
Rafael Bertolucci

É um dos profissionais referência em loiros e mechas no país e em desenvolver técnicas de corte e cor.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Quem tem cabelo oleoso sabe como pode ser difícil lidar com o aspecto pesado dos fios! Mesmo lavando as madeixas todos os dias, assim que se aproxima a noite, a raiz já começa a parecer suja. Se identificou? Então saiba que é possível, sim, amenizar esse problema - mas certas "crenças" podem estar atrapalhando na hora de driblar a oleosidade do couro cabeludo. Confira 6 dos principais mitos e verdades sobre o assunto!
1. Quanto mais lavar o cabelo, menos oleoso ele vai ficar
Mito! Embora possa parecer que para eliminar de vez a oleosidade é preciso lavar o cabelo muitas vezes e com produtos bastante adstringentes, esse hábito vai produzir exatamente o contrário - o chamado efeito rebote. Ao remover todo o sebo do couro cabeludo, a pele vai sentir a necessidade de produzir mais óleo, o que vai acabar piorando toda a situação. O ideal é lavar os fios dia sim e dia não, com um shampoo que limpa em profundidade ao mesmo tempo que nutre o couro cabeludo, como Pure Resource, de L'Oréal Professionnel, que possui citramina e vitamina E.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
2. Água quente piora a oleosidade do couro cabeludo
Verdade! A alta temperatura da água pode causar o ressecamento da pele do couro cabeludo, que também leva ao efeito rebote, mencionado acima. Além disso, o calor pode proporcionar a transpiração no local, o que contribui para o acúmulo de mais oleosidade na região.
3. A caspa pode estar associada ao excesso de oleosidade
Verdade! Apesar de muitos acreditarem que a oleosidade do couro cabeludo é a origem da caspa, isso não corresponde à realidade, já que ela é originada por um fungo. No entanto, o excesso de óleo está, sim, associado ao problema: esse fungo se alimenta do sebo presente no couro cabeludo e se prolifera dessa forma. Para evitar o quadro, além de apostar em um shampoo anticaspa, como o Instant Clear, de L'Oréal Professionel, que é enriquecido com ativos como o zinco e o bisabolol, existem outros hábitos que também podem diminuir a descamação no couro cabeludo. "Evitar água quente, secador quente no couro cabeludo, água com muito cloro, hidratar bastante o corpo, tomar bastante água, água de coco e tentar usar um travesseiro com uma fronha que promova menos atrito, feita de seda ou cetim para diminuir o atrito entre o couro cabeludo e o tecido", são algumas das recomendações de Rafael Bertolucci.
4. Quem tem cabelo oleoso não deve usar condicionador nem fazer hidratações profundas
Mito! Todos os tipos de cabelo precisam de hidratação - até os mais oleosos! Neste caso, é importante não aplicar o produto hidratante em questão (condicionador ou máscara) próximo à raiz, além de investir em uma linha específica para as necessidades do comprimento e pontas dos seus fios.
5. Químicas e ferramentas de styling podem piorar a situação
Verdade! Assim como a água quente contribui para o aumento da oleosidade no couro cabeludo, o uso de secador, chapinha e babyliss também! Além disso, se você faz químicas frequentemente nos fios, esse também pode ser um dos fatores que está agravando o problema. Que tal dar um tempo nesses vilões e apostar no cabelo natural durante uma semana? Para deixar os fios do seu jeitinho, vale usar produtos de styling leves, como o Tecni.Art PLI, de L'Oréal Professionnel, que modela o cabelo sem pesar, mantendo o movimento natural.
6. Cabelo oleoso não pode usar óleo capilar
Mito! Embora possa parecer contra-intuitivo, você pode, sim, usar esse tipo de produto finalizador nos fios oleosos. Os óleos específicos para o cabelo, usados na medida certa (e sempre longe da raiz), não vão piorar a oleosidade. Na verdade, de acordo com o hairstylist Rafael Bertolucci, os cuidados para apresentar um cabelo saudável, mesmo oleoso, passam pelo uso desse produto. "Nunca abrir mão de um óleo, mesmo para quem tem cabelo oleoso, porque a ponta sempre acaba mais seca", explicou o profissional.
Publicado por: Leonor Militao, Terça-feira 15 de outubro de 2019 - 18h23
Mais Cabelos oleosos

Argila no cabelo: 5 motivos para incluir o produto na sua rotina de tratamento

5 sinais de um couro cabeludo desequilibrado e dicas de expert para tratar

5 dúvidas sobre argila no cabelo respondidas por um cabeleireiro
Últimas matérias

Loiro platinado e perolado: saiba as diferenças entre os tons de loiro claro

20 penteados para um festival de rock: coques, tranças e rabos de cavalo para cabelos curtos, médios e longos

Esses 3 passos vão recuperar o brilho do seu cabelo loiro em casa!

10 dicas para manter a cor dos cabelos ruivos vibrante por mais tempo

Veja 10 dicas para manter seus cachos bonitos e definidos

Vai platinar o cabelo? Expert conta 4 cuidados com o loiro após descolorir