
Jô Nascimento

Especialista em coloração, já recebeu o prêmio da Revista Cabelos e Cia como melhor colorista e também como melhor salão.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Cada formato de rosto é valorizado por determinados cortes de cabelo. Essas combinações não são regras, elas funcionam como guias para orientar quem gostaria de realçar ou disfarçar certos traços. Um dos formatos de rosto mais comuns é o oval, que é mais comprido do que largo. Apesar de ser considerado o tipo "ideal" para combinar com qualquer corte, há algumas opções mais indicadas para proporcionar equilíbrio aos rostos que são mais alongados ou tem a testa mais pronunciada. Reunimos 8 dicas e mais 23 fotos para te ajudar a encontrar a melhor opção de corte para adotar!
Leia mais: como saber se o seu rosto é redondo, oval, quadrado...
Experimente o pixie cut, o corte de cabelo curto mais clássico de todos
O pixie cut é um corte de cabelo super tradicional, que ano após ano continua entre os mais pedidos. "Hoje a mulher brasileira entende que pode adotar um cabelo mais curto porque ele é mais sofisticado, é ideal para perder um pouco aquele ar de menina, de adolescente, e ganhar um ar de mulher", explica a hairstylist Jô Nascimento, embaixadora L'Oréal Professionnel. Os cortes curtos de uma forma geral são ótimos para valorizar o contorno do rosto e dar mais personalidade ao look. No caso do rosto oval, o ideal é optar por um modelo clássico. Cortes com topete podem acabar dando a ilusão de um rosto ainda mais alongado, então manter o cabelo curto e penteado para o lado na parte de cima é a melhor opção.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
O corte bob é um clássico para rostos longos
Apesar do short bob, que é o corte na altura do queixo, ser a principal tendência nessa temporada, ele pode fazer o rosto oval parecer mais comprido do que realmente é. Por isso, o modelo ideal de corte curto, estilo bob, para valorizar esse formato é o intermediário, que termina abaixo do queixo mas antes dos ombros. Naturalmente sofisticado, esse comprimento é indicado para dar a ilusão de um rosto menos alongado sem achatar o semblante. Para personalizar o visual, você pode optar por um modelo mais curto na parte de trás - desde que a parte da frente continue no tamanho intermediário, o efeito será o mesmo.
O cabelo longo estilo double long bob é perfeito para o rosto oval
O corte médio estilo long bob fez tanto sucesso nos últimos anos que deu origem a algumas variações, sendo o mais famoso deles o double long bob. A proposta é manter a estrutura do modelo original: um corte inteiro, sem camadas, com a frente levemente alongada. A diferença fica por conta do comprimento, que vai da altura dos ombros para alguns dedos abaixo deles, mas ainda acima da linha do sutiã. Como os cabelos longos demais tendem a perder volume e deixar o rosto oval muito fino e comprido, esse tamanho levemente mais curto é uma boa alternativa para quem não abre mão do cabelão mas quer um pouco mais de leveza e movimento. Realce esse efeito de volume aplicando o mousse Volume Lift, de L'Oréal Professionnel, na raiz antes de secar os fios com o secador.
Dê mais estilo e harmonia ao visual cortando a franja
A franja é uma ferramenta poderosa para dar mais equilíbrio ao rosto. Dependendo da maneira como é cortada, ela pode proporcionar diferentes efeitos. A franja arredondada com pontas levemente desfiadas na altura da sobrancelha é perfeita para quem quer que o rosto oval pareça menos comprido porque cria uma linha horizontal, dividindo o semblante para conferir mais harmonia. Já a franja mais curtinha oferece um acabamento moderno, além de diminuir a aparência da testa. Não sabe em qual apostar? A franja lateral longa, na altura da maçã do rosto, combina com todos os tipos de rostos, então é sempre uma boa pedida.
O pixie alongado é um corte curto cheio de personalidade
Outra opção de cabelo curto que valoriza muito o rosto redondo é o pixie cut alongado. A proposta desse tipo de corte é manter o topo mais comprido para dar versatilidade ao cabelo curto. Essa parte de cima pode ser penteada, modelada e finalizada de várias maneiras diferentes, então o modelo é perfeito para combinar praticidade com estilo. "Esse tipo de corte tem que ter um charme, uma franja pronunciada, um ponto de equilíbrio", afirma Jô. Para quem tem um rosto oval com a testa mais pronunciada e gostaria de amenizar essa característica, nossa dica é pentear esse topo como uma franja, para baixo, para atuar como uma franja lateral. Além de dar um novo contorno ao rosto, esse truque deixa qualquer look mais sofisticado.
Adote o long bob para deixar o visual mais sofisticado
O clássico long bob não poderia ficar de fora da lista. Sua fama internacional se deve ao seu perfil versátil e atemporal: o comprimento médio valoriza todos os formatos de rosto, texturas de cabelo e estilos. O modelo pode ser feito do modo tradicional, com a frente levemente alongada, ou com pontas retas no estilo blunt cut. Ele também é ideal para quem quer desapegar do cabelo longo sem fazer uma mudança radical porque permite que você vá encurtando as madeixas gradualmente. Para quem tem rosto oval comprido, a dica é apostar em uma finalização com bastante volume e movimento para dar mais peso nas laterais e equilibrar o visual.
Shag hair: o cabelo repicado médio tem estilo retrô
Shag hair é o nome dado ao corte de cabelo médio com muitas camadas e mechas repicadas. O objetivo desse tipo de modelo é tirar o peso e o volume das pontas do cabelo e distribuir também no topo, nas laterais e na frente com uma franja bem despojada. Clássico dos anos 70 e 80, o modelo voltou a moda nos últimos anos ao se tornar queridinho de it girls com estilo mais alternativo e retrô. O corte é indicado para quem tem rosto oval fino e comprido porque dá mais corpo às laterais, diminui a aparência da testa e ainda valoriza a curvatura natural de cabelos ondulados e cacheados. Uma dica de expert para valorizar essa textura é usar o spray PLI, de L'Oréal Professionnel, nos cabelos úmidos e depois secá-los com o difusor. Como o leave-in tem memória de ondas, vai conferir definição e brilho incomparáveis aos fios.
Aposte no cabelo longo com corte em camadas
O corte em camadas para cabelo comprido é outro modelo que nunca sai de moda por ser super versátil e combinar com todo mundo. As camadas cumprem várias funções nesse corte: distribuem o volume de cabelos naturalmente armados, dão movimento aos fios longos sem diminuir o comprimento e ainda disfarçam a aparência de um rosto muito longo ou fino. Para quem quer adotar franja, o corte mescla muito bem os diferentes comprimentos então é uma aposta certeira para acompanhar. Independente de ser feito com camadas longas ou mais curtas, Jô destaca um detalhe que faz toda a diferença no resultado. "Hoje em dia, para deixar o cabelo comprido mais moderno, ele precisa ter um acabamento reto. Esse perímetro dá mais volume e peso aos fios quando vistos de costas independente do que é criado no restante - camadas, mechas repicadas ou o que for", afirma.
Encontre um salão de beleza perto de você e marque um horário para renovar o visual!
Publicado por: Barbara Gonçalves, Quarta-feira 21 de novembro de 2018 - 18h24
Mais Cortes de cabelo

Franja longa cortina: 5 motivos para apostar no corte de cabelo que é tendência

Corte chanel de bico: 4 motivos para adotar o cabelo bob alongado na frente

Cortes de cabelo médio para 2021: 4 modelos para adotar e se apaixonar
Últimas matérias

Cabelo cinza em 2021: grisalho ou colorido, o visual promete brilhar no novo ano

Cabelo ruivo acobreado intenso é a aposta perfeita para quem quer renovar o visual em 2021

Franja longa cortina: 5 motivos para apostar no corte de cabelo que é tendência

Quer fazer o cabelo crescer? 5 mitos para deixar de acreditar e dicas de expert para ter fios longos

Cabelo cacheado loiro: 30 fotos para se inspirar + dicas para cuidar das luzes

Cabelo com caspa no verão: como tratar a descamação nos meses de calor