
Alison Salles

Hairstylist e Artista L'Oréal Professionnel
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Na hora de escolher uma nova cor de cabelo, optar por uma coloração sem amônia é uma alternativa cada vez mais comum. Apesar dos produtos com amônia em sua fórmula também tenham uma tecnologia de qualidade, as tinturas sem essa substância oferecem outros benefícios e agridem muito menos a fibra capilar, sendo muito indicadas principalmente para quem possui couro cabeludo sensível ou fios processados quimicamente. Além dos tonalizantes, existem colorações profissionais sem amônia, como a Inoa, de L'Oréal Professionnel. Para te incentivar a optar por uma transformação mais saudável, veja 3 benefícios da coloração sem amônia!
Veja também: Quando usar tonalizante para cobrir cabelos brancos?
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
1) A coloração sem amônia danifica menos os cabelos
Presente na grande maioria das colorações permanentes, a amônia é responsável por abrir a cutícula dos fios e permitir o depósito dos pigmentos dentro do córtex do cabelo, o que proporciona esse efeito mais vivo e duradouro. Porém, dependendo da qualidade da tintura escolhida, a sua ação nos fios pode deixá-los ressecados, mais frágeis e sensibilizados. Visando proteger os fios desse resultado, as colorações livres de amônia, utilizam outros princípios ativos que promovem a entrada dos pigmentos na fibra capilar sem danificar tanto os fios. Um exemplo disso é a INOA, a coloração sem amônia de L'Oréal Professionnel, que possui uma fórmula que promove uma cor intensa e de alta durabilidade sem prejudicar a saúde dos cabelos.
Sua atuação nos fios funciona com base na tecnologia O.D.S. (Oil Delivery System), que permite a entrada dos pigmentos para dentro do fio sem agressões, e da MEA (Monoetanolamina), um agente alcalino muito menos prejudicial do que a amônia. "O sistema de óleos minerais, o ODS² (Sistema de Difusão de Óleo), otimiza o mecanismo de oxidação sem promover grande abertura da cutícula e o consequente desgaste da fibra", explicou o hairstylist Alison Salles. Como resultado, a coloração é entregue sem que haja a fragilização dos fios e sua cor possui alta vivacidade e durabilidade.
2) A coloração sem amônia pode ser utilizada em todos os tipos de cabelo
Um dos motivos que impede muitas mulheres de colorir os cabelos com coloração permanente é a incompatibilidade da amônia com diversos tipos de química, como escovas progressivas à base de tioglicolato de amônio ou guanidina. Essas substâncias, quando misturadas com a amônia, podem causar sérios riscos, incluindo o perigoso corte químico. Por isso, as colorações que não possuem essa substância, além de serem seguras para cabelos frágeis e sensibilizados, também podem ser usadas tranquilamente por quem possui química nos fios. Assim, todos os tipos de cabelos, independente de sua textura, histórico capilar ou espessura, podem se beneficiar das transformações oferecidas pela tintura sem amônia.
3) A coloração sem amônia cobre totalmente os cabelos brancos
Um motivo que levar muitas mulheres a optar pela coloração permanente ao invés dos tonalizantes é a cobertura de cabelos brancos. Apesar de serem menos agressivos, os tonalizantes possuem uma intensidade menor e não conseguem penetrar a fibra capilar, o que faz com que não cubram totalmente os fios grisalhos. A solução para quem possui fios mais sensíveis e deseja cobrir completamente os cabelos brancos está nas colorações de alta performance que não possuem amônia em sua formulação, como INOA, que são desenvolvidas com pigmentos menores e em maior concentração, o que garante uma cobertura de 100% de fios brancos e clareamento de até três tons, com intensidade de reflexo, durabilidade alta e a preservação da saúde capilar.
Encontre o salão de beleza mais próximo para fazer uma transformação!
Publicado por: Fernanda Oliveira, Quarta-feira 27 de março de 2019 - 11h32
Mais Dicas de experts

Cabelo crespo masculino: como cuidar dos fios + dicas de cortes que fazem sucesso

Cabelo oleoso: saiba como o pré-shampoo de limpeza profunda controla a oleosidade e aprenda a usar

Hidratação para cabelos secos: saiba como fazer e qual produto escolher para devolver brilho e maciez
Últimas matérias

Estilo retrô nos cabelos longos: as principais tendências de cortes em 12 fotos

Luzes no cabelo para outono e inverno: quais nuances combinam com a temporada e em qual técnica apostar?

Cabelo crespo masculino: como cuidar dos fios + dicas de cortes que fazem sucesso

Corte degradê feminino: saiba como apostar na tendência e veja 15 fotos em diferentes tipos de cabelo

Marrom dourado: com luzes ou coloração global? Veja inspirações e escolha o castanho perfeito

Free hands: tudo sobre a técnica que cria luzes no cabelo à mão livre para um iluminado natural