
Everson Fernandes

Hairstylist e Artista L'Oréal Professionnel
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Cada vez mais mulheres têm optado pelo cabelo loiro com raiz esfumada em vez dos fios claros por inteiro. A proposta de preservar a raiz escura dá muito mais naturalidade ao visual, já que não deixa nenhuma linha contrastante com o tom de loiro do comprimento quando o cabelo começa a crescer. Hoje em dia, até os cabelos ruivos e coloridos em tons fantasia têm sido combinados com essa técnica para proporcionar mais durabilidade ao look. O segredo para conseguir um resultado impecável é criar o efeito sombreado mais gradual e delicado possível. "Uma raiz esfumada perfeita tem que estar livre de qualquer tipo de marca", afirma o hairstylist Everson Fernandes, artista L'Oréal Professionnel. Reunimos as 3 principais dicas dos experts para recriar o visual nas suas clientes com elegância e sutileza. Confira!
Veja também: 5 erros que muitos cabeleireiros cometem no atendimento das clientes
1) Escolha a coloração certa para o cabelo com raiz esfumada
"A escolha da cor é primordial", afirma Everson. Para criar uma raiz esfumada perfeita, é preciso encontrar uma tonalidade que se misture bem com a original dos fios mas também harmonize com a nuance do comprimento e das pontas. "O ideal é que a cor escolhida para esfumar seja o mais próximo do natural, fazendo com que a transição dos tons ocorra de forma suave", explica. Uma dica importante é respeitar a temperatura que será adotada no comprimento. Para tons de loiro acinzentados ou ruivos mais frios, a cor da raiz também deve ser fria. No caso dos tons quentes ou acobreados, uma nuance mais quente dará mais harmonia e naturalidade.
Outra prática dos experts é trabalhar com tonalizantes para escurecer a transição da raiz, em vez de uma coloração permanente - casso contrário, quando o cabelo crescer e chegar o momento de retocar a cor clara, será mais difícil remover os pigmentos escuros para clarear ou fazer luzes no cabelo. Nossa sugestão é o Diarichesse, de L'Oréal Professionnel, que tem fórmula sem amônia e oferece até 70% de cobertura de brancos com máximo brilho para as madeixas.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
2) Personalize a raiz esfumada para o estilo de cada cliente
O principal benefício da raiz esfumada é dar mais durabilidade aos tons de loiro mais claros, como o cabelo platinado, que sem a técnica fica com a raiz crescida aparente muito rápido. No entanto, adotar um tom mais fechado e esfumado na raiz deixa o resultado como um todo mais escuro, o que pode incomodar quem está acostumado a usar o cabelo bem iluminado. Para contornar esse problema, uma boa dica é manter as mechas da frente, ao redor do rosto, mais claras. Separe uma mecha de cerca de dois dedos de cada lado do rosto e comece o esfumado só depois dela. Assim, o acabamento de frente ainda será luminoso, e o restante ficará natural e harmônico.
3) Criar a raiz esfumada perfeita exige paciência
Como a proposta da raiz esfumada é criar uma transição em degradê entre as tonalidades, é necessário que a passagem de cor seja muito bem feita. Nesse momento, o segredo da suavidade é ter paciência. "É importante que a aplicação seja feita de forma precisa mas ao mesmo tempo 'irregular' para que não se crie marca na primeira aplicação", explica Everson. "Muitos profissionais fazem a aplicação do tonalizante como se estivesse fazendo uma 'raiz de brancos', aplicando muito produto e de uma forma sólida, não irregular, então criam marcas logo no começo", conta.
Ferramentas como pentes e pincéis ajudam bastante na aplicação da coloração, mas também exigem atenção no manuseio. "Muitos cabeleireiros usam o pente para fazer a passagem da cor e se não tomarem cuidado isso pode criar marcas de tonalizante ao longo do comprimento dos fios", afirma o expert. Ele também relembra a importância de não enxaguar os fios antes da hora, nem demorar demais para fazer essa limpeza. "O tempo de pausa entre os passos de esfumado também tem que ser respeitado", afirma. "Todo cuidado é pouco nesse momento", finaliza Everson.
Publicado por: Barbara Gonçalves, Sexta-feira 01 de fevereiro de 2019 - 16h20
Mais Área Pro

3 dicas para ajudar a cliente a escolher a cor e o corte de cabelo

Dicas de expert para todo cabeleireiro acertar na finalização do cabelo cacheado

Um bom cabeleireiro deve ensinar essas 3 coisas para as clientes do salão de beleza
Últimas matérias

Quer ter cabelos longos? Saiba 5 motivos para inserir a ampola na sua rotina capilar

Shampoo para cabelos grisalhos: 4 coisas que você precisa saber antes de escolher o seu

3 cortes para escolher enquanto espera o cabelo crescer

Cabelo cacheado masculino: 3 ideias atuais de cortes + dicas para cachear os fios

Corte chanel em cabelo claro: 15 fotos do visual em loiros e castanhos + dicas para estilizar os fios

Projeto rapunzel: saiba como montar um cronograma capilar para fazer o cabelo crescer