
Fabrícia Santos

Hairstylist expert em coloração e mechas e campeã brasileira do Style & Colour Trophy 2017
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Cada vez mais pessoas usam babyliss para fazer ondas no cabelo quando querem dar textura aos fios e experimentar um visual novo. O aparelho pode criar muitos efeitos diferentes, desde cachos bem definidos até uma ondulação suave e natural, então é importante saber como usar a ferramenta a seu favor para compor o styling exato que você tem em mente. Muitas pessoas têm dúvidas sobre como traduzir a textura que veem em fotos em seus próprios cabelos, enquanto outras vivem em busca do segredo para fazer os cachos durarem mais do que alguns minutos. Para te guiar nesse processo, reunimos 5 truques usados pelos cabeleireiros para trabalhar com o babyliss. Confira nossas dicas!
Leia também: 7 passos para fazer uma escova com volume em casa!
1) Escolher o babyliss certo faz toda a diferença
Antes de escolher um babyliss, é importante entender que há vários modelos diferentes, cada um indicado para criar um certo tipo de textura. De uma forma geral, quando mais largo for o aparelho, maiores são as ondas criadas por ele, e quanto mais fino ele for, menores serão os cachos criados. Também é interessante entender as diferenças entre os formatos: alguns são mais largos e na base a mais finos na ponta, então pode criar cachos de espessuras diferentes ao longo do comprimento, enquanto os que tem a mesma largura geram um resultado mais uniforme.
Ainda há a possibilidade de optar por um babyliss com grampos, que fecha ao redor da mecha para criar ondas mais certinhas, ou sem, que geralmente é usado para criar uma ondulação mais irregular e natural. Por fim, os aparelhos modeladores de cachos também podem incluir reguladores de temperatura, o que permite que você ajuste o calor que ele emite de acordo com a necessidade: quanto mais finos forem os fios, menor deve ser a temperatura para não sacrificá-los demais.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
2) Saber como enrolar a mecha de cabelo no babyliss
Usando um mesmo aparelho, é possível criar vários visuais diferentes dependendo da forma como você enrola as mechas ao redor do babyliss. É assim que os experts conseguem oferecer tipos variados de styling para suas clientes sem precisar ter sempre três ou quatro ferramentas diferentes. A primeira dica é decidir se quer um acabamento mais natural e irregular ou mais certinho e uniforme. Para um efeito messy hair, alterne a direção para dar mais movimento. Prefere ondas marcadas e glamourosas? Enrole todas as mechas da mesma forma para criar um resultado homogêneo.
Outro fator que pode fazer a diferença é em relação à mecha que é enrolada no babyliss. Quanto mais perto da raiz você começar o styling, mais volume o cabelo vai ter. Quer uma textura mais despojada e discreta? Pule 1/3 do comprimento mais próximo do couro cabeludo e faça as ondas somente no restante. Se enrolar a mecha esticada, com cada fio do lado do outro, os cachos ficarão mais largos e homogêneos, mas se torcer a mecha antes de enrolar no babyliss o efeito será mais irregular e natural. Também vale de lembrar que o ângulo em que o aparelho é posicionado muda tudo. Quer volume e efeito encorpado? Mantenha a ferramenta na horizontal. Prefere um acabamento mais baixinho? Posicione o babyliss na diagonal ou na vertical.
3) Cabelos finos e grossos precisam de preparações diferentes
Preparar o cabelo antes de fazer babyliss é a melhor forma de fazer o styling durar mais tempo. O uso de um protetor térmico com efeito memória, como o spray PLI, de L'Oréal Professionnel, é indispensável para blindar os fios do calor e garantir mais durabilidade à textura. "PLI é um dos meus produtos favorito, uso tanto para escovar quanto para fazer babyliss em todos os tipos de cabelo" conta a hairstylist Fabrícia Santos. Além disso, dependendo do seu tipo de cabelo, pode ser uma boa ideia utilizar outros produtos para dar mais estrutura às madeixas. Borrifar o spray fixador Air Fix , de L'Oréal Professionnel, antes de começar as ondas pode deixar os fios menos escorregadios e prolongar a durabilidade do visual. Outra boa opção para segurar melhor a textura é não usar condicionador ao lavar o cabelo antes do babyliss; assim, ele não desliza tanto ao ser enrolado no aparelho e os cachos duram mais tempo.
4) Usar o secador para preparar e finalizar o babyliss
Um truque que muitas pessoas não conhecem é que o secador pode ser um grande aliado na hora de faze cachos ou ondas com o babyliss. Antes de começar o styling, você pode usá-lo para retirar toda a umidade dos fios e já deixá-los pré-aquecidos, para que respondam mais rapidamente à ação do modelador de cachos. Se seu cabelo for naturalmente cacheado, crespo ou ondulado e você quiser fazer ondas mais abertas nos fios, pode ser preciso escová-los primeiro para criar uma base lisa, então o secador também será útil para isso.
Ao terminar o styling, muitos cabeleireiros gostam de usar o jato frio do secador para resfriar as madeixas mais rápido. Enquanto está quente, o cabelo muda de textura mais facilmente, então a tendência é que os cachos se desmanchem aos poucos. Esfriando os fios de uma só vez, eles retêm a textura por muito mais tempo. "Um bom truque é finalizar penteando com uma escova raquete para soltar as ondas" ensina Fabrícia. Como os cabelos já não vão estar mais quentes, esse toque final não vai atrapalhar a durabilidade da textura.
5) Cuidado para não queimar o cabelo ao usar babyliss
Mesmo usando um bom babyliss e aplicando protetor térmico antes de começar o styling, é importante tomar cuidado para não queimar os fios sem querer. Para isso, a dica principal é não segurar a mecha no aparelho por tempo demais; de 7 a 10 segundos é suficiente, lembrando sempre que quanto mais fino for o cabelo, mais sensível ele tende a ser, então o tempo de exposição ao calor precisa ser menor. Se quiser garantir máxima definição para os cachos criados, use um grampo para segurar a mecha enrolada enquanto prossegue para o styling do restante do cabelo. Quando terminar, o cabelo vai estar todo enrolado e preso com grampos, então borrife um spray fixador para finalizar. Deixe o cabelo esfriar ou uma o jato frio do secador para agilizar o processo, depois solte todos os grampos e use os dedos para ajustar os cachos como preferir.
Publicado por: Barbara Gonçalves, Terça-feira 11 de junho de 2019 - 15h14
Mais Truques de Styling

Descobrimos o passo a passo para deixar a franja cortininha perfeita!

Penteado com cabelo molhado: 15 inspirações e dicas para conquistar o efeito sleek

Finalização de cabelo cacheado: 3 truques de cabeleireira para definir os cachos
Últimas matérias

Reconstrução capilar profissional: o que é, como fazer e dicas de produtos

Cabelo curto com luzes platinadas: veja 20 inspirações

Como fazer hidratação no cabelo antes da escova? 4 segredos para evitar danos do secador

9 penteados para cabelos cacheados ideais para o trabalho

Cabelo acaju: púrpura, acobreado, dourado e mais nuances para inspirar

Aprenda 5 dicas para tirar o frizz do cabelo loiro