Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
A queda de cabelo é um problema que afeta muitas mulheres e que compromete tanto o visual quanto a saúde capilar. Mesmo que seja normal perder cerca de 100 fios por dia, às vezes é possível o cabelo caindo mais do que o normal, de forma intensa e constante. Nesses casos, é importante avaliar o quadro com um tricologista, que é o médico especialista em couro cabeludo, para entender o que está causando o problema e como tratá-lo. Para te ajudar a compreender melhor as possibilidades, 5 razões comuns para a queda de cabelo e dicas de como fazer os fios pararem de cair. Confira!
Leia também: o cabelo cai mais no verão ou no inverno?
1) Fazer química no cabelo em excesso pode ser uma das causas da queda
O cabelos com química em excesso - seja de alisamento, descoloração ou outro tipo - tem mais tendência ao ressecamento e à fragilidade porque o processo danifica a estrutura interna do fio. Quando os danos chegam a um grau avançado sem os cuidados adequados no dia a dia, podem também provocar tanto a quebra quanto a queda de cabelo. "É possível identificar a queda quando o cabelo cai desde a raiz, e quando você pega o fio você vê um bulbo branco na ponta", explica o educador L'Oréal Professionnel, Alexandre de Jesus. Por isso, o hábito de ir ao salão para fazer tratamentos químicos com muita frequência pode estar colaborando para deixar os fios enfraquecidos e caindo mais do que o normal.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
2) Estresse pode causar queda de cabelo?
Sim! A queda de cabelo muitas vezes está relacionada a alguma mudança no organismo, e o estresse é uma das causas mais comuns. Assim como em outros problemas de saúde, períodos de muita tensão e ansiedade podem fazer com que alguns folículos capilares parem de crescer temporariamente, modificando o ciclo natural de funcionamento do couro cabeludo e fazendo com que as células entrem em um estado de repouso. Nesse caso, o melhor a se fazer é buscar controlar o estresse no dia a dia através de atividades de lazer e cuidado pessoal. Pode ser uma ótima oportunidade para investir em práticas de autocuidado como meditação e ajustar a rotina de cuidados com os fios para manter a saúde deles em dia.
3) Secador, chapinha e babyliss em excesso enfraquecem os fios e favorece a queda de cabelo
É fato conhecido que ferramentas como secador, chapinha e babyliss podem causar quebra de cabelo por conta da alta temperatura se não forem usadas com proteção adequada, mas o que muita gente não sabe é que elas também podem afetar a queda. Ao entrar em contato com o cabelo, o calor sensibiliza e enfraquece a estrutura da fibra, o que faz o fio quebrar e muitas vezes cair desde a raiz, especialmente você estiver usando força para esticar as mechas e já estiver sofrendo com a queda por outro motivo. Por conta disso, os experts indicam reduzir o uso desses aparelhos no dia a dia, dando preferência a outros tipos de finalização. Quando optar por utilizá-los, o melhor a se fazer é apostar em um bom protetor térmico para criar uma camada protetora ao redor da fibra e evitar danos. Nossa dica é o spray PLI , de L'Oréal Professionnel, que além de proteger os fios também é uma ótima opção de finalizador para fixar a textura por mais tempo.
4) Queda de cabelo pode significar doenças do couro cabeludo ou enfraquecimento dos fios
Outra causa comum para a queda de cabelo é o surgimento de doenças no couro cabeludo. Alopecia, dermatite e foliculite são alguns exemplos de condições do corpo que podem estar ligadas ao problema, então se você desconfia que pode estar sofrendo com algum desses quadros, o melhor a fazer é buscar um médico dermatologista ou tricologista para orientar o tratara. Quando a causa está ligada a um enfraquecimento dos fios, uma boa opção para recuperá-los é apostar na coleção Scalp Therapy, de L'Oréal Professionnel. O shampoo Density Advanced ajuda a tratar o couro cabeludo com suavidade, estimulando o fortalecimento e o encorpamento da fibra por meio de ingredientes como vitaminas b6 e b3 e ômega 6. As ampolas do sistema Aminexil Advanced também são ótimas para seguir um tratamento em casa que estimule a densidade capilar, já que regeneram o cabelo desde a raiz. Converse com seu cabeleireiro para entender a frequência ideal de uso no seu caso.
5) Alterações hormonais e carências nutricionais podem fazer o cabelo cair mais
Uma das principais causas da queda de cabelo envolve questões internas do corpo. Deficiências nutricionais, como de ferro e vitaminas D e B12, por exemplo, normalmente agravam o problema, fazendo com que os fios fiquem mais ralos e com queda acentuada. Alterações hormonais, comuns durante o período da gravidez ou quando as mulheres estão tomando pílulas anticoncepcionais, também podem estar fazendo o cabelo cair mais. Se você desconfia que algum desses casos pode ser o seu, procure um médico para investigar o seu quadro e siga as orientações dele para restaurar a força, a saúde e a beleza das madeixas.
Publicado por: Maria Antonia Rocha, Quinta-feira 02 de abril de 2020 - 09h00
Mais Queda de cabelo

Como tratar queda de cabelo feminino: 4 dicas para todos os tipos de fios

Produtos para queda de cabelo: conheça as melhores fórmulas para tratar os fios

O que é bom para queda de cabelo? 5 dicas valiosas para fazer os fios pararem de cair
Últimas matérias

Hidratação capilar com ácido hialurônico: tudo sobre o ingrediente que vai revitalizar seus fios

Cor de cabelo castanho médio: tudo sobre o tom escuro e natural que vai te conquistar

Cabelo danificado, elástico e quebradiço: 5 dicas para salvar seus fios

Como fazer ondas no cabelo: 3 técnicas para experimentar no verão

Hidratação para cabelo fino: como deixar os fios macios e brilhosos sem pesar

Cortar o cabelo não faz ele crescer: conheça o segredo para preservar o comprimento sem aparar as pontas