
Degradée Shopping Tijuca

(21) 2567-6767

Av. Maracanã, 987 | Tijuca | Rio de Janeiro | RJ

https://www.instagram.com/regisvanccini/
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Manter uma rotina de cuidados com o cabelo nem sempre é fácil, principalmente se o seu tipo de fio exigir o uso de produtos ou tratamentos específicos. Mesmo assim, do cabelo liso ao crespo, existem alguns hábitos que funcionam para todas as madeixas e que ajudam a deixar o cabelo mais saudável. Confira 6 dicas para colocar em prática no seu dia a dia e que vão deixar os fios muito mais bonitos. Veja!
Leia também: 8 sinais de que seu cabelo está saudável
1) Lavar o cabelo com água fria
Lavar o cabelo com água quente é um hábito que deve ser reduzido na sua rotina caso você queira manter os cabelos cada vez mais saudáveis. Isso porque ela deixa as madeixas ásperas e ressecadas, além de fazer com que as cutículas fiquem dilatadas, facilitando o surgimento de frizz. Para quem tem cabelo colorido, a água quente ainda acelera o processo de desbotamento da cor e pode desregular a camada hidrolipídica do couro cabeludo, fazendo com que ele produza mais oleosidade para compensar e fique mais sensível à ação da umidade, uma das principais causas dos fios rebeldes.
Por isso, além de lavar o cabelo com água fria, insira na sua rotina uma linha de produtos específica para tratar o seu tipo de cabelo, já que esse hábito é fundamental para atingir os melhores resultados. Se você sofre com os fios arrepiados, invista no shampoo e no condicionador da linha Frizz Dismiss, de Redken, que oferecem proteção contra a umidade enquanto deixam os fios mais alinhados, macios e brilhosos.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
2) Invista na proteção térmica antes de usar ferramentas de calor
Um hábito que beneficia todos os tipos de fios é diminuir o uso das ferramentas de calor, como secador, chapinha e babyliss no dia a dia. Isso porque as altas temperaturas podem danificar a fibra capilar, causando pontas espigadas, ressecamento e opacidade ao cabelo. Por isso, é uma boa pedida fazer um detox das ferramentas de calor de tempos em tempos. No entanto, é possível proteger o cabelo dos danos provocados pelo calor mesmo quando você optar por usar esses acessórios. Basta aplicar um bom protetor térmico, como o Rebel Tame, de Redken, antes de secar ou estilizar o cabelo. Ele tem proteção térmica para temperaturas até 230ºC e impede que as cutículas fiquem expostas e ajuda a combater o surgimento de frizz no cabelo, além de contar com ingredientes nutritivos que mantém a saúde dos fios e deixam o cabelo mais fácil de desembaraçar. Para usá-lo, aplique uma pequena quantidade nas mãos, espalhe pelo comprimento e pontas e não enxague.
3) Use produtos com proteção UV para os cabelos
Além das ferramentas de calor, a exposição ao sol sem proteção é uma das principais causas de danos ao couro cabeludo. Durante o verão, é comum passar dias inteiros na praia sem se preocupar em proteger os fios, mas esse hábito pode estimular o surgimento de uma aparência indesejada, já que a umidade e os raios UV podem provocar frizz no cabelo, como explica o hairstylist Regis Vanccini, artista Redken: "O frizz está muito ligado à questão da umidade. O cabelo é feito de camadas sobrepostas, de células laminárias, e quando absorve umidade as cutículas ficam arrepiadas. Nesse momento usamos o leave-in como um protetor para evitar que o cabelo absorva tanto a umidade". Por isso, invista em um bom leave-in quando for passear ao ar livre, para que o cabelo fique protegido tanto dos efeitos do sol quanto da umidade. Nossa dica é optar pela linha Frizz Dismiss, de Redken, que conta com duas opções: o Anti-Static Oil é perfeito para as donas de cabelos finos e médios, pois tem uma fórmula leve que controla os fios rebeldes sem pesar. Já o Instant Deflate é recomendado para quem tem cabelos grossos, já que, além de controlar o frizz, ele também ajuda a controlar o volume.
4) Use uma máscara de tratamento regularmente
A hidratação é um dos tratamentos mais importantes para manter na sua rotina de cuidados com o cabelo em casa. No dia a dia, o cabelo lida com várias agressões externas que promovem a perda dos nutrientes essenciais para a saúde dos fios. A água também é perdida nesse processo, e por isso é tão importante investir seu tempo para fazer uma hidratação profunda no cabelo, que tem papel essencial em deixar os fios mais macios e fortes. Por isso, converse com seu hairstylist de confiança para entender qual a frequência ideal do tratamento na sua rotina, que pode variar de acordo com as necessidades do cabelo. Uma boa opção para começar é a máscara de tratamento da linha Frizz Dismiss, de Redken, que pode ser usada em todos os tipos de cabelo e contém óleo de babaçu, que ajuda a repor os nutrientes e a deixar o cabelo livre de frizz. Aplique uma pequena quantidade nas mãos e espalhe no comprimento e pontas. Deixe agir de 5 a 15 minutos e enxágue.
5) Apare as pontas do cabelo com frequência
Mesmo para quem está deixando o cabelo crescer, a recomendação dos cabeleireiros é cortar as pontas com frequência, já que esse hábito traz diversos benefícios para a saúde dos fios. Os cortes frequentes ajudam a remover as pontas duplas do cabelo, que surgem quando os fios estão muito enfraquecidos e começam a se dividir, formando ramificações nas pontas. Elas tendem a subir para o comprimento se as pontas não forem cortadas, o que pode provocar um efeito indesejado no visual.
Diminuir a quebra do cabelo também é uma vantagem de idas mais frequentes ao salão. As pontas são as partes mais antigas das madeixas e, por isso, também são a parte do cabelo que mais acumula danos. A tendência é que, com o passar do tempo, elas fiquem ainda mais resistentes e tenham dificuldades em absorver nutrientes, o que leva a danos significativos, como a quebra. Assim, aparando o cabelo regularmente você consegue garantir que as pontas nunca cheguem a esse nível de dano, mantendo a saúde do cabelo por mais tempo.
Publicado por: Maria Antonia Rocha, Terça-feira 10 de dezembro de 2019 - 16h43
Mais Dicas de experts

Cabelo crespo masculino: como cuidar dos fios + dicas de cortes que fazem sucesso

Cabelo oleoso: saiba como o pré-shampoo de limpeza profunda controla a oleosidade e aprenda a usar

Hidratação para cabelos secos: saiba como fazer e qual produto escolher para devolver brilho e maciez
Últimas matérias

Estilo retrô nos cabelos longos: as principais tendências de cortes em 12 fotos

Luzes no cabelo para outono e inverno: quais nuances combinam com a temporada e em qual técnica apostar?

Cabelo crespo masculino: como cuidar dos fios + dicas de cortes que fazem sucesso

Corte degradê feminino: saiba como apostar na tendência e veja 15 fotos em diferentes tipos de cabelo

Marrom dourado: com luzes ou coloração global? Veja inspirações e escolha o castanho perfeito

Free hands: tudo sobre a técnica que cria luzes no cabelo à mão livre para um iluminado natural