Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Colorir o cabelo é um tema que gera muitas dúvidas entre as mulheres que querem fazer essa mudança pela primeira vez. Por mais que seja um serviço comum nos salões de beleza, existem muitos mitos que cercam o assunto e podem te deixar apreensiva, com medo de deixar o cabelo danificado ou sem vida depois do procedimento. Ter segurança na hora de adotar uma nova cor é essencial para garantir resultados que te agradem e que não agridam a saúde capilar, e é por isso que reunimos respostas para 5 dúvidas comuns sobre colorir o cabelo pela primeira vez, além de dicas dos experts para te ajudar a acertar na transformação. Confira!
Leia mais: 5 dicas para conhecer antes de pintar um cabelo virgem
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
1) Meu cabelo vai perder o brilho depois de colorir?
Muita gente acredita que, ao colorir o cabelo pela primeira vez, os fios perdem todo o aspecto saudável e brilhoso que tinham quando ainda eram virgens. A verdade é que isso pode sim ocorrem, então é fundamental contar com a expertise de um profissional para não ter esse problema. Em primeiro lugar, ele pode escolher a coloração perfeita para usar, já que existem algumas fórmulas que ajudam a preservar e até potencializar o brilho dos fios. É o caso de Majirel Glow, de L'Oréal Professionnel, uma coloração inspirada na tendência da maquiagem luminosa que conta com até 80% de reflexos, garantindo um cabelo com brilho radiante e translúcido. Com ela, você garante o aspecto saudável durante todo o processo, desde a aplicação da tinta até o resultado final, além de ter infinitas possibilidades de criação e personalização;
Além disso, o profissional vai te ajudar a adequar a sua rotina de cuidados com o cabelo com produtos específicos para fios com coloração, que vão tratar qualquer possível sensibilização e manter a cor impecável. Outro cuidado importante é espaçar o uso das ferramentas de calor como secador e chapinha, que podem provocar ressecamento, e apenas se expor ao sol usando protetor solar para cabelos, para evitar que os raios UV deixem as madeixas com um aspecto opaco e sem vida.
2) A descoloração vai danificar meu cabelo?
Quando cabelo é muito escuro naturalmente e a cor escolhida para a transformação requer um fundo claro para fixar nos fios, é preciso fazer uma descoloração primeiro. Para quem nunca mudou a cor das madeixas, principal receio é que a descoloração danifique a fibra capilar. Como pó descolorante age abrindo a cutícula para retirar os pigmentos do cabelo, é normal que deixe a fibra mais sensibilizada e propensa ao ressecamento, mas esse cenário pode ser muito reduzido se você seguir algumas dicas básicas. Algumas semanas antes da data agendada para a coloração, comece a usar o shampoo e o condicionador da linha Inforcer, de L'Oréal Professionnel, para fortificar os fios e garantir que eles estejam saudáveis o suficiente para passarem pelo processo com toda a segurança. Além disso, é essencial escolher um profissional qualificado para fazer a mudança, já que ele vai trabalhar com bons produtos e te orientar para garantir que a saúde capilar se mantenha em dia mesmo depois da descoloração. Por fim, lembre-se de pedir para o expert fazer um teste de mecha primeiro, aplicando o produto somente em alguns fios para ver como eles reagem. Se tudo der certo, é só seguir com a descoloração normalmente.
3) A textura do meu cabelo vai mudar depois de colorir?
Antes de colorir o cabelo pela primeira vez, é preciso ter em mente que, além da cor, você pode perceber algumas mudanças na estrutura dos fios. No entanto, as diferenças variam muito de pessoa para pessoa. O estado de saúde dos fios antes da coloração, os produtos usados na transformação e os hábitos de cuidados após adotar a nova cor fazem toda a diferença nesse momento. Quem tem um cabelo cacheado bem cuidado e usa uma coloração de qualidade vai conseguir manter a definição e a hidratação dos fios, mas quem não tem paciência para fazer tratamentos pode perceber um aspecto mais opaco e sem forma. Por isso, é fundamental se dedicar para preservar a saúde da fibra antes e depois do procedimento.
4) Preciso mudar os produtos que uso no dia a dia depois de colorir o cabelo?
Sim, depois de colorir os fios pela primeira vez é muito importante adequar os produtos que você usa ao novo visual. O cabelo colorido exige alguns cuidados que só as linhas voltadas especificamente para os cuidados pós-coloração conseguem fornecer, como proteção contra os agentes oxidantes que aceleram o desbotamento da cor. "Para manter uma cor bonita e os fios saudáveis, é muito importante proteger o cabelo das agressões do cotidiano, como o sol e a radiação ultravioleta, poluição e ferramentas de calor, os grandes vilões da oxidação da cor", explica a hairstylist Bella Carolina. Para atingir esse objetivo, invista na linha Vitamino Color Resveratrol , de L'Oréal Professionnel, formulada com um poderoso antioxidante retirado da casca da uva. Durante o banho, você pode usar um dos shampoos da coleção - o Resveratrol Shampoo ou o Soft Cleanser, para cores mais sensíveis ao desbotamento - aliado ao condicionador para garantir fios limpos, macios e livres de oxidação. Para complementar o tratamento, lembre-se de proteger o cabelo de danos usando o leave-in 10-em-1 no dia a dia e aplicar a máscara da linha algumas vezes por mês, dando ao cabelo um condicionamento intenso e um toque extra de proteção contra o desgaste da cor. Converse com o seu cabeleireiro para entender a frequência ideal de uso no seu caso.
5) Com que frequência vou precisar ir ao salão para retocar?
A frequência de visitas ao salão de beleza depois da coloração é um dos principais fatores que você deve levar em consideração antes de colorir o cabelo pela primeira vez, já que algumas cores vão exigir mais manutenção do que outras. Além dos retoques da cor, também será preciso cuidar da saúde da fibra, já que esse tipo de fio precisa de mais tratamento. De forma geral, os experts recomendam ir ao salão pelo menos uma vez ao mês, mas a frequência exata vai depender da cor escolhida e da saúde dos fios. Existem tonalidades que desbotam mais rápido e precisam de retoques mais frequentes, como é o caso dos tons de ruivo e das cores fantasia. Quem faz uma descoloração global também pode precisar ir ao salão mas vezes para retocar a raiz por conta do contraste com a cor natural. Ter atenção a sinais como ressecamento, pontas duplas e toque áspero também é uma boa forma de entender quando o fio necessita de um tratamento profissional. Por isso, a melhor opção é sempre conversar com o seu hairstylist, já que só ele pode te orientar de acordo com as características e as necessidades do seu cabelo.
Publicado por: Maria Antonia Rocha, Terça-feira 03 de março de 2020 - 16h44
Mais Cabelos coloridos

Cabelo cinza em 2021: grisalho ou colorido, o visual promete brilhar no novo ano

Cabelo colorido em 2021: 4 formas de apostar nos tons fantasia que vão te conquistar

A melhor cor de cabelo para cada signo em 2021: 12 ideias para renovar o visual
Últimas matérias

Vai adotar o cabelo loiro pela primeira vez? Veja 4 tonalidades para fazer luzes nos fios escuros

Como dar vida aos cabelos: conquiste brilho, maciez e movimento com 7 dicas de expert

Cabelo loiro danificado: como fazer reconstrução capilar em casa para tratar fios com luzes ou descoloração

Cabelo cinza em 2021: grisalho ou colorido, o visual promete brilhar no novo ano

Cabelo ruivo acobreado intenso é a aposta perfeita para quem quer renovar o visual em 2021

Franja longa cortina: 5 motivos para apostar no corte de cabelo que é tendência