
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
O corte reto, também chamado de blunt cut, é um dos mais desejados nos salões de beleza do Brasil e do mundo. Seja nos cabelos curtos ou médios, eles figuram sempre entre as principais apostas dos experts para um visual moderno. "As pessoas estão aderindo bastante, mesmo em um cabelo mais desfiado estamos vendo muita base reta, que está sendo a queridinha das mulheres", conta o hairstylist Bruno Viana, embaixador L'Oréal Professionnel. Apesar de sua popularidade, muitos cabeleireiros sentem dificuldade em criar cortes retos com precisão perfeita nas linhas. Para te ajudar nessa missão, reunimos 4 erros comuns na hora de criar blunt cuts. Confira e saiba o que evitar quando for aparar os fios de sua próxima cliente!
Veja também: 3 segredos para criar um cabelo loiro com raiz esfumada perfeito!
1) Acreditar que só existe um tipo de corte reto
O termo "blunt cut" se refere o cortes "abruptos", com linhas retas bem marcadas e precisas. Isso não dignifica que todos necessariamente vão ter pontas totalmente horizontais. Em alguns casos, o modelo que a cliente deseja é um corte angulado, com a frente mais comprida ou ou lago mais longo que o outro. O que faz dele "blunt" é que as linhas são bem certinhas e definidas ao redor de toda a cabeça, sem graduação, camadas ou mechas desfiadas. Para criar o visual exato que sua cliente deseja, peça para ela mostrar algumas fotos e explicar bem o que procura para que não naja nenhum mal entendido.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
2) Cortar o cabelo da cliente com a cabeça reta o tempo inteiro
Na hora de cortar o cabelo de uma cliente, é comum que os cabeleireiros peçam às clientes e fiquem com a cabeça bem alinhada para que o corte fique simétrico. Esse cuidado é muito importante nos cabelos retos, em que qualquer diferença ou ponta torta fica mais visível. No entanto, também é importante lembrar que no dia a dia as pessoas se movimentam e que o corte precisa estar bonito e bem acabado em todos os ângulos. Por isso, uma boa dica é pedir que ela abaixe a cabeça como se fosse fazer o queixo tocar no peito ao final do corte, para que você possa aparar as pontas de baixo de ficam mais compridas e torná-las mais curtas. Assim, independente do ângulo que a cabeça se movimentar, o acabamento por fora ficará perfeito.
3) Cortar o cabelo somente enquanto está molhado ou seco
Outra prática comum entre os cabeleireiros é só cortar cabelos molhados, enquanto outros só trabalham com os cabelos secos. No caso do corte reto, o ideal é uma combinação dos dois, criando a estrutura do corte enquanto está molhado e acertando as pontas depois de secá-las. Se você tem uma preferência específica para cortar cabelos que te proporciona mais segurança, pode utilizar a técnica sem problemas. Só não esqueça de conferir se as pontas estão bem certinhas tanto molhadas quanto secas e de apará-las conforme for necessário.
Na hora da finalização, a melhor maneira de garantir que o acabamento está certinho é secar o cabelo da maneira como a pessoa utiliza no dia a dia. Para estilizar um cabelo bem liso, utilize algumas gotinhas de um óleo como Liss Unlimited, de L'Oréal Professionnel, para deixar possíveis fios arrepiados alinhados e polidos e facilitar a visualização do corte. a loção Liss Control também é uma boa pedida para proteger do calor e garantir o acabamento super liso que valoriza o blunt cut. Se a cliente tiver cabelos ondulados ou cacheados, o spray PLI, de L'Oréal Professionnel, oferece proteção térmica e realça a ondulação da textura, garantindo mais durabilidade para o styling.
4) Não usar um guia para acertar o ângulo
Usar os dedos para guiar o comprimento das mechas á uma técnica eficaz em cortes em camadas ou bem repicados, mas em modelos que exigem total precisão, é melhor utilizar uma ferramenta mais certeira. Um pente de cor clara, por exemplo, vai criar contraste com cabelos escuros e permitir que você perceba facilmente se as pontas estão realmente retas ou levemente diagonais. Está cortando cabelos claros? Use um pente preto para tornar os detalhes mais perceptíveis. Esse cuidado vai te ajudar a criar um comprimento uniforme e conferir o acabamento perfeito que é marca registrada dos blunt cuts.
Publicado por: Barbara Gonçalves, Sexta-feira 12 de abril de 2019 - 11h40
Mais Área Pro

Tudo sobre Blondage High Bright, lançamento de Redken para recuperar o brilho do cabelo loiro

Cabelo cacheado: como usar Curl Expression de L'Oréal no seu salão de beleza

Curso de cabeleireiro: 6 opções gratuitas na plataforma L'Oréal Access
Últimas matérias

10 dicas para manter a cor dos cabelos ruivos vibrante por mais tempo

Veja 10 dicas para manter seus cachos bonitos e definidos

Vai platinar o cabelo? Expert conta 4 cuidados com o loiro após descolorir

Cabelo quebrou na hora da descoloração: o que fazer quando os fios sofrem um corte químico

Tudo sobre loiro perolado: nuances, como apostar e como cuidar da cor

Day after: 6 penteados e dicas de finalização para cacheados, crespos e ondulados