
Fred Silveira

Hairstylist, make up artist e expert em loiros
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Aprender a fazer chapinha sozinha como um profissional ajuda muitas mulheres a adotarem o cabelo liso no dia a dia e variarem de visual sempre que quiserem. Na hora do styling, é importante seguir alguns passos para manter os fios saudáveis e protegidos dos danos causados pelo calor extremo do aparelho. Dessa forma, você evita o ressecamento e a opacidade e garante um resultado mais bonito e duradouro. Reunimos 5 dicas práticas e valiosas para te ensinar a fazer chapinha como um profissional e conquistar um cabelo liso alinhado, sedoso e muito polido. Confira!
Veja também: 5 penteados para fazer com chapinha
1) Use um bom protetor térmico para fazer chapinha no cabelo como um profissional
O primeiro passo para fazer chapinha no cabelo sozinha com resultado impecável é investir em um bom protetor térmico. Esse produto funciona criando uma espécie de barreira isolante que impede que as altas temperaturas do secador e da chapinha danifiquem a fibra capilar, o que previne danos como ressecamento e toque áspero. Se você tem os fios coloridos ou com luzes, ele é ainda mais importante, como explica o hairstylist Fred Silveira, artista L'Oréal Professionnel. "Usar um protetor térmico é fundamental para ter um cabelo colorido saudável e bonito, pois ele evita que a cor desbote e que o fio fique rígido", conta o expert. Saber aplicar o produto forma correta também faz toda diferença para aumentar a proteção ao redor do fio. Com as madeixas lavadas, retire o excesso de umidade com uma toalha e aplique o produto no comprimento e pontas, massageando os fios para garantir uma aplicação uniforme. Evite aplicar o creme na raiz para não correr o risco de deixá-la oleosa e prejudicar o resultado da escovação. Nossa dica é apostar no leave-in Liss Control, desenvolvido especialmente para proteger a fibra antes da escova. Ele ainda conta com filtro UV com 24 horas de duração e ação anti umidade que previne a formação de frizz, garantindo um efeito alinhado e disciplinado por muito mais tempo.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
2) Conquiste o cabelo liso polido e sedoso alisando os fios com o secador antes de passar chapinha
Para quem cabelo cacheado ou crespo, pode parecer difícil fazer chapinha como um profissional e conquistar aquele aspecto super polido para variar no visual. No entanto, com os truques certos, fica mais fácil atingir esse objetivo. Antes de usar o aparelho, você pode optar por escovar os fios com o secador para deixar fibra mais alinhada, o que vai facilitar a ação da chapinha depois e garantir um resultado muito mais duradouro. Para dar um toque de naturalidade e manter a escova intacta por ainda mais tempo, dedique uma atenção especial à raiz, escovando com cuidado para deixá-la esticada antes de passar a chapinha. Assim, você garante um liso mais uniforme, tem mais controle sobre o volume e evita que ela comece a retomar sua textura original antes do comprimento por causa da umidade do couro cabeludo.
3) Para fazer chapinha no cabelo como um profissional, divida os fios em mechas finas
Outra dica fundamental para fazer chapinha em casa é dividir o cabelo em mechas finas. Essa é a melhor forma de garantir que o aparelho entre em contato com todos os fios igualmente, garantindo um efeito muito mais alinhado, polido e duradouro. Se as mechas forem muito grossas, você provavelmente vai precisar passá-las pela ferramenta mais vezes para conseguir o resultado liso, o que aumenta as chances de danificar o cabelo pelo contato repetido com o calor extremo. Além disso, também é importante escolher a ferramenta adequada: para fios naturalmente finos pode ser interessante optar por um modelo mais compacto, enquanto os volumosos pedem aparelhos maiores para uma escovação mais rápida e confortável. Um dos cuidados essenciais para prevenir danos é evitar usar a potência máxima da chapinha, então dê preferência às que permitem regular a temperatura para não correr o risco de queimar ou quebrar as madeixas.
4) Deslize a chapinha no cabelo de uma só vez para criar um liso polido e sedoso
Quando o assunto é fazer chapinha no cabelo sozinha com resultado de salão, a forma como você passa a ferramenta pelos fios faz toda diferença. Se você deslizar o aparelho muito rápido, o calor não conseguirá penetrar na fibra e será preciso repetir o processo mais algumas vezes para chegar até o resultado liso polido, mas os movimentos muito lentos e minuciosos também aumentam o risco de os fios queimarem. Ambas as técnicas podem deixar a fibra mais ressecada, então o ideal é encontrar um meio termo que deixe o processo mais seguro e ainda garanta o efeito alinhado. A dica é deslizar a chapinha em cada mecha de uma vez só, evitando parar no meio do caminho para não concentrar o calor em uma parte específica do cabelo. Comece sempre de cima para baixo, isto é, da raiz em direção às pontas. Depois que terminar a escovação, você pode dar uma atenção especial às pontas, inclinando um pouco o aparelho para dentro para conquistar um acabamento natural.
5) Termine a escovação com o jato frio do secador para prolongar a durabilidade do styling
Um dos maiores segredos para fazer chapinha como um profissional é finalizar a escovação com o jato frio do secador. Além de ajudar a amenizar o frizz e os fios arrepiados que podem surgir depois do processo, essa técnica também vai realçar o brilho do cabelo e prolongar a durabilidade do styling, já que faz os fios esfriarem mais rápido antes que amassem ou absorvam umidade. Se quiser, você pode usar um spray como Infinium, de L'Oréal Professionnel, para garantir uma fixação mais forte sem perder a naturalidade. Se o seu objetivo é deixar o cabelo liso por alguns dias, experimente controlar a oleosidade da raiz com um shampoo seco, fazendo com que o couro cabeludo mantenha seu frescor e fios ganhem um toque extra de volume.
Publicado por: Maria Antonia Rocha, Sexta-feira 12 de junho de 2020 - 09h10
Mais Cabelo liso

Cabelo ressecado nas pontas: como tratar os fios secos com a hidratação capilar

4 dicas para cuidar do cabelo se você faz escova toda semana

Melhor shampoo para cabelo liso: como escolher de acordo com seu tipo de fio
Últimas matérias

Hidratação capilar com ácido hialurônico: tudo sobre o ingrediente que vai revitalizar seus fios

Cor de cabelo castanho médio: tudo sobre o tom escuro e natural que vai te conquistar

Cabelo danificado, elástico e quebradiço: 5 dicas para salvar seus fios

Como fazer ondas no cabelo: 3 técnicas para experimentar no verão

Hidratação para cabelo fino: como deixar os fios macios e brilhosos sem pesar

Cortar o cabelo não faz ele crescer: conheça o segredo para preservar o comprimento sem aparar as pontas