
Sandra Oliveira

Hairstylist especialista em mechas, cor e tratamento
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Muitas pessoas que usam cabelo loiro ao longo do ano gostam de escurecer os fios durante o inverno, já que a estação é marcada por tonalidades mais fechadas e misteriosas. A mudança pode ser uma ótima maneira de renovar as energias e experimentar um look diferente, mas o processo de coloração não é tão simples quanto parece e exige o acompanhamento de um profissional de confiança para criar um resultado uniforme e natural. Se você está pensando em escurecer o cabelo loiro nesse temporada, confira 6 dicas certeiras para passar pela transformação da melhor forma possível.
Veja também: 7 cortes de cabelo que são tendência para o inverno!
Dica 1) Antes de escurecer o cabelo, é importante tratar a fibra capilar
Para escurecer o cabelo e conquistar uma cor uniforme e bonita, é preciso que o fio esteja saudável e bem cuidado. "Tratamento é a base de tudo, tanto antes quanto depois da mudança", afirma a hairstylist e Expert K, Sandra Oliveira. Um cabelo danificado, poroso ou sensibilizado não vai reter tâo bem os pigmentos e pode acabar com um aspecto ainda mais ressecado depois da aplicação da coloração escura. Como o cabelo com luzes ou descolorido tende a ser mais fragilizado, lembre-se de realizar um diagnóstico capilar com o cabeleireiro algumas semanas antes de mudar a cor para ele te orientar a respeito dos tratamentos mais adequados para fortalecer e reparar seus fios e criar a base perfeita para seu novo visual.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Dica 2) Experimente usar um tonalizante para escurecer o cabelo
Se o seu objetivo é usar o cabelo escuro somente por alguns meses e depois clareá-lo novamente, Sandra recomenda usar um tonalizante em vez de uma coloração permanente. "Como vai vir uma próxima estação e você vai querer mudar de novo, utilizar o tonalizante permite que você tenha uma durabilidade para a cor sem mudar bruscamente essa fibra", explica a expert. "Quando quiser voltar para o cabelo loiro, é só você fazer um pouco mais de mechas para reavivar essa cor de novo", afirma. Em um cabelo com coloração permanente, seria preciso primeiro realizar os pigmentos escuros para só depois clarear os fios, e muitas vezes demora algumas sessões para chegar a tons claros. Com isso, o processo acabaria sendo bem mais longo.
Dica 3) Pode ser preciso fazer uma pré pigmentação para conquistar uma cor uniforme
Quem tem o cabelo loiro claro ou platinado e quer adotar fios escuros pode precisar fazer uma pré-pigmentação antes de aplicar a coloração desejada se quiser um resultado mais duradouro e uniforme. Uma base muito clara pode fazer a cor escura ficar meio manchada e desbotar mais rápido, então os cabeleireiros costumam aplicar primeiro uma camada de pigmentos quentes para criar uma base mais próxima da cor final e facilitar a fixação. Só então o profissional vai aplicar a coloração desejada, resultando em uma nuance mais intensa, duradoura e homogênea.
Dica 4) Fazer luzes invertidas podem ser uma boa opção
Fazer luzes no cabelo é o processo mais comum para clarear os fios, mas também existe uma versão usada para escurecer as madeixas. O nome do visual é luzes invertidas e, em vez de as mechas serem criadas com tons de loiro, elas são feitas com nuances mais escuras. Assim, as partes que já estavam loiras se transformam em detalhes do visual em vez de serem o foco principal. O cabeleireiro pode escurecer a raiz, criar uma passagem de cor em degradê e fazer algumas mechas invertidas no comprimento e nas pontas para transformar o cabelo loiro em um cabelo escuro com mechas loiras.
Dica 5) Cuide do cabelo que foi escurecido para preservar a cor
A mudanças no clima e na umidade que ocorrem no Inverno já são suficientes para exigir alguns ajustes na rotina de cuidados com os fios, mas depois de escurecer os fios é ainda mais necessário criar o hábito de cuidar bem da fibra capilar. "É importante realizar um diagnóstico capilar com o cabeleireiro e diversificar os tratamentos, assim teremos uma fibra fortalecida, com brilho e uma durabilidade maior para a cor", afirma Sandra. Para proteger o pigmento do desbotamento, é bom evitar lavar a cabeça todo dia e investir em bons produtos. A expert recomenda a linha Chromatique, de L'Oréal Professionnel. "O que mais me surpreendeu na linha foi a maciez e a durabilidade do brilho que ela proporciona. Mesmo em fios sensibilizados por mechas e coloração, ela consegue devolver a textura de um fio tratado", contou. A coleção conta com um shampoo para cabelos muito sensibilizados, um para fios menos sensibilizados, uma máscara para cabelo grosso, uma para cabelo fino, um condicionador suave e um leave-in de tratamento, então você pode personalizar seu kit com os itens que atendem melhor às suas necessidades.
Publicado por: Barbara Gonçalves, Terça-feira 30 de julho de 2019 - 16h48
Mais O Poder da Cor

10 dicas para manter a cor dos cabelos ruivos vibrante por mais tempo

Tudo sobre loiro perolado: nuances, como apostar e como cuidar da cor

16 antes e depois de castanho claro dourado e dicas para cuidar da nuance
Últimas matérias

10 dicas para manter a cor dos cabelos ruivos vibrante por mais tempo

Veja 10 dicas para manter seus cachos bonitos e definidos

Vai platinar o cabelo? Expert conta 4 cuidados com o loiro após descolorir

Cabelo quebrou na hora da descoloração: o que fazer quando os fios sofrem um corte químico

Tudo sobre loiro perolado: nuances, como apostar e como cuidar da cor

Day after: 6 penteados e dicas de finalização para cacheados, crespos e ondulados