Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
A carreira de cabeleireiro é uma das mais antigas do mundo e mesmo assim, a cada ano, recebe novos profissionais que acreditam no poder transformador de ajudar cada cliente a redescobrir sua beleza. Por um lado, os hairstylists iniciantes têm o benefício de poderem contar com tecnologias que facilitam o aprendizado e os serviços e que não existiam há algumas décadas, mas por outro lado podem deixar a desejar em alguns quesitos pela falta de experiência. Reunimos abaixo 5 erros comuns no início da carreira de cabeleireiro para te ajudar a refinar seu atendimento e se tornar um profissional cada vez melhor e mais completo. Confira!
Saiba mais: as melhores dicas para divulgar seu trabalho no Instagram!
Esquecer de fazer teste de mecha antes de um procedimento químico
O teste de mecha é uma etapa muito importante de qualquer transformação que envolve um processo químico - seja um alisamento, uma coloração, uma descoloração ou até luzes. Como o nome indica, esse é o momento em que o cabeleireiro testa a mistura em uma mecha do cabelo da cliente para ver se ele está saudável o bastante, se tem força suficiente para receber a química, se vai ficar elástico ou partir e para observar o tempo de ação necessário para chegar no resultado desejado. Por isso, é uma prática muito importante para garantir segurança tanto para o cabeleireiro quanto para o cliente. Na pressa de iniciar logo o serviço, muitos hairstylists acabam pulando essa etapa, porém ela é indispensável para obter bons resultados e evitar um possível corte químico.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Ter receio de dizer não nos momentos em que é necessário
É importante que o cabeleireiro esteja comprometido em realizar os sonhos capilares de seus clientes, mas ele também é responsável por equilibrar as expectativas. Em muitos casos, isso significa dizer não. Se o fio não resiste ao teste de mecha, por exemplo, não é sábio insistir e descolorir ou alisar o resto do cabelo só porque é o que foi pedido. O resultado mais provável é que os fios se partam ou fiquem gravemente manchados e sensibilizados, o que só vai prejudicar tanto o cliente quanto você. Seja sincero sobre o que pode ser feito, explique os motivos e ofereça alternativas para renovar o visual sem sacrificar totalmente a saúde das madeixas, sempre com empatia e paciência. Na maior parte das vezes, a pessoa ficará grata por sua sinceridade e seu cuidado.
Padronizar demais as criações em vez de personalizá-las
Ao terminar o curso de cabeleireiro, muitos profissionais ainda não têm tanta experiência em diferentes tipos de cabelos, então acabam ficando condicionados a repetir exatamente o que aprenderam nas aulas sem personalizar para cada cliente. Essa prática pode parecer segura, mas acaba deixando todos os clientes com a mesma cara e não valoriza de verdade o que há de melhor em cada um. "Você sempre tem que pensar na cliente como única e dar o seu melhor para cada uma, atender a real necessidade dela. Jamais você deve padronizar o seu trabalho, fazer todas as clientes iguais" afirma a hairstylist Brunna Fabrício , embaixadora L'Oréal Professionnel. Continue sempre estudando, fazendo cursos e pesquisando na internet, e pratique o máximo que puder para oferecer sempre o melhor para cada pessoa que passa por sua cadeira.
Valorizar apenas o serviço e deixar a desejar no atendimento
A principal característica de um bom cabeleireiro é seu talento para criar cortes, cores ou penteados bonitos, personalizados e duradouros. No entanto, não é apenas a qualidade do trabalho em si que importa; o atendimento ao cliente também é fundamental. O diferencial está nos detalhes: ser pontual, perguntar sobre os desejos e preferências do cliente, realizar um bom diagnóstico, oferecer sugestões adequadas, respeitar sempre a saúde do cabelo, recomendar apenas produtos e serviços que combinem com as necessidades das pessoas e ensinar a cuidar do novo visual no dia a dia são práticas que fazem toda a diferença.
Não ter paciência de dar os primeiros passos com calma
Se você acompanha cabeleireiros famosos nas redes sociais, pode criar a falsa ilusão de que suas rotinas são sempre mais interessantes e suas carreiras mais bem sucedidas do que a sua jamais será. É importante lembrar que o que aparece nos posts nem sempre corresponde à realidade e que o começo da carreira não é fácil para ninguém. O sucesso exige muita dedicação, estudo e paciência para que você vá aos poucos encontrando espaço no mercado. Fazer networking com os profissionais de destaque pode ajudar muito nesse processo, mas não existe mágica: é aos poucos que você vai conquistar uma clientela fiel e fazer seu nome ser reconhecido.
Publicado por: Barbara Gonçalves, Quarta-feira 29 de janeiro de 2020 - 11h19
Mais Área Pro

Cabeleireiros dão 4 dicas para ter um salão de beleza de sucesso

Dica para colorista: 8 cuidados que sua cliente precisa ter para não desbotar a cor do cabelo

Color Festival: inscrições para o evento de coloração de L'Oréal Professionnel estão abertas
Últimas matérias

Como ficar ruiva iluminada? Expert dá o passo a passo para conquistar a nuance

Descobrimos o passo a passo para deixar a franja cortininha perfeita!

5 passos para acabar com o frizz do cabelo cacheado e crespo no inverno

5 segredos para tratar cabelo quebrado rapidamente

Cabelo curto castanho claro: 20 fotos de curtinhos até cortes no ombro

Corte de cabelo para rosto redondo: 7 tendências para curtos, médios e longos