Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Quem está com o cabelo danificado certamente já percebeu sinais como pontas duplas, aparência opaca, dificuldade de desembaraçar e até quebra. Todas essas características indicam que a fibra capilar está sensibilizada, com danos na estrutura, e que precisa de cuidados especiais. O cabelo danificado pode ser provocado por diversos fatores, mas os mais comuns são coloração, descoloração e uso frequente de ferramentas de calor como secador, chapinha e babyliss. Para tratar o quadro, algumas medidas como cortar as pontas duplas são sempre recomendadas, mas outros cuidados precisam ser adaptados de acordo com o que causou os danos para que seja possível não apenas reparar a saúde das madeixas como também evitar uma nova fragilização. Reunimos as melhores dicas para tratar cada um dos 3 tipos mais comuns de dano, confira!
Leia também: é hora de cortar ou tratar o cabelo danificado? Descubra!
1) Cabelo danificado por coloração: saiba como cuidar dos fios coloridos
Mudar a cor do cabelo no salão de beleza não costuma causar danos se você realizar a transformação com um profissional de confiança usando bons produtos. O cabelo que fica danificado geralmente é resultado do excesso de coloração ou do uso de produtos inadequados para o seu tipo de fio. Por isso, é fundamental procurar um bom salão de beleza quando quiser experimentar uma nova cor. Sabendo da sensibilidade dos fios, o cabeleireiro vai utilizar fórmulas de qualidade e pode até optar por uma coloração sem amônia como INOA, de L'Oréal Professionnel, que tem ação hidratante por ser à base de óleo e confere brilho e durabilidade à cor.
Se o cabelo já está danificado pela coloração, o melhor a fazer é reduzir ao máximo a frequência dos retoques da cor para dar aos fios um tempo para se recuperarem e reduzir a criação de novos danos. Para isso, é preciso cuidar para que a cor dure o maior tempo possível. Experimente lavar a cabeça um número menor de vezes por semana, já que a própria água do chuveiro pode estimular o desbotamento dos pigmentos. Outro detalhe que faz a diferença é usar um shampoo e uma máscara voltados especialmente para cabelos coloridos, como Vitamino Color A-OX, de L'Oréal Professionnel. A fórmula conta com ativos antioxidantes e filtro UV para preservar ao máximo a cor dos fios e ainda garante mais brilho e maciez para proteger as madeixas de agentes externos que possam danificá-las.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
2) Descolorir o cabelo pode causar danos e exige cuidados especiais
A descoloração é um processo um pouco mais agressivo aos fios porque consiste em retirar os pigmentos de dentro deles, e não apenas depositar novas partículas de cor, como acontece na coloração. "Ao descolorir, a gente tira não só os pigmentos, mas também os nutrientes, os lipídios e as proteínas do cabelo", explica a hairstylist Brunna Fabrício, embaixadora L'Oréal Professionnel. Por isso, se você passa pelo processo com muita frequência ou sem os devidos cuidados para preservar a saúde dos fios, a tendência é ficar com o cabelo danificado e quebradiço com o passar do tempo.
Para recuperar a saúde do cabelo descolorido, é fundamental evitar criar novos danos enquanto trata os antigos. Para isso, procure dar um espaço maior de tempo entre um retoque e outro. Se a raiz crescendo te incomodar conforme a cor natural for ficando visível, uma boa aposta é optar pela raiz esfumada quando for ao salão de beleza. O cabeleireiro vai manter um dedo na cor natural e criar uma passagem degradê entre os tons, então não haverá uma linha marcando o contraste e você poderá esperar um pouco mais antes de realizar outra descoloração.
Para os cuidados em casa para a reparação dos danos, a prioridade é seguir uma rotina de tratamento no banho de forma consistente. A linha Absolut Repair Gold Quinoa + Protein, de L'Oréal Professionnel, é uma ótima opção para nutrir e fortalecer a fibra capilar de acordo com a sua necessidade. Além do shampoo , a coleção oferece três opções de produto para tratamento: um condicionador leve, uma máscara para cabelos finos e uma para cabelos grossos. A fórmula combina extrato de gold quinoa, que atua na reestruturação e no fortalecimento interno do fio, com proteína do trigo hidrolisada, que proporciona maciez e evita o ressecamento mesmo aos cabelos sensibilizados.
3) Saiba como tratar o cabelo danificado por chapinha, secador e babyliss
O hábito de usar secador, chapinha e babyliss para no dia a dia pode deixar o cabelo danificado porque a alta temperatura dos aparelhos fragiliza e cria falhas nas cutículas protetoras do fio. Isso facilita a perda de água e nutrientes e ainda aumenta a tendência à quebra. Se essas ferramentas fazem parte do seu cotidiano e estão deixando seu cabelo sem vida, é hora de fazer uma pausa no uso e começar um tratamento intensivo.
O ideal é deixar o cabelo secar naturalmente sempre que puder porque o contato constante do calor com o fio só vai desgastá-lo cada vez mais. Quando for preciso utilizar uma ferramenta de styling, é indispensável aplicar um protetor térmico em todo o comprimento e as pontas antes de começar. A linha Absolut Repair Gold Quinoa + Protein oferece duas boas opções para combinar proteção e reparação de danos: o creme para escova, que pode ser aplicado nos fios úmidos para garantir um efeito liso, e o spray 10-em-1, que oferece 10 benefícios incluindo ação antifrizz e reestruturação do fio.
No dia a dia, o uso de bons produtos no banho é o que vai fazer a diferença na saúde e na beleza das madeixas. Evite lavar a cabeça todo dia para não retirar ainda mais a hidratação natural dos fios e, quando for lavar, utilize um shampoo reparador como o da linha Absolut Repair Gold Quinoa + Protein. Prossiga com o condicionador ou uma das máscaras, de acordo com a orientação do seu cabeleireiro, e procure sempre enxaguar com água morna ou fria, já que a quente só estimula o ressecamento. Finalize com seu leave-in de preferência da linha para selar o tratamento na fibra e prolongar sua durabilidade.
Visite um salão de beleza para cuidar do cabelo com um expert!
Publicado por: Barbara Gonçalves, Terça-feira 22 de outubro de 2019 - 20h10
Mais Cabelos danificados

Cabelo quebradiço e fino: saiba como tratar com os produtos corretos em casa

Para que serve o óleo de rícino? 5 dúvidas e respostas sobre o uso no cabelo

Cabelo quebrando muito? Saiba o que fazer para recuperar a força dos fios
Últimas matérias

Cores de cabelo naturais: dicas para investir no castanho, preto e loiro sem reflexos

5 truques que cabeleireiros fazem no salão para criar penteados perfeitos

Cabelo com tons terrosos: 40 inspirações e dicas de nuances para o outono/inverno

5 segredos para evitar opacidade, frizz e oxidação da sua nova cor de cabelo

Color Festival: inscrições para o evento de coloração de L'Oréal Professionnel estão abertas

10 profissionais experts em morena iluminada