
Rafael Bertolucci

É um dos profissionais referência em loiros e mechas no país e em desenvolver técnicas de corte e cor.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
O início de um novo ano inclui uma nova leva de tendências no mundo da moda, da beleza e do design. Para cabeleireiros, é fundamental acompanhar as cores, os cortes de cabelo, os penteados, os tratamentos e os serviços que estão fazendo sucesso ao redor do mundo porque eles podem ser de interesse das clientes do salão de beleza. Muitas tendências ainda vão surgir e ganhar força ao longo dos próximos meses, mas já é possível identificar algumas das principais apostas para a temporada que se inicia. Para te guiar nesse momento de inovação e renovação, reunimos 5 ideias que merecem sua atenção. Confira!
Leia também: 4 dicas para o final de ano no salão de beleza ser um sucesso!
1) Busca maior por colorações com aparência natural
A busca por visuais com aparência natural cresce a cada ano, e em 2020 não será diferente. Os tons de loiro, castanho e ruivo podem ser claros ou escuros, intensos ou suaves, mas o desejo será sempre por um acabamento natural, com raiz esfumada e jogo de luz e sombra. O mesmo vale para o cabelo com luzes, sejam elas no estilo ombré, balayage, hair contouring ou qualquer outra técnica. "Até as mechas que saem da raiz precisam de uma transição, uma passagem de cor, um esfumado, para a mulher não ter que retocar toda hora" afirma Rafael Bertolucci , hairstylist e embaixador L'Oréal Professionnel. No ano que se inicia, até as cores fantasia como o cabelo rosa, azul ou roxo vão ganhar uma certa sutileza nos detalhes, ainda que as nuances sejam intensas. O objetivo é evitar uma cor muito saturada e conferir luminosidade, o que valoriza instantaneamente o visual independente da tonalidade.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
2) Hair care é a nova febre de self care
O movimento de self care, também chamado de autocuidado, conquistou muitas adeptas ao longo do último ano por valorizar os momentos de relaxamento e descanso com práticas que fazem bem para a saúde mental e para o corpo, como rituais de limpeza de pele e massagens. Para 2020, a tendência é que os cuidados com o cabelo entrem nessa rotina, unindo o hair care ao skin care. A ideia não é complicar o dia a dia com procedimentos elaborados; na verdade, é escolher os produtos de acordo com as necessidades dos fios e fazer do momento de tratamento uma oportunidade de relaxar e se reconectar com sua essência. Os cabelos podem ter um papel muito importante nesse processo, especialmente para quem passou por uma transição capilar e está aprendendo a lidar com a textura natural das madeixas e com o que ela pode representar em sua identidade. O papel dos cabeleireiros nessa jornada é saber orientar as clientes com fios dos mais variados tipos, avaliando as necessidades da fibra, indicando produtos e rituais adequados e ensinando a tratar e finalizar os cabelos. Além disso, os profissionais também precisam estar aptos a cortar e colorir fios de todas as texturas para que possam atender da melhor forma às clientes lisas, onduladas, cacheadas e crespas com a mesma versatilidade e qualidade.
3) A volta dos cortes de cabelo médios
O corte short bob foi o queridinho de 2019, conquistando celebridades e it girls de todo o mundo. O modelo continua em alta em 2020, mas promete dividir o pódio com o cabelo médio, que tem ganhado mais força a cada semana. O comprimento intermediário, na altura dos ombros, é mais versátil do que o curto por ser mais fácil de prender e combinar facilmente com todas as texturas de fio e formatos de rosto. Por isso, pode ser uma boa indicação para suas clientes que querem desapegar dos cabelos longos e experimentar algo novo sem radicalizar demais. No entanto, é preciso ficar atento para respeitar o que for pedido e não cortar demais o comprimento. Você sempre pode indicar modelos e acabamentos que valorizem mais a cliente, mas a prioridade é realizar o corte mais próximo possível do que for pedido.
4) Cortes de cabelo, penteados e styling com inspiração retrô
A cada ano novos visuais do passado são resgatados, repaginados e recuperam o status de tendências. Para 2020, ideias de corte e styling com inspiração retrô prometem ser os principais destaques do mundo da beleza. A ideia não é copiar o que era feito antigamente, mas trabalhar em cima de um conceito que já fez sucesso e torná-lo moderno e jovial novamente. Para evitar o aspecto caricado, o ideal é combinar os conceitos antigos com abordagens novas. É o caso do corte em camadas com franja cortina, que brilhou nos anos 70 e está de volta em uma versão com menos volume e mais leveza. Outro exemplo é o cabelo com ondas frisadas, que foi ícone de estilo nos anos 90 e está sendo usado nessa temporada com menos definição e mais naturalidade. É importante que os cabeleireiros estejam prontos para atualizar essas referências e trazer o melhor de cada uma à tona, sem deixar o visual das clientes datados, então quanto mais pesquisa for feita sobre as novas formas de usar esses modelos, melhor.
5) Integração da tecnologia com a criação de novos visuais
Hoje em dia, para fazer qualquer mudança de visual - de cortes a cores, de penteados a mechas -, as clientes do salão de beleza levam fotos de inspiração no celular. Por isso, muitos profissionais passaram a usar seus próprios aparelhos e tablets para mostrar ideias e sugerir tendências a partir de suas próprias referências. No entanto, a tecnologia consegue ir além de oferecer inspiração e passou a proporcionar a oportunidade de o cliente efetivamente experimentar os visuais antes de adotá-los. É o caso do app Style My Hair, de L'Oréal, que permite que as pessoas testem dezenas de colorações diretamente na imagem da câmera com uma tecnologia 3D que torna o resultado super realista. Junto com o trabalho do hairstylist, o sistema oferece uma nova forma de explorar as possibilidades da indústria da beleza, e em 2020 a tendência é que a proposta se popularize cada vez mais.
Publicado por: Barbara Gonçalves, Sexta-feira 20 de dezembro de 2019 - 09h45
Mais Área Pro

Um bom cabeleireiro deve ensinar essas 3 coisas para as clientes do salão de beleza

Cabeleireiro especialista em ruivos: 6 dicas para se tornar um expert na coloração

É melhor ser um cabeleireiro especializado ou atuar em todas as áreas? Saiba como decidir
Últimas matérias

Shampoo para cabelo com luzes: como escolher o melhor produto para cabelo com mechas

Hidratação capilar com ácido hialurônico: tudo sobre o ingrediente que vai revitalizar seus fios

Cor de cabelo castanho médio: tudo sobre o tom escuro e natural que vai te conquistar

Cabelo danificado, elástico e quebradiço: 5 dicas para salvar seus fios

Como fazer ondas no cabelo: 3 técnicas para experimentar no verão

Hidratação para cabelo fino: como deixar os fios macios e brilhosos sem pesar