
Rafael Bertolucci

É um dos profissionais referência em loiros e mechas no país e em desenvolver técnicas de corte e cor.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Você provavelmente já ouviu falar sobre a nutrição capilar e seus benefícios para o cabelo com frizz. Normalmente feita com produtos ricos em óleos vegetais, a nutrição capilar visa repor nutrientes nos fios, entre eles os lipídios, o que auxilia no combate ao ressecamento e ao frizz. Entre seus principais benefícios estão os cabelos brilhosos, macios e bem alinhados.
Mas para quem não tem costume de fazer o tratamento, é normal ter dúvidas a respeito da nutrição capilar: o que usar para fazer, como fazer, quem pode fazer, entre outras. Se esse é o seu caso, confira cinco dúvidas sobre esse tratamento respondidas com direito a dicas de cabeleireiros!
1. Para que tipo de cabelo a nutrição capilar é indicada?
A nutrição capilar é indicada para todos os tipos de cabelos, dos lisos aos crespos. Afinal, o ressecamento e o frizz são características que podem estar presentes em todos os tipos de cabelo, já que todos são expostos agressões externas (sol, poluição e umidade), bem como químicas e mecânicas (chapinha, secador, água quente, coloração, etc). Por isso, todos os cabelos vão necessitar de reposição de nutrientes em algum momento, porém outros mais e outros menos.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
2. Como saber que o cabelo precisa de nutrição capilar?
A primeira forma de identificar que seu cabelo precisa de nutrição capilar é observar algumas características dos fios na aparência e na textura. O frizz excessivo, falta de brilho e de elasticidade são sinais de que o cabelo está carente de nutrientes. Cabelos ásperos e porosos também necessitam de nutrição capilar.
A segunda forma de saber se a nutrição é que o seu cabelo precisa é fazer um diagnóstico capilar em um salão de beleza. Durante o atendimento, o cabeleireiro irá fazer uma avaliação profunda do estado de saúde dos seus fios e indicar o tratamento necessário no momento. Você pode fazer o tratamento no próprio salão, logo após o diagnóstico.
Leia também: 5 dicas para usar a máscara de nutrição capilar em casa como um expert
3. Quem tem cabelo oleoso pode fazer nutrição capilar?
Sim, quem tem cabelo oleoso pode e deve fazer nutrição capilar quando os fios apresentarem excesso de frizz, ressecamento e opacidade. Embora seja um tratamento que geralmente é feito com produtos à base de óleos vegetais, a nutrição capilar não estimula a oleosidade dos fios. Inclusive, pode ajudar no tratamento do cabelo oleoso na raiz e seco nas pontas, devolvendo a saúde para as extremidades dos fios.
O segredo para fazer nutrição capilar no cabelo oleoso sem pesar é o mesmo para o uso de qualquer outro produto ou tratamento: não aplicar cremes na raiz, apenas no comprimento e pontas, nem exagerar na quantidade. Use apenas a porção de máscara necessária para os seus fios e enxágue abundantemente após o tempo de pausa.
4. O que usar para fazer nutrição capilar em casa?
Máscaras ricas em óleos vegetais são as mais indicadas para a etapa de nutrição capilar. Mas não só elas: o shampoo e o condicionador também fazem parte do tratamento, por isso é válido usar produtos com os mesmo ativos. Bastante popular no mundo da beleza, o óleo de coco é um dos principais óleos usados em produtos nutritivos e é muito indicado por cabeleireiros para tratar os cabelos com frizz. "O óleo de coco é um ativo riquíssimo nosso. Por ser um ativo natural, tem um peso molecular menor, então tem uma penetração altíssima no cabelo", comenta o hairstylist Rafael Bertolucci, embaixador de L'Oréal Professionnel.
Para quem busca uma indicação de produto para fazer a nutrição capilar, o expert recomenda a linha Nutrifier, que contém óleo de coco e glycerol. A combinação dos ativos nutre sem pesar, combatendo o frizz e promovendo brilho e maciez. "Os principais benefícios que eu enxergo com o uso da linha Nutrifier são a emoliência, sedosidade, brilho e maleabilidade do cabelo. Na primeira aplicação você já sente o resultado", afirma.
5. Quando e como fazer a nutrição capilar?
Fazer a nutrição capilar é bem simples, basta seguir os passos de qualquer outro tratamento com máscara que você já tenha feito anteriormente. Após lavar o cabelo com o shampoo nutritivo, retire o excesso de água e prossiga para a aplicação da máscara de nutrição. Aplique uniformemente no comprimento e pontas do cabelo, massageando mecha a mecha com movimentos de enluvar. Deixe agir de 3 a 5 e enxágue abundantemente. Caso queira, passe o condicionador e enxágue novamente. Depois, basta finalizar com o seu leave-in de preferência.
Publicado por: Amanda Cardoso, Terça-feira 19 de abril de 2022 - 09h32
Mais Dicas de experts

Aprenda 5 dicas para tirar o frizz do cabelo loiro

Metais podem deixar o cabelo quebrado e com coloração indesejada. Saiba evitar esses danos

6 melhores máscaras de nutrição para revitalizar cabelos ressecados
Últimas matérias

9 penteados para cabelos cacheados ideais para o trabalho

Cabelo acaju: púrpura, acobreado, dourado e mais nuances para inspirar

Aprenda 5 dicas para tirar o frizz do cabelo loiro

Balayage no cabelo preto: dicas de nuances, técnicas e como evitar reflexos avermelhados

Corte de cabelo no ombro: reto ou repicado? Saiba escolher o perfeito para você

Loiro dourado: 45 fotos da cor de cabelo mais pedida dos salões