
Fil Freitas

Especialista em corte, cor e na técnica "free hand" para balayages com aparência natural e iluminada
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Muitas pessoas se dedicam para manter o cabelo sempre bonito e saudável, mas a verdade é que tanto a beleza quanto a saúde dos fios começam no couro cabeludo. É a partir dele que a fibra capilar cresce e se sustenta, então é fundamental que a região esteja sempre limpa, equilibrada e hidratada para o cabelo crescer com força, brilho e maciez. Ter um couro cabeludo saudável não precisa ser um desafio; com alguns hábitos simples, você pode tratar qualquer desequilíbrio na região e resgatar a saúde das madeixas. Reunimos 4 dicas importantes para te ajudar nessa missão, confira!
Veja também: 6 produtos para cuidar do couro cabeludo em casa!
1) Conheça as características de um couro cabeludo saudável e os problemas mais comuns
O couro cabeludo saudável é aquele que não demonstra sinais de irritação ou sensibilidade. Ele é hidratado porém não oleoso demais, e oferece um ambiente propício para o crescimento normal dos fios. Para cuidar da região, é importante conhecer os principais sinais de que algo não vai bem com a pele ou a raiz o cabelo. A caspa, que é uma descamação que pode ser branca ou amarelada, pode indicar tanto excesso de oleosidade quanto ressecamento e ação de fungos. Vermelhidão, machucados e coceira também podem indicar um desiquilíbrio, seja uma reação alérgica, ressecamento, excesso de lavagens e arranhões feitos pelas unhas na hora de esfregar o shampoo. Para ter certeza de que tipo de cuidado seu couro cabeludo precisa, o melhor é visitar um tricologista para uma avaliação médica e um cabeleireiro para realizar um diagnóstico capilar, onde o profissional vai avaliar os fios da raiz as pontas para te recomendar os melhores produtos e tratamentos.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
2) Para acabar com a caspa no cabelo é preciso seguir uma rotina de tratamento
A caspa no couro cabeludo é um quadro muito comum em todo o mundo e pode afetar pessoas com todas as idades e tipos de fio. Ao contrário do que muitos pensam, a descamação não está ligada à falta de higiene; ela é simplesmente uma reação do corpo, geralmente à presença de algum tipo de fungo, ao ressecamento da pele ou à produção excessiva de sebo. Tanto a caspa seca, que é mais esbranquiçada e se solta facilmente, quanto a oleosa, que é mais amarelada e fica agarrada nos fios, devem ser tratadas com um shampoo anticaspa que contenha ação anti-inflamatória. O shampoo Instant Clear, de L'Oréal Professionnel, é um dos mais recomendados pelos experts não apenas elimina a caspa como também protege contra a volta dos fungos, além de diminuir a irritação e a coceira graças à ação antimicrobiana e antibactericida. Ele pode ser usado em todas as lavagens ou intercalado com outra fórmula, desde que seja usado pelo menos uma vez por semana. Para tratar quadros mais intensos, siga cuidadosamente as orientações do médico ou do cabeleireiro.
3) Ao lavar o cabelo, a temperatura da água faz toda a diferença
Um hábito muito comum que pode estar prejudicando a saúde do seu couro cabeludo é lavar o cabelo com água quente. Por mais que o banho fique mais relaxante, a alta temperatura pode ressecar tanto a pele quanto os fios, o que em alguns casos pode piorar a oleosidade em excesso (no caso de quem já tem essa pré-disposição) ou agravar o quadro da caspa. Além disso, a tendência é que o hábito deixe os fios opacos e sem vida. A dica dos experts é sempre manter a água sempre morna ou fria, o que vai reduzir a dilatação das cutículas da fibra e mantê-la mais saudável, além de ajudar a recuperar o equilíbrio da pele do couro cabeludo, controlando a oleosidade e a descamação.
Outro detalhe importante é a frequência da lavagem. Mesmo com a água na temperatura certa e usando bons produtos, lavar o cabelo todo dia sem necessidade pode ressecar o couro cabeludo com o tempo. Apenas cabelos oleosos e muito oleosos costumam precisar de higienizações tão frequentes; nos demais casos, é importante preservar um pouco da oleosidade natural dos fios para manter o couro cabeludo hidratado. Por isso, vale a pena dar um ou dois dias de intervalo entre as lavagens.
4) O cabelo oleoso pode deixar o couro cabeludo irritado
Outra reclamação muito recebida nos salões de beleza é a respeito do cabelo muito oleoso. O couro cabeludo que produz mais sebo do que o normal geralmente precisa ser lavado todo dia, especialmente por quem tem cabelo fino ou ralo, em que a oleosidade se espalha mais facilmente. Essa higiene frequente pode ser cansativa, mas é fundamental para evitar que o sebo obstrua os folículos capilares e atrapalhe o crescimento. O segredo para manter os fios limpos e frescos por mais tempo é otimizar a limpeza com um shampoo específico para cabelo oleoso, como o Pure Resource, de L'Oréal Professionnel. Ele pode ser usado diariamente e ajuda a preservar a leveza dos fios, purificando o couro cabeludo e reduzindo a coceira. Se lavar a cabeça todo dia fizer parte da sua rotina, é importante lembrar de usar um bom condicionador nas pontas para evitar ressecar o cabelo. "Se você tem um cabelo de repente mais oleoso, mais fininho, usar um shampoo como Pure Resource e condicionador mais nutritivo. O legal é mesclar linhas porque cada cabelo é único", afirma o hairstylist Fil Freitas, embaixador L'Oréal Professionnel. Assim, vai atender às diferentes necessidades do fio e mantê-lo saudável por completo.
Visite um salão de beleza para cuidar dos cabelos com um expert!
Publicado por: Barbara Gonçalves, Terça-feira 03 de dezembro de 2019 - 10h09
Mais Dicas de experts

5 passos para acabar com o frizz do cabelo cacheado e crespo no inverno

5 segredos para tratar cabelo quebrado rapidamente

É melhor pintar o cabelo antes ou depois da progressiva?
Últimas matérias

Como ficar ruiva iluminada? Expert dá o passo a passo para conquistar a nuance

Descobrimos o passo a passo para deixar a franja cortininha perfeita!

5 passos para acabar com o frizz do cabelo cacheado e crespo no inverno

5 segredos para tratar cabelo quebrado rapidamente

Cabelo curto castanho claro: 20 fotos de curtinhos até cortes no ombro

Corte de cabelo para rosto redondo: 7 tendências para curtos, médios e longos