
Se você gosta de mudar sempre a cor dos fios, existem alguns cuidados que podem ser tomados para minimizar os danos desses processos

Michael Ribeiro

Hairstylist, visagista e ID Artist L'Oréal Professionnel
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Se você tem paixão por mudar de visual, sabe como uma transformação na cor dos fios pode mudar a sua textura, toque e aparência. Isso acontece porque a coloração usada possui química, o que pode danificar os fios e alterar a estrutura da fibra capilar. Para evitar que isso aconteça em cada mudança, o Segredos de Salão reuniu 5 dicas contadas por coloristas experts no assunto, como o californiano Johnny Ramirez. Confira!
1) Planejamento é tudo para quem muda sempre de cor de cabelo
Tanto você, quanto seu colorista, precisam se preparar bem antes de uma mudança, afinal, alterar drasticamente a cor do cabelo nem sempre é um processo fácil. Por isso, faça um planejamento e agende visitas ao salão cerca de um mês antes da real transformação para definir, junto com o seu hairstylist, a cor e a técnica que serão usadas. Além disso, você pode também analisar o estado da sua fibra capilar e, caso ache necessário, realizar tratamentos de reconstrução para fortalecê-la.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
2) O processo não precisa ser todo feito no mesmo dia, tenha paciência
Outro aprendizado essencial para quem gosta de mudar sempre de coloração é saber que a paciência é necessária em quase todos os momentos. Por exemplo, se você é morena e quer ficar loira, pode ser que seja necessária mais de uma ida ao salão. "A nossa prioridade deve ser sempre preservar o cabelo, a sua integridade. Então, para não agredir muito a fibra capilar, podemos realizar a mudança com calma, respeitando o seu tempo", contou o ID Artist L'Oréal Professionnel Michael Ribeiro.
3) Nem todas as mudanças de cor causam os mesmos danos
Como explicou o ID Artist Bruno Salami, cada tipo de mudança precisa de um processo para ser feita e, por isso, os cuidados necessários depois são diferentes. "Para chegar a uma cor mais escura ou avermelhada, por exemplo, que são mais fáceis de atingir, nem sempre é necessário usar uma coloração permanente com amônia, o que faz com que o tratamentos de manutenção da cor seja o principal cuidado", explicou.
Já no caso de uma descoloração global ou a criação de mechas, os danos causados acontecem na fibra capilar, que perde matéria e outros nutrientes essenciais para a sua saúde. Nessa situação, os tratamentos mais indicados são de reconstrução e nutrição. Vale até investir em um cronograma capilar, queridinho entre as beauty addicts.
4) Você pode apenas "maquiar" as suas mechas sem uma mudança definitiva
Se você é adepta das mechas, mas anda desejando madeixas escuras para a próxima estação, vale apostar em uma "maquiagem" para as nuances em vez de mudar definitivamente. "Use um tonalizante para escurecer os pontos descoloridos, pois, com o tempo, a nuance vai desbotando naturalmente e as mechas voltam a aparecer, como um efeito do sol. É perfeito para quem deseja uma transformação que não danifique tanto a fibra capilar", indicou o colorista Johnny Ramirez para a "Teen Vogue".
5) Existem produtos que possibilitam mudanças com menos danos à fibra capilar
Graças ao avanço da tecnologia, hoje contamos com produtos que preservam a estrutura da fibra capilar mesmo após processos químicos como a coloração, descoloração ou alisamento, como Smartbond, de L'Oréal Professionnel. "Podemos adicionar o produto à mistura com o descolorante ou coloração, sem alterar a sua textura e eficácia, até ajudando a manter o clareamento da mesma maneira", indicou o expert carioca Fil Freitas.
Com essas dicas ficou mais fácil se jogar em uma mudança né? ;)
Publicado por: Juliana Hansen, Segunda-feira 13 de fevereiro de 2017 - 05h05
Mais O Poder da Cor

Tons de ruivo: 5 nuances que são tendência para o outono e inverno 2021

Morena iluminada com raiz esfumada: 10 fotos da coloração que cria luzes no cabelo com efeito natural

Cabelo castanho claro: 4 nuances e técnicas diferentes para clarear os fios escuros
Últimas matérias

Quer ter cabelos longos? Saiba 5 motivos para inserir a ampola na sua rotina capilar

Shampoo para cabelos grisalhos: 4 coisas que você precisa saber antes de escolher o seu

3 cortes para escolher enquanto espera o cabelo crescer

Cabelo cacheado masculino: 3 ideias atuais de cortes + dicas para cachear os fios

Corte chanel em cabelo claro: 15 fotos do visual em loiros e castanhos + dicas para estilizar os fios

Projeto rapunzel: saiba como montar um cronograma capilar para fazer o cabelo crescer