
Jô Nascimento

Especialista em coloração, já recebeu o prêmio da Revista Cabelos e Cia como melhor colorista e também como melhor salão.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Quando uma cliente chega ao salão de beleza para cortar o cabelo, é uma oportunidade de você mostrar o seu talento e transformar por completo o visual. No entanto, é importante lembrar que a prioridade é sempre fazer a pessoa sair feliz do salão - sem deixar de zelar pela saúde e a integridade dos fios. Por isso, antes de fazer um corte, é importante conversar com a cliente para entender o que ela espera e oferecer as melhores opções para cada caso. "A melhor dica que eu posso dar para um profissional da área é ouvir o que a cliente tem a dizer, e aí você com o seu conhecimento executa o serviço", conta a hairstylist Jô Nascimento, embaixadora L'Oréal Professionnel. Para te orientar, reunimos 5 perguntas para fazer às clientes antes do corte para garantir o melhor resultado possível. Confira!
Veja também: 5 erros que muitos cabeleireiros cometem na hora do atendimento!
1) Como você gostaria que o cabelo ficasse?
Uma pessoa que vai ao salão de beleza cortar o cabelo geralmente tem um resultado específico em mente. O trabalho do cabeleireiro é chegar o mais perto possível desse desejo, então o primeiro passo do atendimento deve ser sempre uma conversa entre profissional e cliente para que ambos estejam na mesma página sobre as expectativas e as possibilidades. Peça para ver fotos de referências que a cliente goste e não tenha medo de fazer perguntas sobre detalhes para ter certeza de que o modelo específico que a pessoa tem em mente seja respeitado - se possível. Se a pessoa não tiver um corte em mente, vale a pena perguntar sobre como ela gostaria que o cabelo ficasse - em relação ao comprimento, à curva das pontas, ao volume, entre outros fatores. Entendendo o que ela espera, fica mais fácil sugerir opções.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
2) Tem algo no seu cabelo que te incomoda?
Enquanto algumas pessoas resolvem adotar um novo corte de cabelo simplesmente pelo prazer de mudar de visual, outras vão as salão de beleza para resolver um incômodo. Antes de realizar o corte, é importante o cabeleireiro entender quais são esses fatores que a cliente gostaria que fossem diferentes - excesso de volume? Falta de volume? Pontas duplas? A partir disso você pode oferecer sugestões que proporcionem o efeito desejado e avaliar se o modelo que a pessoa solicitou funciona para o que ela realmente deseja.
3) Como você costuma usar o cabelo no dia a dia?
Muitas vezes, as fotos que as clientes usam como inspiração para explicarem o corte que desejam são de celebridades com cabelos escovados e modelados por profissionais. Por isso, mesmo que o corte fique perfeito, o visual vai exigir um styling específico para ficar como o da foto. Entender qual é a rotina de cuidados da pessoa e como ela gosta de usar os fios no dia a dia vai permitir que você indique modelos que combinem com esses hábitos. Ela costuma escovar o cabelo depois do banho ou deixa secar ao natural? Está disposta a fazer uma finalização especial ou prefere algo prático? Alinhar essas questões vai permitir que a cliente mantenha o cabelo bonito no dia a dia e vai deixá-la muito mais satisfeita com o resultado.
4)O que você não quer de jeito nenhum no seu corte?
Mesmo que a cliente não saiba exatamente o que quer, pode ser que ela saiba o que não quer. Entender o que deve ser evitado vai te ajudar a compreender melhor quais são as opções mais indicadas para aquele caso. Se a pessoa deixar claro que não gosta de pontas retas, ou de volume, ou de cortes desfiados, você reduz as chances de criar algo que a deixe insatisfeita. Se for possível analisar algumas fotos para que juntos vocês identifiquem o que está ou não de acordo com a vontade dela, melhor ainda.
5) Qual é a sua disponibilidade para a manutenção do corte?
Cada tipo de corte exige uma manutenção diferente, e isso precisa ser levado em consideração na hora de mudar o visual de uma cliente. Alguns modelos, como o corte em camadas, podem crescer por mais tempo sem retoques porque não perdem o caimento bonito, mas os que exigem linhas mais limpas e precisas, como blunt cut e o bob assimétrico, precisam ser aparados em média a cada 10 semanas para que não saiam do formato. As franjas e os cortes curtos tipo pixie geralmente são cortados pelo menos uma vez ao mês para manterem o comprimento. Converse com sua cliente sobre a disponibilidade dela para se certificar do que será possível não apenas adotar o visual desejado como também mantê-lo a longo prazo.
Publicado por: Barbara Gonçalves, Sexta-feira 04 de outubro de 2019 - 21h15
Mais Área Pro

Um bom cabeleireiro deve ensinar essas 3 coisas para as clientes do salão de beleza

Cabeleireiro especialista em ruivos: 6 dicas para se tornar um expert na coloração

É melhor ser um cabeleireiro especializado ou atuar em todas as áreas? Saiba como decidir
Últimas matérias

5 dúvidas sobre hidratação capilar: aprenda a cuidar do cabelo ressecado em casa

Long bob em 2021: como adotar o corte de cabelo médio mais famoso do mundo esse ano

Cabelo queimado de sol com luzes: como adotar as mechas loiras com aspecto natural

Cabelo danificado e com quebra: como cuidar dos fios enfraquecidos em casa

Rabo de cavalo estiloso: 3 penteados fáceis de fazer que estão em alta em 2021

Cabelo platinado com luzes: as mechas loiras descoloridas vão te conquistar nessa temporada