
Marceli Nakashima

Hairstylist especialista em corte, cor e alongamento
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
O óleo capilar é um produto coringa, que oferece diversos benefícios para tratar diferentes problemas capilares, como cabelos ressecados, pontas secas, frizz excessivo e ainda proporcionar muito brilho e maciez às madeixas. Ele ajuda a tornar todo dia um good hair day, porém, o efeito satisfatório do óleo capilar depende da aplicação correta. Mesmo que os benefícios para o cabelo sejam indiscutíveis, ainda podem surgir algumas dúvidas quanto à utilização e aplicação do óleo capilar: a técnica apropriada, a quantidade aplicada e o tempo de ação podem fazer toda a diferença no resultado. Para te ajudar a conquistar madeixas macias, brilhantes e nutridas, conversamos com a hairstylist e Expert K, Marceli Nakashima, que responde as dúvidas mais importantes sobre a utilização do óleo capilar. Confira!
Veja também: 10 dicas de hidratação para cabelos saudáveis e livres de ressecamento
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
1) Posso usar qualquer tipo de óleo nos cabelos?
Não. Apenas os óleos capilares, produzidos especialmente para serem usados nos cabelos são indicados para tratar os fios. Apesar de muitas mulheres utilizarem óleos que não possuem a finalidade de aplicação nas madeixas, os óleos essenciais e óleos usados na culinária são inadequados para o uso nos cabelos, já que não possuem tecnologias específicas para penetrar corretamente na fibra e contém moléculas maiores, o que impede que seus ativos sejam absorvidos pelo fio e beneficiem as madeixas.
Por isso, o ideal é optar por óleos capilares na hora de nutrir ou finalizar os cabelos e aproveitar todo o poder cosmético do produto. "O óleo Elixir Ultime, de Kérastase, é um dos produtos mais indicados pois proporciona uma alquimia perfeita de ativos ao cabelo, que cuidam de diversas necessidades dos fios ao mesmo tempo e não deixa as madeixas pesadas", recomenda Marceli. Além disso, a expert conta que o produto ainda proporciona muitos benefícios às madeixas, como nutrição, força, hidratação, proteção e disciplina.
2) Qual a quantidade de óleo que posso usar nos cabelos?
Essa resposta varia de cabelo para cabelo. Cada fio possui suas características particulares, como comprimento, textura, espessura e até nível de ressecamento, que influenciam na quantidade de óleo que deve ser aplicada. Por isso, o ideal é começar aplicando pouca quantidade e ir distribuindo por todo o comprimento e, dessa forma, ir percebendo se seus fios necessitam de mais ou menos produto. "A melhor maneira de aplicar é em pequenas quantidades e começando pelas pontas que são mais fragilizadas", explica a expert. Por isso, comece aplicando um pump de óleo nos cabelos e aumente a dosagem de acordo com a necessidade dos fios. Depois de algumas aplicações, você perceberá qual é a quantidade ideal para seus cabelos. Consulte um expert para descobrir qual é a porção de óleo certa para o seu tipo de cabelo!
3) É melhor usar óleo nos cabelos secos ou úmidos?
Tudo depende do resultado que você deseja. Ambas as maneiras estão corretas porém oferecem ações e benefícios diferentes. "Eu indico a utilização tanto nos cabelos molhados, antes de secá-los e também nos cabelos já secos, além de aplicar antes de dormir para proteção dos fios", recomenda Marceli. A aplicação de óleo no cabelo úmido é mais indicada para quem deseja um tratamento ao cabelo, já que a absorção dos benefícios é mais intensa com os fios ainda molhados. Quando os fios estão nesse estado, as cutículas estão mais abertas, o que permite que as partículas do óleo penetrem no cabelo com mais facilidade. Por isso, a aplicação nos cabelos úmidos é mais efetiva para nutrir as madeixas, facilitar o desembarace e proteger os cabelos da ação do calor - caso seu óleo possua proteção térmica.
Já a aplicação nos cabelos secos é mais indicada para proteger e embelezar os fios. Ela vai proporcionar o controle do frizz, proporcionar maciez, brilho e um toque sedoso aos cabelos. Essa maneira de utilização também é responsável pela proteção das madeixas contra os agentes externos, já que ao envolver os cabelos o óleo forma uma película de proteção em volta dos fios, o que evita os danos ocasionados pelo sol, vento e poluição. Para oferecer o máximo de benefícios, aplique de 1 a 2 pumps do L'huile Originale Elixir Ultime, de Kérastase, no cabelo molhado para proporcionar nutrição, e reaplique quando os cabelos estiverem secos para conferir mais brilho aos fios. Com proteção anti-frizz duradoura, efeito antiumidade e nutrição extrema, o óleo oferece uma um tratamento nutritivo aos fios enquanto confere uma finalização impecável.
4) Posso aplicar o óleo antes de fazer escova?
Sim! Os óleos são uma ótima opção para preparar os cabelos para a utilização de ferramentas de calor, já que conferem mais brilho aos cabelos e evitam que as temperaturas elevadas ressequem os fios, proporcionando um resultado muito mais macio e brilhoso à escovação. O óleo capilar vai dar um boost na sua escova, já que sua ação ainda ajuda a controlar a sua estilização, adicionando mais brilho, maleabilidade, controle de frizz e maciez aos fios, funcionando como uma espécie de primer para a escova. Porém, vale lembrar que nem todos os óleos capilares possuem proteção térmica e, caso o que você utilize não possua esse benefício, é preciso aplicar um leave-in protetor antes de realizar a escovação.
Nossa dica para combinar uma finalização radiante e protegida é utilizar um óleo que além de oferecer muito brilho e maleabilidade aos fios, possua proteção térmica e uma consistência leve para conferir uma finalização segura e cheia de balanço. O Elixir Ultime L'Huille Rose, de Kérastase, é ideal para preparar os cabelos para a escovação pois oferece proteção de até 230ºC, maciez e brilho reluzente, além de acelerar a secagem dos cabelos. Distribua o óleo nos cabelos ainda úmidos com as mãos e passe os dedos entre as mechas, restringindo a aplicação dos produtos ao comprimento e pontas.
5) Qual é a frequência ideal para usar óleo nos cabelos?
Segundo Marceli, o óleo pode ser utilizado diariamente, mas a quantidade de aplicações pode variar de acordo com o seu tipo de cabelo. "O óleo pode ser usado diariamente, em todos os tipos de cabelo. Porém a quantidade aplicada varia de acordo com o tipo de cabelo e o nível de ressecamento dos fios", explica. "Para os cabelos mais secos recomendo o uso até mais de 1 vez por dia", indica Marceli, já que esse tipo de fios necessita de mais nutrientes para recuperar a saúde da fibra.
A expert também indica a aplicação diária em duas ou mais vezes para cabelos cacheados. "O cabelo cacheado possui uma baixa proteção natural e por isso o óleo é muito bem vindo para esses cabelos. Como eles são mais sensíveis à umidade de ar, recomendo ter o L'Huile Légère na bolsa, para reaplica-lo assim que o clima começar a mudar, para evitar a chegada do frizz", aconselha. Com textura leve e aplicação em spray, ele oferece praticidade e a opção de mais de uma aplicação diária sem deixar os cabelos com aspecto pesado e oleoso.
No caso dos cabelos oleosos, a hairstylist também recomenda a aplicação diária, só que de forma moderada. "Nos fios oleosos, o uso deve ser mais restrito, por isso recomendo aplicar apenas 1 vez ao dia, de preferência nos cabelos úmidos, antes de secá-los". Apesar desse tipo de cabelo tender a produzir mais óleo do que os demais, seu comprimento e pontas não recebe essa oleosidade natural e precisa de uma dose extra de nutrição.
Encontre um salão de beleza para tratar os cabelos com um expert!
Publicado por: Fernanda Oliveira, Quarta-feira 20 de fevereiro de 2019 - 11h01
Mais Dicas de experts

Cabelo com frizz no tempo seco ou úmido: o que muda nos cuidados em cada clima

6 erros que você pode estar cometendo ao lavar a cabeça

Como secar o cabelo cacheado com definição e sem frizz
Últimas matérias

Noiva de cabelo curto: 18 penteados para casamento que são apostas certeiras

Cabelo com luzes no tom loiro perolado: tudo sobre a tendência para fios claros

Cabelo com frizz no tempo seco ou úmido: o que muda nos cuidados em cada clima

Horóscopo de beleza: o melhor corte de cabelo para cada signo em 2020

6 erros que você pode estar cometendo ao lavar a cabeça

Cabelo azul: adote o visual Classic Blue, a cor de 2020 segundo a Pantone