
Rafael Bertolucci

É um dos profissionais referência em loiros e mechas no país e em desenvolver técnicas de corte e cor.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
A nutrição capilar é um tratamento muito popular, mas nem todo mundo conhece os reais benefícios desse tipo de ritual para os fios. O cabelo ressecado e com carência de nutrientes apresenta alguns sinais claros de que precisa de atenção especial, e são eles que vão indicar a frequência certa para usar uma máscara de nutrição durante o banho - ou até a necessidade de visitar o salão de beleza para avaliar cuidar das madeixas com um profissional. Para te orientar nesse processo, reunimos 5 sinais de que é hora de nutrir os cabelos para recuperar a beleza e a saúde dos fios. Confira!
Veja também: 5 benefícios de realizar um diagnóstico capilar no salão!
1) Cabelo opaco e sem brilho indica falta de nutrientes
O cabelo sem brilho é um dos sinais mais comuns de que os fios estão carentes de nutrientes. O visual opaco pode ser causado por processos químicos, como coloração, excesso de uso de secador e até por lavar a cabeça com muita frequência, já que o processo retira parte da hidratação natural dos fios produzida pela raiz e distribuída pelo crescimento. Quanto mais você retira essa camada de oleosidade natural, mais opaco e sem vida fica o cabelo. O melhor tratamento para esse quadro de ressecamento é a nutrição capilar, que consiste justamente em repor a água e os lipídios perdidos para recuperar o aspecto brilhoso e saudável dos fios.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
2) O cabelo com baixa elasticidade precisa de nutrição capilar
A falta de elasticidade do cabelo pode demonstrar tanto a carência de nutrição quanto a falta de força das madeixas. Ao esticar um fio de cabelo saudável enquanto está molhado, ele geralmente expande em até 50%. Se o fio se partir, é um sinal de que precisa de um tratamento de reconstrução para que as proteínas o tornem mais resistente. No entanto, se o fio praticamente não se esticar, pode ser um sinal de que ele está ressecado, e nesse caso a recomendação é realizar um tratamento de nutrição capilar para que ele se torne mais elástico sem arrebentar.
3) A nutrição capilar ajuda no controle de frizz no cabelo
Muitas mulheres vivem em busca de truques para disfarçar o cabelo com frizz, mas a melhor maneira de eliminar os fios arrepiados é criando uma rotina que trate a causa do problema para que ele não retorne. É o caso da nutrição capilar, que repõe os lipídios perdidos pelos fios para protegê-los da umidade e confere um acabamento mais alinhado, polido e disciplinado aos fios. Uma máscara rica em óleos poderosos, como Mythic Oil, de L'Oréal Professionnel, é a melhor pedida para essa finalidade. "Gosto muito de indicar o uso do shampoo e da máscara da coleção, especialmente depois de fazer luzes no cabelo, porque ela vai devolver a taxa hidrolipídica do fio para que ele não perca umidade, nutrição, hidratação com o processo" afirma o expert Rafael Bertolucci. A linha combina óleo de argan e extrato de mirra para proporcionar um tratamento intensivo, que vai não apenas revitalizar as madeixas no primeiro uso como também protegê-lo de futuros danos.
4) Cabelo áspero? A máscara de nutrição recupera a maciez dos fios
Uma das consequências mais comuns da falta de nutrição capilar é o toque áspero e sem movimento. Ao passar as mãos pelos fios saudáveis, eles geralmente são macios e sedosos, então os dedos deslizam mais facilmente. Quando há carência de nutrientes, o fio parece mais grosso e sem vida. Um tratamento de nutrição capilar durante o banho vai ajudar a revitalizar as madeixas e conferir um toque acetinado ao cabelo, mas utilizar um óleo para finalizar também faz toda a diferença para proteger os fios da umidade. Nossa dica é o leave-in da linha Mythic Oil, que contém óleo de abacate e de semente de uva, além de vitamina E e propriedades antioxidantes. Aplique uma pequena quantidade nas palmas das mãos, esfregue-as e aplique em seguida pelo comprimento e pelas pontas do cabelo seco ou úmido. Prossiga com a finalização como de costume.
5) A nutrição equilibra o cabelo com raiz oleosa e pontas secas
A oleosidade produzida no couro cabeludo se distribui pelo comprimento e proporciona a nutrição necessária para manter os fios saudáveis. No entanto, com a exposição ao sol, o uso de secador, chapinha e babyliss e os danos de processos químicos, há uma tendência de que esse sebo fique concentrado na raiz e as pontas se tornem cada vez mais secas. Esse quadro também é comum em cabelos cacheados e crespos, em que a hidratação tem dificuldade de se espalhar por causa da textura. Em ambos os casos, a nutrição capilar é o ritual perfeito para equilibrar a saúde dos fios. Use o shampoo indicado pelo cabeleireiro somente no couro cabeludo, massageando e enxaguando completamente. Em seguida, use a máscara de nutrição de sua preferência no comprimento e nas pontas. Assim, você consegue atender às necessidades de cada parte do cabelo sem sobrecarregá-lo.
Visite um salão de beleza para tratar os cabelos com um expert!
Publicado por: Barbara Gonçalves, Terça-feira 07 de maio de 2019 - 11h25
Mais Tratamento de cabelo

10 dicas para manter a cor dos cabelos ruivos vibrante por mais tempo

Veja 10 dicas para manter seus cachos bonitos e definidos

Vai platinar o cabelo? Expert conta 4 cuidados com o loiro após descolorir
Últimas matérias

20 penteados para um festival de rock: coques, tranças e rabos de cavalo para cabelos curtos, médios e longos

Esses 3 passos vão recuperar o brilho do seu cabelo loiro em casa!

10 dicas para manter a cor dos cabelos ruivos vibrante por mais tempo

Veja 10 dicas para manter seus cachos bonitos e definidos

Vai platinar o cabelo? Expert conta 4 cuidados com o loiro após descolorir

Cabelo quebrou na hora da descoloração: o que fazer quando os fios sofrem um corte químico