
Charlles Lima

Hairstylist, especialista em cortes e Expert K
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
As técnicas de texturização para cabelo cacheado são essenciais para quem gosta de cachos bem definidos. A maioria é feita apenas com as mãos e um bom finalizador para valorizar a curvatura dos fios ou formar cachos nos que não definem com facilidade, seja por uma característica natural ou por ainda estarem na transição capilar.
Da fitagem aos coquinhos, confira 5 técnicas de texturização para cabelo cacheado e dicas de como fazer cada uma delas.
1. A fitagem usa os dedos para dar definição aos fios
A fitagem é a técnica de texturização mais famosa entre as cacheadas e crespas. Simples e fácil de fazer, ela consiste em separar os cabelos em várias mechas finas e usar os dedos para pentear cada mecha após passar o creme de pentear, o que vai deixar os fios bem divididos, como se fossem fitas. Depois, basta apertar levemente as pontas de cada mecha e esperar secar naturalmente. Caso queira acelerar o processo, vale usar um difusor de cachos.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
2. O plopping é a técnica de texturização com a toalha
O plopping é uma boa técnica de texturização para cabelos cacheados que costumam secar com muito frizz, além de ser uma alternativa ao uso do secador e do difusor para a secagem dos fios. Todo o processo é feito com uma toalha ou camiseta de algodão que deve ser enrolada nos fios úmidos, como se fosse uma touca ou um turbante, pelo período de 30 minutos.
Veja o passo a passo do plopping:
1) Abra a toalha ou camiseta sobre uma superfície plana, preferencialmente uma mesa;
2) Jogue os cabelos para frente e leve a cabeça de encontro ao tecido;
3) Pegue as laterais do tecido e prenda na nuca com um nó ou amarração da sua preferência;
4) Aguarde 30 minutos e retire a toalha. Se for necessário, ajeite os cabelos com as mãos.
Caso queira garantir bastante definição dos cachos, é essencial fazer a finalização com um creme de pentear concentrado. A nossa sugestão é o Crème de Jour da linha Curl Manifesto, de Kérastase, que combina glicerina, ceramidas e mel de Manuka numa fórmula altamente hidratante. "É um finalizador poderoso com ação antifrizz para uma definição incrível", afirma o hairstylist Charlles Lima.
3. O dedoliss faz cachos com os dedos e substitui o babyliss
O dedoliss é uma técnica de texturização fácil de fazer, mas que pode ser um pouco demorada para quem tem cabelos muito longos ou cheios. Depois de aplicar o seu creme de pentear, basta enrolar mechas de cabelo bem finas nos dedos para modelar os cachos.
A ideia é criar um efeito bem definido, similar ao de modelador de cachos sem que você precise usar nenhuma ferramenta de calor. Como o processo pode levar muito tempo para ser realizado em todo o cabelo, a dica é usar o dedoliss para modelar apenas aquelas áreas dos fios que costumam definir menos que as outras. Em algumas pessoas, é a região da franja, já outras têm menos definição na nuca e no meio da cabeça.
Leia também: Qual a diferença entre cabelo cacheado e cabelo crespo?
4. Os twists torcidinhos de duas mechas que parecem tranças
Ótimos para cabelos crespos e cacheados de curvaturas mais fechadas, como os cachos 3c, os twists nada mais são do que duas mechas de cabelo enroladas uma sobre a outra. O efeito é similar ao de uma trança, só que sem a terceira mecha, e garante bastante definição aos fios. Quanto menor a espessura das mechas, melhor o efeito.
Você deve fazer os twists com os cabelos úmidos, logo após aplicar o seu creme de pentear ou leave-in. Vale apostar em um finalizador de textura gel-creme, como a Gelée Curl Contour, de Curl Manifesto, cuja consistência vai ajudar na aderência da texturização e potencializar a definição. "É um gel em creme que pode ser usado sozinho ou junto ao Crème De Jour, indicado para cabelos cacheados e crespos", comenta Charlles Lima.
Depois de finalizar os twists, aguarde o cabelo secar completamente e então separe um por um. Você vai notar que é possível separar as mechas dos twists em mechas menores, o que vai garantir mais naturalidade ao look.
5. Os coquinhos podem ser usados para texturização e como penteado
Os coquinhos, também conhecidos como bantu knots, são ao mesmo tempo uma técnica de texturização para cabelo cacheado e um penteado de origem sul-africana. Como o nome já sugere, trata-se de pequenos coques que são feitos em toda a cabeça e presos bem rente a raiz.
É indicado esperar cerca de oito horas ou mais para retirar os coquinhos, caso contrário não haverá a definição desejada. Sendo assim, vale fazê-los algumas horas antes de dormir ou usá-los como penteado por um dia. Caso vá dormir com eles, lembre-se de protegê-los com um lenço ou touca de cetim. Depois de desfazer os coquinhos, aplique algumas gotinhas do óleo Sublime Repair no comprimento e pontas para dar brilho aos cachos.
Publicado por: Amanda Cardoso, Sexta-feira 29 de abril de 2022 - 10h21
Mais Tendências

Finalização de cabelo cacheado: 3 truques de cabeleireira para definir os cachos

Ondas no cabelo com pegada retrô: veja truque para fazer o penteado

Long bob curto, médio e longo: veja as diferenças e escolha o corte de cabelo ideal para você
Últimas matérias

Conheça os poderes dos ácidos lático e tartárico para cabelos com coloração

Cabelo curto iluminado: 5 combinações de cor e corte que vão te conquistar

O que fazer quando o cabelo está caindo muito? Saiba 4 formas de controlar a queda

Finalização de cabelo cacheado: 3 truques de cabeleireira para definir os cachos

4 tons de loiro que combinam com o inverno 2022

Cabelo poroso: o que é, causas comuns e como tratar os fios em casa