
Marceli Nakashima

Hairstylist especialista em corte, cor e alongamento
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
O óleo de cabelo já se tornou queridinho de muitas pessoas ao redor do mundo por seu poder de nutrição e reparação. Muito popular entre quem tem cabelo ressecado ou danificado, ele pode ser um poderoso aliado de todos os tipos de fios porque confere maciez e brilho instantaneamente. A verdade é que o óleo capilar é muito mais versátil do que pode parecer à primeira vista e pode ser usado de várias formas diferentes na rotina de tratamento e finalização das madeixas. Reunimos 6 maneiras de incorporar o óleo a seus rituais de beleza para te ajudar a aproveitar todo o potencial do produto, confira!
Veja também: 5 dúvidas comuns sobre como usar óleo nos cabelos!
1) Use o óleo de cabelo como pré-shampoo para nutrir os fios
Pré-shampoo é o nome dado a qualquer produto aplicado nos cabelos antes do shampoo para garantir uma dose extra de tratamento aos fios. O óleo específico para cabelos é perfeito para cumprir essa função porque tem moléculas menores, que são facilmente absorvidas pelos fios, então nutre a fibra antes mesmo da higienização. Mesmo depois de lavar e enxaguar o cabelo, os ativos do óleo vão ter ajudado a preservar a hidratação natural da fibra, então vai fazer toda a diferença na recuperação da saúde e da beleza dos cabelos ressecados, danificados, sensibilizados e sem vida.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
2) Aplique óleo nos cabelos depois do banho para que sequem com mais brilho
O óleo de cabelo é mais tradicionalmente usado para finalizar o cabelo depois do banho por conta do acabamento polido, sedoso e radiante que confere aos fios. O que a fórmula vai fazer é criar uma camada ao redor dos fios que será absorvida para nutrir a estrutura e ainda reter os ativos em seu interior, prolongado a durabilidade do aspecto acetinado. Quem tem cabelo fino pode apostar em uma fórmula mais leve e específica para esse tipo de fio, como o bifásico L'Huile Légère da linha Elixir Ultime de Kérastase, enquanto quem tem cabelo médio ou grosso pode investir no L'Huile Originale da mesma coleção, que ainda oferece proteção térmica. Ambos contam com ingredientes poderosos para tratar a fibra, como o óleo de Marula, que tem ação antioxidante, o óleo de Camélia, que é emoliente e confere um toque sedoso, e óleo de argan, que ajuda no fortalecimento, na hidratação e na reparação do fio.
3) O óleo pode ser usado para finalizar e desembaraçar o cabelo cacheado
Cada vez mais mulheres de cabelo cacheado incorporam o óleo à rotina de finalização que seguem para definir os cachos no dia a dia. Na finalização, vários produtos diferentes podem ser aplicados para combinar mais de um efeito nos fios, e o óleo é um dos mais indicados. Seu poder nutritivo é fundamental para tratar fios cacheados, crespos e ondulados, que têm uma tendência natural a ficarem mais secos uma vez que a oleosidade da raiz não consegue se espalhar para as pontas com tanta facilidade. "Recomendo usar mais de uma vez ao dia, sempre fazendo o movimento twister, de torcer, durante a aplicação, para definir e redefinir os cachos", afirma a hairstylist e Expert K Marcel Nakashima. Com o uso regular, o óleo vai ajudar a reduzir o frizz, destacar o formato dos cachos e garantir mais brilho às madeixas.
4) Aplique óleo no cabelo úmido antes da escova
Alguns óleos, como o L'Huile Originale, proporcionam proteção térmica para os fios, então são ótimos para serem aplicados antes de fazer escova. Além de evitarem que o calor danifique os fios, o óleo ainda vai nutrir a fibra - para compensar o ressecamento que o secador costuma provocar - e garantir um acabamento mais brilhoso, sedoso, polido e macio. Para aplicar, esfregue uma pequena quantidade entre as palmas das mãos e massageie em seguida pelo comprimento e pelas pontas do cabelo úmido. O segredo é começar sempre com pouco produto para não correr o risco de exagerar; se for necessário, você sempre pode aplicar um pouco mais depois até ficar satisfeita.
5) Depois de fazer escova no cabelo, uso o óleo para finalizar
O óleo de cabelo também é muito usado para finalizar a escova, a chapinha ou o styling feito com babyliss, inclusive nos salões de beleza. Por causa de seu poder nutritivo, o produto vai selar as cutículas com máximo brilho, além de realçar o toque macio e proteger a fibra da umidade - que pode provocar frizz e diminuir a durabilidade da textura criada. Lembre-se de sempre usar pouca quantidade e concentrar a aplicação somente no comprimento e nas pontas para não deixar a raiz pesada.
6) Use o óleo para nutrir os cabelos antes de dormir
Para acordar com cabelos brilhosos e macios, um truque adotado por muitos experts é aplicar um pouco de óleo nos fios antes de ir dormir. Durante a noite, a fórmula vai agir e ser absorvida pela fibra, nutrindo as madeixas para que você já comece o dia seguinte com cabelos mais sedosos e bonitos sem gastar muito tempo para arrumá-los. O importante é tomar cuidado para não exagerar na quantidade; um pouco de óleo é suficiente. Experimente prender o cabelo em um coque ou uma trança frouxa depois. Pela manhã, é só soltar as madeixas e você já estará pronta!
Publicado por: Barbara Gonçalves, Terça-feira 14 de janeiro de 2020 - 16h54
Mais Tratamento de cabelo

Hidratação para cabelos secos: saiba como fazer e qual produto escolher para devolver brilho e maciez

Como fazer o cabelo crescer e evitar pontas afinadas: 5 dicas para manter os fios sadios sem ter que cortar

Quer ter cabelos longos? Saiba 5 motivos para inserir a ampola na sua rotina capilar
Últimas matérias

Estilo retrô nos cabelos longos: as principais tendências de cortes em 12 fotos

Luzes no cabelo para outono e inverno: quais nuances combinam com a temporada e em qual técnica apostar?

Cabelo crespo masculino: como cuidar dos fios + dicas de cortes que fazem sucesso

Corte degradê feminino: saiba como apostar na tendência e veja 15 fotos em diferentes tipos de cabelo

Marrom dourado: com luzes ou coloração global? Veja inspirações e escolha o castanho perfeito

Free hands: tudo sobre a técnica que cria luzes no cabelo à mão livre para um iluminado natural