
Fil Freitas

Especialista em corte, cor e na técnica "free hand" para balayages com aparência natural e iluminada
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Ao procurar por um novo corte de cabelo para adotar, você pode se deparar com muitas regras que têm o objetivo de ajudar mas acabam restringindo demais as escolhas. Observar seu formato de rosto pode ajudar, entender o que funciona melhor para o seu tipo de fio facilita o processo, mas é importante lembrar que essas são apenas dicas e referências. A prioridade é você se sentir bem com o que vê no espelho, seja com cabelos curtos, médios ou longos. Para te inspirar, reunimos 5 "regras" sobre cortes de cabelo que você pode - e deve - quebrar se sentir vontade. Confira!
Leia mais: glossário completo dos cortes de cabelo para te ajudar a escolher um modelo!
Cabelo cacheado com franja fica bom?
Ficou para trás o tempo em que a franja tinha que ser lisa, mesmo que o restante do cabelo fosse cacheado. Hoje em dia, preservar a textura natural dos fios mesmo na franja é uma tendência forte entre os jovens por causa da inspiração retrô do visual. "As pessoas estão entendo que o cabelo cacheado tem que ter um shape bacana, e as mulheres mais moderninhas estão usando muito franja, então acho que uma pegada anos 70/80 é uma ótima aposta", conta o hairstylist Fil Freitas, embaixador L'Oréal Professionnel. Para o resultado ficar harmônico, é legal que a franja se encaixe no restante do corte, seguindo uma linha repicada estilo shag hair em comprimento médio. Assim, as camadas do corte se misturam à franja para dar equilíbrio à silhueta.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Quem tem cabelo grosso pode adotar um corte curto?
Claro que pode! Os cortes mais indicados para cabelo grosso geralmente são um pouco mais alongados para dar peso aos fios e diminuir o volume, mas isso não é uma regra. Há muitos modelos de cortes curtos que ficam incríveis nos cabelos grossos, e uma conversa com um com cabeleireiro pode te ajudar a escolher o modelo ideal. Um corte com camadas, por exemplo, pode ajudar a distribuir o volume, enquanto um visual levemente desfiado ganha leveza e movimento. Uma franja longa lateral pode criar um contorno elegante no corto também. Para se acostumar mais facilmente com a mudança, opte por um modelo abaixo da linha do queixo, e depois vá reduzindo o comprimento conforme desejar. Para a manter o volume sob controle, você pode apostar em um leave-in disciplinante, como o creme de pentear Absolut Repair Cortex Lipidium, de L'Oréal Professionnel, indicado para cabelos de todas as texturas que precisam de reparação e nutrientes.
Cabelo longo depois dos 40 pode ficar elegante?
O cabelo longo combina com todas as idades, então esqueça a ideia de que a partir dos 40 só os cortes curtos ficam elegantes. O que acontece é que, com o passar dos anos, é comum que o cabelo comece a afinar, então reduzir o comprimento é uma forma de recuperar um pouco do peso das madeixas e dar mais praticidade à rotina de cuidados. No entanto, os cabelos longos também podem ser muito sofisticados em qualquer faixa etária. Um comprimento no máximo até a altura do sutiã é o ideal, para que seja mais rápido de lavar e secar e mantenha um aspecto saudável. Camadas longas somente na frente ajudam a dar mais balanço aos fios, mas você também pode optar por madeixas mais repicadas se preferir.
É verdade que corte pixie não é feminino?
O pixie cut pode ser muito feminino sim! Os cortes curtos mais ousados conquistam cada vez mais adeptas porque são modernos e muito práticos. Além disso, eles também podem transmitir tanta feminilidade quanto os cabelos longos, se for isso que você desejar. Uma boa opção é optar pelo undercut, que é mais curto em baixo e alongado em cima, porque permite que você varie na textura e na finalização para criar visuais incríveis.
Se preferir um estilo mais clássico, um pixie tradicional é sempre uma boa pedida. Além da praticidade e do estilo, outro benefício dos cabelos curtos é que eles deixam o rosto em evidência, então você pode experimentar com maquiagens e brincos mais ousados para combinar com seu novo visual.
Rosto redondo combina com cabelo curto?
Claro que combina! Há muitos tipos de cortes curtos diferentes, então todo mundo pode escolher um que mais goste para adotar. No caso dos rostos redondos, os cabeleireiros geralmente recomendam desviar a atenção das bochechas optando por modelos que terminem abaixo do queixo, para formar uma moldura que alonga o rosto, ou por um pixie cut com volume na parte de cima, o que também ajuda a deixar o semblante mais longo. No entanto, essas são dicas para quem deseja um rosto mais fino. Se você não se preocupa com isso, pode escolher qualquer modelo que valorize suas madeixas e combine com seu estilo. Na dúvida, o cabeleireiro é a pessoa perfeita para te ajudar.
Publicado por: Barbara Gonçalves, Sexta-feira 10 de maio de 2019 - 15h26
Mais Cortes de cabelo

4 tendências de cortes para cabelos cacheados longos

30 transformações capilares incríveis para quem deseja mudar de visual

Cabelo cacheado curto: 25 cortes para experimentar e se apaixonar
Últimas matérias

20 penteados para um festival de rock: coques, tranças e rabos de cavalo para cabelos curtos, médios e longos

Esses 3 passos vão recuperar o brilho do seu cabelo loiro em casa!

10 dicas para manter a cor dos cabelos ruivos vibrante por mais tempo

Veja 10 dicas para manter seus cachos bonitos e definidos

Vai platinar o cabelo? Expert conta 4 cuidados com o loiro após descolorir

Cabelo quebrou na hora da descoloração: o que fazer quando os fios sofrem um corte químico