
Charlles Lima

Hairstylist, especialista em cortes e Expert K
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Sejam simples ou sofisticados, não faltam tipos de coque para as amantes desse penteado clássico. Enquanto um coque messy pode ser uma boa aposta para driblar o bad hair day, o coque duplo é uma boa escolha para curtir o verão na praia ou piscina. Já modelos elaborados como coque banana e o sleek bun são ótimas apostas para casamentos e eventos que exigem um visual elegante.
Ficou curiosa para conhecer esses diferentes tipos de coque? Listamos 10 modelos e sugerimos diferentes ocasiões para usar cada um, além de dicas para finalizar. Confira!
1. Sleek bun é o coque polido que virou tendência nas redes sociais
Queridinho das influencers, o sleek bun é um coque baixo que se destaca por ter os fios ultra alinhados, polidos e efeito molhado. Ainda que possa ser usado no dia a dia, é uma boa aposta para eventos mais elegantes, formaturas ou até mesmo para quem trabalha em ambientes formais. Para reproduzir o visual, um spray de alta fixação para manter os fios alinhados é um item que não pode faltar.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
2. O coque chignon é um dos tipos de coque ideais para noivas
Um dos penteados mais pedidos nos salões de beleza, o coque chignon é um dos modelos favoritos das noivas. Sempre feito na altura da nuca e, na maioria das vezes, com as mechas torcidas e efeito volumoso, ele é um ótimo penteado para usar com véu, servindo como apoio para o acessório.
3. Coque banana é uma ótima opção para noivas e madrinhas
Quando o assunto é coques para noivas e madrinhas, o coque banana está entre as melhores opções. Seu efeito comprido e arredondado proporciona um visual sofisticado que é perfeito para o nível de elegância de uma cerimônia de casamento. Versátil, esse penteado pode ser reproduzido em cabelos médios e longos de diferentes texturas.
Leia também: 15 penteados para cabelos médios para usar em festas
4. O coque abacaxi é um coque para cabelo cacheado simples
A maioria dos tipos de coque podem ser reproduzidos em todos os tipos de cabelo. Mas o coque abacaxi é um coque de cabelo cacheado que depende do volume e da curvatura dos fios para ficar perfeito. Feito no alto da cabeça e com as pontas soltas e viradas para frente, ele é um penteado versátil, que pode ser usado em diferentes ocasiões.
O segredo é deixar o look mais polido ou mais despojado de acordo com o nível de formalidade do seu compromisso. Antes de fazer o coque abacaxi, não deixe de finalizar os fios com um creme de pentear como o Crème de Jour Fondamentale, para conquistar definição e controle de frizz. "É um finalizador poderoso de uso diário com ação antifrizz e ainda possui proteção térmica", comenta o hairstylist e Expert K Charlles Lima.
5. Coque messy: visual bagunçadinho é aliado no bad hair day
Se você precisar driblar o bad hair day, o coque messy é um dos melhores penteados para isso. Como a ideia é que os fios fiquem propositalmente bagunçados, o look é perfeito para aqueles dias em que as madeixas não querem colaborar. Por ser mais despojado, o coque messy é uma boa aposta para o dia a dia e ambientes descontraídos. Na hora de fazer o penteado, aposte em um leave-in de textura leve e com ação hidratante e antifrizz.
6. O double bun é um dos tipos de coque que são tendência no verão
O double bun ou coque duplo, em português, tem um estilo moderninho e despojado que é tendência no verão. Como o próprio nome diz, o visual consiste em dois coques, que podem ser altos e bem no topo da cabeça ou mais baixos e próximos à nuca. Seja como for, o look é perfeito para os dias de praia e piscina, já que deixa a nuca livre, o que confere mais refrescância em dias quentes, além de ajudar a proteger as pontas dos fios do sol.
De qualquer forma, não deixe de usar um leave-in com filtro UV, como Crème UV Sublime, antes de sair de casa para prevenir o ressecamento capilar. "Ele é excelente para ser usado após banhar os cabelos, porque controla o frizz e deixa o cabelo mais comportado", garante Charlles Lima.
7. Coque com trança: alternativa versátil para várias ocasiões
O coque com trança está entre os tipos de coque mais versáteis que existem. Isso porque a trança que adorna o penteado não tem um local fixo para ser feita. Você pode fazer um coque baixo com trança lateral ou um coque alto com trança invertida na nuca, por exemplo. Além disso, as tranças conferem um efeito romântico ao visual ao mesmo tempo que também podem ser consideradas modernas e estilosas. Por isso, o coque com trança é uma boa aposta para eventos elegantes, como casamentos e formaturas, como também para o dia a dia.
8. O coque lateral confere elegância e sofisticação ao look
Falando em eventos elegantes, o coque lateral é perfeito para cerimônias de gala, casamentos e eventos similares. Como o nome já indica, trata-se de um coque baixo que é virado para a lateral do rosto - o lado e o acabamento é você quem escolhe, mas deixar mechas soltas para emoldurar o rosto é uma boa aposta. Por conta dessa característica, o coque lateral é um penteado mais indicado para cabelos longos ou médios.
9. O coque nó é um modelo que pode ser moderno e sofisticado
Um dos tipos de coque que se destacam na categoria versatilidade é o coque nó. Esse penteado consegue transitar entre o despojado e o elegante de acordo com o acabamento escolhido. Por isso, serve tanto para momentos de descontração e lazer quanto para eventos formais. Entre as diferentes variações do coque nó, na mais conhecida os fios são torcidos e tem as pontas presas com grampos. Na segunda variação mais usada, os fios são torcidos em um círculo e as pontas passam por dentro desse espaço, o que cria o efeito de um nó.
10. Coque rosquinha é modelo clássico e delicado para usar em festas
Impossível falar de tipos de coque sem falar do coque rosquinha, que é um dos modelos mais clássicos e um penteado muito usado em festas de formatura e casamento. Delicado e romântico, ele também é conhecido como coque princesa. O coque rosquinha normalmente é feito bem no alto da cabeça com o auxílio de um elástico de cabelo arredondado, alto e volumoso, que ajuda a dar o acabamento responsável pelo nome do penteado.
O alinhamento e brilho dos fios é essencial para o sucesso do visual. Por isso, finalizar com um óleo capilar nutritivo e que reduza as pontas duplas, como Elixir Ultime, faz toda a diferença no resultado final. "Ele deixa os fios nutridos e iluminados, tem proteção térmica de 230°, ação antifrizz e antiumidade por 24h", afirma a hairstylist e Expert K Sandra Oliveira.
Publicado por: Amanda Cardoso, Quinta-feira 03 de fevereiro de 2022 - 17h22
Mais Penteados

Day after: 6 penteados e dicas de finalização para cacheados, crespos e ondulados

Como fazer o coque das gringas? Veja o passo a passo!

Como fazer coque no cabelo curto? 4 truques para prender os fios
Últimas matérias

Vai platinar o cabelo? Expert conta 4 cuidados com o loiro após descolorir

Cabelo quebrou na hora da descoloração: o que fazer quando os fios sofrem um corte químico

Tudo sobre loiro perolado: nuances, como apostar e como cuidar da cor

Day after: 6 penteados e dicas de finalização para cacheados, crespos e ondulados

16 antes e depois de castanho claro dourado e dicas para cuidar da nuance

Tudo sobre Blondage High Bright, lançamento de Redken para recuperar o brilho do cabelo loiro