
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Um dos principais dilemas de quem tem cabelo fino é encontrar produtos e tratamentos que atendam às necessidades de hidratação dos fios sem deixá-los pesados ou sem volume. O condicionador é um dos itens da rotina que mais provocam dúvidas. Afinal, o cabelo fino precisa desse ritual? Como utilizar o produto da melhor forma nesse tipo de fio? Reunimos respostas para essas e outras questões com 5 dicas para aproveitar todo o potencial do condicionador para cabelos finos e conseguir madeixas mais encorpadas, leves e radiantes. Confira!
Leia mais: 3 dicas de expert para montar a rotina de cuidados perfeita para o cabelo fino!
1) Quem tem cabelo fino precisa usar condicionador?
O condicionador é uma etapa muito importante da rotina de cuidados com os cabelos de todos os tipos, incluindo os finos. O shampoo retira as impurezas e o excesso de oleosidade dos fios, então é importante prosseguir seu enxágue com o uso de um condicionador para devolver a maciez e o brilho da fibra capilar, além de facilitar o processo de desembaraçar o cabelo depois do banho. Outro fator importante é que o condicionador faz parte de uma linha de tratamento, então ele ajuda a potencializar os princípios ativos do shampoo. Uma coleção voltada para cabelos loiros, por exemplo, vai ter efeitos mais duradouros se todos os produtos forem utilizados. O mesmo ocorre com fórmulas específicas para fortalecimento, controle de frizz, ação anti desbotamento e muitas outras.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
2) Como escolher o condicionador certo para cabelos finos
Assim como todos os outros produtos de cabelo, o condicionador deve ser escolhido de acordo com as características dos seus fios. No caso dos cabelos finos, o ideal é optar por fórmulas leves e hidratantes, que não sobrecarreguem a fibra e não tenham consistência tão pesada. A linha Volumetry, de L'Oréal Professionnel, oferece uma dupla de shampoo e condicionador especiais para quem gostaria de ter madeixas mais encorpadas e fortes. Os ativos Intra-Cylane e Hydralight reestruturam a fibra capilar e hidratam o fio para realçar o brilho, a maciez e o movimento nos cabelos finos com o uso diário. Você também pode alternar a linha com outra que atenda uma necessidade específica do cabelo, como os cuidados com a coloração ou a ação anticaspa. Converse com seu cabeleireiro para encontrar os melhores produtos para cuidar das madeixas no dia a dia.
3) Aprenda a aplicar o condicionador corretamente
A maneira como o produto de cabelo é aplicado pode fazer toda a diferença em sua performance e seus resultados. Um erro comum na aplicação do condicionador é usar da mesma forma que o shampoo, passando desde a raiz até as pontas. No entanto, é importante lembrar que a principal função do condicionador é a hidratação. A raiz do cabelo não tem necessidade desse tipo de tratamento porque recebe a oleosidade natural do couro cabeludo. Aplicar condicionador nessa região pode deixar os fios melados e pesados, o que só prejudica a aparência do cabelo fino. Em vez disso, aplique somente no comprimento e nas pontas, massageando bem e enxaguando abundantemente em seguida, até remover todos os resíduos que podem pesar na fibra.
4) Como saber se é melhor usar condicionador ou máscara?
Em alguns casos, o condicionador pode ser substituído por uma máscara de tratamento. Geralmente, os cabeleireiros recomendam essa mudança para quem fez luzes no cabelo ou passou por algum tipo de procedimento químico. "Quanto mais claro for o cabelo, mais você vai trocar o condicionador pela máscara para manter a frequência de hidratação", comenta o hairstylist Bruno Viana, embaixador L'Oréal Professionnel. Para quem tem cabelo fino, o ideal é fazer esse ritual mais profundo com máscara somente uma vez por semana. "Indico usar máscaras como Nutrifier e Inforcer, que são muito hidratantes e condicionam bem o fio", conta o expert. Nutrifier é uma linha com óleo de coco e Glycerol voltada para a nutrição capilar, enquanto Inforcer é feita com vitamina b6 e biotina para fortalecer a fibra e reduzir a quebra. Seja qual for a sua escolha, certifique-se que é um produto indicado para o seu tipo de fio.
5) Quando substituir o condicionador por um leave-in
Também há quem opte pela substituição do condicionador pelo leave-in. Os condicionadores tradicionais costumam ser mais densos porque são enxaguados após a aplicação, enquanto os produtos tipo leave-in não têm enxágue, então precisam ser mais leves para não pesarem nos fios. Os finalizadores de efeito hidratante são recomendados em casos de cabelos finos que precisam de mais controle antifrizz ou para pessoas que fazem muitos penteados e precisam que as madeixas fiquem menos escorregadias. Eles adicionam uma camada extra de proteção à fibra capilar, então retêm a umidade dentro de cada haste e diminuem os fios arrepiados. Para saber qual é a melhor opção para o seu caso, converse com um hairstylist da sua confiança.
Publicado por: Barbara Gonçalves, Quarta-feira 19 de dezembro de 2018 - 14h38
Mais Cabelo fino

Cabelo quebradiço e fino: saiba como tratar com os produtos corretos em casa

Cronograma capilar para cabelos finos: saiba montar a sua rotina de cuidados

Hidratação para cabelos ressecados e finos: 4 motivos para investir em Redken All Soft
Últimas matérias

Cabelo curto com luzes platinadas: veja 20 inspirações

Como fazer hidratação no cabelo antes da escova? 4 segredos para evitar danos do secador

9 penteados para cabelos cacheados ideais para o trabalho

Cabelo acaju: púrpura, acobreado, dourado e mais nuances para inspirar

Aprenda 5 dicas para tirar o frizz do cabelo loiro

Balayage no cabelo preto: dicas de nuances, técnicas e como evitar reflexos avermelhados