
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
O cabelo platinado é um dos tons de loiro mais pedidos nos salões de beleza e promete ser um dos tons de destaques em 2019. "Já estamos vendo uma aposta grande em cima dos metalizados, dos tons mais cinza, dos loiros frios, então acredito que os platinados vão ganhar força", afirma a hairstylist Vivi Siqueira, embaixadora L'Oréal Professionnel. No entanto, mesmo com tanta popularidade, o visual ainda gera muitas dúvidas - tanto sobre o processo de descoloração quanto sobre a manutenção da cor. Para desmistificar de uma vez por todas o loiro platinado, reunimos 6 mitos e verdades sobre o cabelo descolorido para te ajudar a decidir se o visual é a melhor aposta para você - e te ensinar a cuidar da cor de cabelo para mantê-la sempre impecável. Confira!
Veja também: como encontrar o melhor tom de loiro platinado para adotar!
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
1) O cabelo platinado fica amarelado mais rapidamente
Verdade. Quanto mais claro for o tom de loiro, mais ele tende a ficar amarelado com o passar do tempo. O processo de descoloração global remove todos os pigmentos da fibra capilar para chegar ao loiro platinado, então o fio se torna mais sensível à oxidação e à exposição a poluição, impurezas e raios solares. Para tratar e evitar o retorno desses reflexos amarelados, o melhor a fazer é incorporar um shampoo roxo ao kit de produtos de beleza. Fórmulas como o Shampoo Blondifier Cool, de L'Oréal Professionnel, oferecem alta concentração de pigmentos violeta para neutralizar as nuances indesejadas e recuperar o perfil frio e elegante dos fios platinados. A frequência do uso varia muito de caso para caso, então peça orientações ao seu cabeleireiro.
2) Quem tem cabelo loiro platinado precisa fazer reconstrução capilar toda semana
Depende. Mesmo após a descoloração, cada cabelo tem características próprias que devem ser levadas em consideração na hora de montar uma rotina de cuidados. É comum os fios ficarem mais fracos depois de serem platinados, e a reconstrução capilar é o tratamento certo para devolver a força e a resistência às madeixas. No entanto, a fibra também tem outras necessidades, e a frequência em que cada tratamento deve ser realizado varia de pessoa para pessoa. Por isso, é fundamental realizar um diagnóstico com um profissional. Após a descoloração, ele vai analisar as carências dos fios e te indicar a rotina perfeita para cuidar do novo look. Seguindo essas orientações, você evita sobrecarregar o cabelo com rituais inadequados ou em excesso.
3) Cabelo descolorido não pode ser saudável
Mito. Um cabelo que passou por procedimento químico de qualquer tipo não tem a mesma saúde que um fio natural, mas você pode ter madeixas bonitas e nutridas mesmo depois de adotar o visual platinado. "É possível sim ter um cabelo bem loiro, bem descolorido e saudável. O que determina isso é o comprometimento com o tratamento", afirma Vivi. Para isso, ela reforça a importância de revezar entre rituais com diferentes finalidades para atender às múltiplas necessidades da fibra. "Eu acredito que a pessoa que tem química no cabelo tem que seguir essa linha de tratamento constante, tanto no salão quanto em casa", afirma. A linha Blondifier, de L'Oréal Professionnel, é ideal para isso pois conta com o poder antioxidante e nutritivo dos polifenóis de açaí, proporcionando revitalização e proteção aos fios.
4) Para usar o cabelo platinado é preciso descolorir as sobrancelhas também
Mito. Combinar as cores dá mais uniformidade ao visual, mas cada vez mais mulheres optam por adotar o cabelo loiro com sobrancelha escura. A verdade é que, de uma forma geral, os experts recomendam manter a sobrancelha 2 ou 3 tons mais escura do que os fios loiros. Essa diferença confere um ar moderno e jovial ao visual, além de facilitar a rotina de manutenção já que é menos uma área para descolorir. Em quem tem cabelo loiro natural, o contraste é mais sutil, mas mesmo as sobrancelhas pretas ou castanhas podem ficar incríveis com fios platinados.
5) É preciso retocar a raiz do cabelo platinado com muita frequência
Depende. Quem opta pela descoloração global e uniforme desde o couro cabeludo até as pontas vai perceber que a raiz pode ficar mais perceptível a partir de 2 semanas após a visita ao salão de beleza. No entanto, há a opção de apostar na raiz esfumada, um visual que prolonga bastante a durabilidade da cor. A ideia é manter um ou dois dedos de raiz natural e criar uma passagem de cor bem esfumada e gradual para o tom platinado do comprimento e das pontas. Assim, o crescimento fica menos visível e você pode proteger a saúde da fibra realizando menos sessões de descoloração.
6) Somente peles claras combinam com cabelo platinado
Mito. Todo mundo pode adotar o cabelo platinado, basta saber adaptar a cor para valorizar e não empalidecer seu semblante. O cabeleireiro é a pessoa ideal para te ajudar a encontrar a nuance perfeita e personalizá-la para combinar com seu tom de pele, seja ele quente ou frio. De uma forma geral, o truque da raiz esfumada é perfeito para quem tem inseguranças com relação a isso, uma vez que preserva o contraste original da cor e torna o resultado mais harmônico. O tonalizante usado para ajustar os reflexos também faz toda a diferença nesse acabamento. Procure um profissional de confiança e você com certeza vai encontrar uma maneira de adotar o loiro platinado radiante dos seus sonhos.
Visite um salão de beleza para cuidar dos cabelos com um profissional!
Publicado por: Barbara Gonçalves, Quinta-feira 31 de janeiro de 2019 - 14h25
Mais Cabelo platinado

Cabelo platinado ficou muito cinza: o que fazer para corrigir o tom de loiro chumbado

Cabelo platinado curto e longo: o que muda ao adotar um tom de loiro claro em cada comprimento?

4 versões de cabelo loiro platinado que vão te convencer a clarear os fios
Últimas matérias

Como fazer o cabelo ruivo parecer natural: 5 dicas infalíveis para experimentar

5 corte de cabelo que fizeram sucesso nos anos 90 e continuam em alta hoje em dia

Penteados para o ano novo: 5 ideias para celebrar a virada

Cabelo áspero: o que pode ser? Conheça as causas e os tratamentos para o quadro

5 hábitos para deixar o cabelo mais saudável e que funcionam para todos os tipos de fios

Noiva de cabelo curto: 18 penteados para casamento que são apostas certeiras