Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
O cabelo frágil geralmente também tem tendência à queda devido a diferentes causas, como excesso de alisamento, coloração ou descoloração, um desequilíbrio hormonal ou até uso frequente de chapinha sem protetor térmico. Seja qual for o motivo, alguns penteados que fazem muita tração no couro cabeludo podem acelerar o processo de queda e quebra do cabelo, então devem ser evitados por quem tem madeixas menos resistentes. Veja que modelos de penteados as donas desse tipo de fio devem evitar e as principais dicas para ajudar a cuidar dos cabelos da forma certa e conseguir um visual mais encorpado e saudável das madeixas!
Leia mais: 5 motivos para a queda de cabelo ser mais comum no verão!
Rabo de cavalo ou coque esticado podem provocar entradas
De uma forma geral, os penteados que fazem mais tração no couro cabeludo são os que mais estimulam a queda dos fios porque puxam eles com muita força. É o caso de modelos "esticados" como o rabo de cavalo alto e o coque alto. Quanto mais apertado for o styling, mais ele vai puxar os fios para fora do couro cabeludo, e se a fibra não estiver forte o bastante, pode rapidamente levar à queda. Você pode usar o penteado para casamentos, formaturas ou outros eventos pontuais, mas se ele fizer parte da sua rotina pode provocar "entradas" e falhas no couro cabeludo. Prefira modelos mais frouxos e que sejam mais gentis com a pele da região para reduzir as chances de queda ou quebra.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
As tranças boxeadoras não são indicadas para quem sofre com queda de cabelo
As tranças boxeadoras, também conhecidas como boxer braids, são um penteado super moderno e estiloso, mas também devem ser evitadas por quem está lutando contra a queda dos fios. Esse tipo de styling geralmente é bem apertado para dar um toque esportivo e urbano ao visual, o que cria uma tração forte no couro cabeludo. Algumas pessoas sentem até dor de cabeça ao usar o penteado por tempo prolongado, porque a trança puxa os fios desde o alto da cabeça até a nuca. Por isso, se você tem cabelos sensibilizados, é bom optar por outro tipo de penteado com trança, como a espinha de peixe, que é mais frouxa e despojada.
Evite usar box braids se quiser fortalecer o cabelo
As box braids e outras traças presas à raiz são muito usadas por meninas de cabelo cacheado ou crespo que estão em transição capilar ou querem variar o visual sem ter que retocar a escova ou a finalização com frequência. Apesar de super estilosas, elas criam tração no couro cabeludo porque pesam sobre os fios naturais, o que pode levar a uma queda mais acentuada. Por isso, os experts recomendam não usar esse tipo de trança por tempo prolongado, e sempre intercalá-las com tratamentos fortalecedores para preservar a saúde das madeixas.
As melhores dicas para tornar o cabelo mais forte da raiz às pontas
1. Se você tem observado um aumento na quebra ou na queda de cabelo, o primeiro passo é visitar um tricologista. Essa especialidade médica é voltada para a saúde do cabelo e do couro cabeludo, então o profissional vai saber que exames realizar para saber a causa da mudança nos seus fios. Se o motivo for referente aos hormônios, às vitaminas ou a outra questão interna, ele vai te orientar de acordo com a necessidade. Se não houver nenhuma carência ou desequilíbrio, o ideal é visitar um cabeleireiro, porque o problema pode estar nos cuidados cotidianos com os fios.
2. O sérum para couro cabeludo é um produto muito poderoso para o fortalecimento dos fios, especialmente para quem tem o costume de usar penteados que sacrificam a região. Invista em uma fórmula voltada para a redução da quebra, que ajude o cabelo a crescer mais forte desde a raiz sem deixar um aspecto oleoso ou pesado. Nossa dica é o Sérum Extentioniste, de Kérastase. "Ele pode ser usado duas vezes por semana após a lavagem e o tratamento. É só aplicar duas pipetas do conta gotas completas no couro cabeludo, massagear e deixar, sem enxaguar", explica Pollyana Precinotto, educadora da marca.
3. O sérum tem um poder transformador, mas seus efeitos são ainda mais visíveis se ele for acompanhado de uma linha de tratamento que conte com os mesmos princípios ativos para prolongar a durabilidade dos resultados. A linha Extentioniste conta com shampoo, condicionador e máscara para quem deseja melhorar a resistência dos fios e ainda fazer o cabelo crescer até 4 cm em 3 meses. "A coleção conta com Taurina, Creatina R, ácido maleico e ceramidas para combinar estrutura com toque aveludado", explica Pollyana,
4. No dia a dia, é bom evitar usar sempre o mesmo penteado para não desgastar sempre os fios da mesma região, o que geralmente leva à queda e às falhas no couro cabeludo. Se você quiser usar um dos penteados que desgastam mais o fio em uma ocasião específica, não tem problema, mas sempre que possível reveze entre modelos diferentes ou opte por versões mais frouxas dos seus stylings favoritos. Assim, você consegue variar no visual e testar suas tendências favoritas sem sacrificar a saúde das madeixas.
Visite um salão de beleza para cuidar dos cabelos com um expert!
Publicado por: Barbara Gonçalves, Terça-feira 14 de maio de 2019 - 11h39
Mais Penteados

5 truques que cabeleireiros fazem no salão para criar penteados perfeitos

Penteados com babyliss: 5 ideias para deixar as ondas em destaque

Como fazer penteados fáceis e bonitos: inspirações e truques para todos os cabelos
Últimas matérias

5 truques que cabeleireiros fazem no salão para criar penteados perfeitos

Cabelo com tons terrosos: 40 inspirações e dicas de nuances para o outono/inverno

5 segredos para evitar opacidade, frizz e oxidação da sua nova cor de cabelo

Color Festival: inscrições para o evento de coloração de L'Oréal Professionnel estão abertas

10 profissionais experts em morena iluminada

4 ideias de corte de cabelo ondulado em camadas + dicas de finalização