

5 dúvidas sobre nutrição capilar: saiba cuidar do cabelo com frizz em casa

O que é frizz? Veja o que favorece o surgimento dos fios rebeldes e como evitar
Últimas matérias

O que fazer quando o cabelo está caindo muito? Saiba 4 formas de controlar a queda

Finalização de cabelo cacheado: 3 truques de cabeleireira para definir os cachos

4 tons de loiro que combinam com o inverno 2022

Cabelo poroso: o que é, causas comuns e como tratar os fios em casa

Quais as tendências de cores de cabelo em 2022? Cabeleireiro revela nuances que estão em alta

Cabelo dourado: loiro, ruivo, marrom e outras nuances para apostar