
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Fidelizar os clientes de um salão de beleza ou de uma barbearia é resultado da combinação de bom atendimento, serviço de qualidade e um diferencial pessoal de cada profissional. Os homens costumam visitar o mesmo barbeiro por anos após encontrarem um que conquiste sua confiança, então é fundamental tratar cada cliente como único e se esforçar para fazer sempre o seu melhor para que ele se sinta confortável e satisfeito com o seu trabalho. Para te ajudar nessa missão, reunimos 5 conselhos que podem ajudar a transformar um bom barbeiro em um excelente profissional, e tudo começa com o desejo de melhorar. Confira!
Veja também: 6 conselhos de cabeleireiros renomados para novos profissionais!
1) Estudar por conta própria é tão importante quanto fazer cursos
Em qualquer área de atuação, estar sempre estudando, se atualizando e aprendendo é fundamental para ser um bom profissional e não ser deixado para trás por colegas mais bem preparados. No entanto, em um mercado agitado como o da beleza, em que novas tendências e técnicas surgem a todo momento, é ainda mais importante ter iniciativa de aprender por contra própria. Seguir barbeiros que são referência na indústria, assistir tutoriais de outros profissionais online, pesquisar lançamentos e novidades do mercado e ler o máximo possível sobre moda e beleza são atitudes simples que vão te manter atualizado e preparado para atender todos os clientes com total segurança de que pode oferecer o que há de melhor no mercado. Caso contrário, você pode ficar desatualizado sobre os desejos dos clientes hoje em dia.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
2) Conheça técnicas diferentes para criar cortes de cabelo masculino clássicos
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o mercado de beleza masculino é muito rico e variado. Além de centenas de opções de cortes de cabelo diferentes para cada tipo de fio, há também diversas maneiras de criar cada visual. É muito importante conhecer técnicas diferentes para os modelos mais famosos para personalizar o atendimento de cada cliente. O cabelo degradê, por exemplo, geralmente é feito de baixo para cima, mas muitos profissionais preferem seguir de cima para baixo para ter mais controle sobre a graduação que é feita. A escolha entre cortar o cabelo cabelo seco ou molhado também varia de acordo com cada profissional. É importante conhecer todas as opções antes de escolher uma favorita para se certificar que que está sempre bem capacitado para os atendimentos.
3) Leve em consideração as características do cliente antes de fazer o corte
Assim como para as mulheres, os cabelos masculinos também podem ser finos, grossos, cheios, ralos, oleosos, secos, e tudo isso influencia no resultado da mudança de visual. É muito importante lembrar que cada cliente é único e um mesmo corte ou cor pode ter efeitos diferentes em cada pessoa dependendo das características do fio e do rosto. "Acredito que essa personalização ainda é o melhor caminho do que você falar simplesmente de tendência", afirma o hairstylist Ivaldo Lima, embaixador L'Oréal Professionnel. "O grande bacana é você ser diferenciado, é você personalizar essa cliente. Dentro do visagismo, isso significa você olhar para a pessoa e ver de acordo com o formato de rosto, a cor da pele, o que vai harmonizar o visual, representar mais força, ter mais atitude", conta. Como muitos homens usam cabelo curto, o corte pode ajudar até a esculpir o formato da cabeça, então é fundamental escutar as necessidades de cada pessoa que senta em sua cadeira antes de começar o serviço.
4) Concentre-se em criar um contorno perfeito
O contorno é a parte mais visível do corte curto, especialmente em cabelos masculinos. Como o corte em si pode variar de visual de acordo com o tipo de fio e a finalização realizada, é fundamental que o contorno esteja sempre impecável para valorizar o styling que o cliente desejar experimentar. Quer ele use barba ou não, os fios ao redor do rosto, das orelhas e da nuca devem ser aparados com precisão - o que não significa necessariamente um formato muito desenhado ou geométrico. Basta seguir as linhas naturais do couro cabeludo, eliminando só o que foge dessa área. Isso vai garantir um acabamento limpo e afiado, que eleva o nível de qualquer corte.
5) Não subestime o poder de uma finalização para cabelo masculino caprichada
A finalização faz toda a diferença no resultado do corte, uma vez que cada modelo pode ser estilizado de várias maneiras diferentes. Use um secador e um produto de styling para explorar o potencial do corte que foi feito e ensine seus clientes a recriarem o visual do salão em casa. Mostrar diferentes possibilidades de acabamento, indicar os melhores produtos para aquele visual ou tipo de fio e demonstrar a forma correta de aplicar cada um são cuidados simples, que consomem poucos minutos no dia a dia, mas que podem fazer toda a diferença para o cliente. Com essas informações, você evita que ele se decepcione com o corte depois de lavar o cabelo em casa sem saber como conseguir o visual criado na barbearia. Quando esse controle está nas mãos dele, você conquista sua confiança. "Eu procuro sempre botar a personalização do atendimento em primeiro lugar para fidelizar a pessoa. Ela jamais vai deixar você, nem vai trocar você, porque ela tem segurança e sabe que você vai fazer o melhor para ela", afirma Ivaldo.
Publicado por: Barbara Gonçalves, Sexta-feira 07 de dezembro de 2018 - 14h00
Mais Área Pro

Cabelo cacheado: como usar Curl Expression de L'Oréal no seu salão de beleza

Curso de cabeleireiro: 6 opções gratuitas na plataforma L'Oréal Access

Cabeleireiros dão 4 dicas para ter um salão de beleza de sucesso
Últimas matérias

Qual a diferença entre cabelo cacheado e cabelo crespo? Especialista explica e dá dicas para cuidar dos fios

Shampoo para cabelo loiro: 6 opções para revitalizar a cor e cuidar dos fios

6 produtos de cabelo lançados no segundo semestre de 2022 que você vai amar!

Vitamina C dá brilho instantâneo aos cabelos loiros. Saiba como usar!

Cabelo loiro mel: 5 passos para cuidar em casa e manter a cor dos fios sempre luminosa

Oxidação do cabelo colorido: o que é o fenômeno e como proteger os fios do desbotamento