
Marcela Avi

Coordenadora de Educação Kérastase Brasil
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
O sol traz muitos benefícios para a saúde, mas também pode danificar gravemente o cabelo. Assim como acontece com a pele, a exposição prolongada dos fios aos raios solares pode deixá-los muito sensibilizados, ressecados e até quebradiços. Esse quadro é ainda mais grave para quem realizou algum procedimento químico, como coloração e alisamento, mas também pode prejudicar a saúde e a aparência do cabelo natural. Nessa época do ano, com os dias de sol intenso cada vez mais frequentes, a probabilidade de ter os cabelos danificados pelos raios UV também aumenta. Aprenda a identificar os 3 principais indícios desse quadro e saiba como cuidar melhor das madeixas durante o verão!
Veja também: 6 dicas imbatíveis para prepara o cabelo para o verão!
1) O sol pode provocar perda de pigmentação do cabelo natural
Após ficar exposto ao sol por algum tempo e com certa frequência, o cabelo tende a ficar mais claro. Muitas pessoas gostam desse efeito de mechas naturais, mas o processo não é bom para a saúde do cabelo, que fica enfraquecido. O que acontece é que o sol provoca a oxidação da melanina, o pigmento que dá cor à fibra capilar, deixando os fios com aparência mais clara. Nos cabelos castanhos esse efeito é bem visível; as pontas vão ficando mais ralas e desbotadas ao longo do verão e, ao final da estação, precisam de um corte para recuperarem o aspecto saudável.
Nos cabelos coloridos, o processo acontece ainda mais rapidamente. Os pigmentos artificiais se soltam facilmente da fibra, especialmente os rosados, acobreados e avermelhados, e esse desbotamento é acelerado pela ação do sol. Muitas vezes, isso não ocorre de forma homogênea: sem aplicar um bom protetor solar nos fios, é possível que eles fiquem manchados e com pigmentação desigual ao longo do comprimento.
Quem tem cabelo loiro também precisa de proteção extra, especialmente se for à praia ou à piscina. "Se o cabelo estiver danificado ou ressecado e sem protetor solar, o cloro penetra na fibra e a fragiliza, podendo deixar os fios esverdeados", conta a expert Marcela Avi, gerente de educação de Kérastase. "A nuance verde se dá devido à fixação do cobre presente em produtos usados no tratamento da água da piscina", explica.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
2) É comum observar um visual opaco e o toque áspero de cabelo ressecado
O processo de oxidação que causa o desbotamento também afeta a saúde da fibra. A ação contínua dos raios UV durante o contato prolongado do sol com o cabelo provoca uma certa erosão na cutícula do fio, que se torna mais fraco com o passar do tempo. Isso facilitada a perda de água e nutrientes da fibra, o que configura um caso de cabelo ressecado. Os principais sinais desse processo são a aparência opaca, sem brilho, e o toque áspero nos fios, que causa dificuldade para desembaraçar. Para tratar esse quadro, é importante não só hidratar mais os fios como protegê-los em futuros banhos de sol para que o problema não retorne.
"Para se prevenir do problema, é fundamental usar produtos que fortaleçam os fios e que contenham, em sua composição, tecnologias que promovam a proteção da fibra", afirma Marcela. A dica da expert é a linha Soleil, de Kérastase, desenvolvida especialmente para a proteção dos fios durante o verão. "Temos duas opções de protetor solar para os cabelos. Um é o Micro-Voile Protecteur, que possui Ceramidas e Vitamina E em sua composição e é perfeito para cabelos levemente sensibilizados. Já o CC Crème oferece uma tecnologia com óleo de linhaça e filtros UV, então protege os fios dos danos solares através da criação de uma espécie de filme ao redor da fibra, que impede a ação de agentes agressores", explica.
3) Pontas duplas representam um cabelo mais fragilizado e com tendência à quebra
Se você tem passado muito tempo ao ar livre, na praia ou na piscina, e tem observado o surgimento de pontas duplas no cabelo, é importante saber que elas indicam um estado de ressecamento profundo da fibra. As pontas ficam desse jeito quando estão fracas e com carência de água e nutrientes, um quadro que é agravado pela exposição aos raios UV sem proteção solar. Para devolver a saúde e a resistência à fibra, é importante ir além de simplesmente melhorar a aparência dos fios. O segredo é ter uma rotina de cuidados regrada. Segundo Marcela, a linha Soleil é ideal para oferecer o que os fios precisam após o contato com o sol.
"Indico lavar os fios com o Bain Après-Soleil, um shampoo revigorante e com ação anti danos, e tratar com a Masque UV Défense Active, que revigora profundamente os fios sensibilizados pela exposição ao sol, mar e piscina. Enxágue em seguida e, na sequência, invista no CC Crème, um leave-in multifunções para proteger, reparar e iluminar qualquer tipo de cabelo", recomenda a expert. Criando o hábito de cuidar regularmente da saúde dos fios e proteger o cabelo de novos danos, você vai manter as madeixas sempre macias, hidratadas e radiantes.
Agende uma visita ao salão de beleza para cuidar dos cabelos com um profissional!
Publicado por: Barbara Gonçalves, Segunda-feira 05 de novembro de 2018 - 14h44
Mais Cabelos danificados

5 segredos para tratar cabelo quebrado rapidamente

4 passos para recuperar cabelos tingidos que estão elásticos e danificados

Para que serve centella asiática? Conheça 3 benefícios para cabelos danificados
Últimas matérias

9 penteados para cabelos cacheados ideais para o trabalho

Cabelo acaju: púrpura, acobreado, dourado e mais nuances para inspirar

Aprenda 5 dicas para tirar o frizz do cabelo loiro

Balayage no cabelo preto: dicas de nuances, técnicas e como evitar reflexos avermelhados

Corte de cabelo no ombro: reto ou repicado? Saiba escolher o perfeito para você

Loiro dourado: 45 fotos da cor de cabelo mais pedida dos salões