
Degradée Shopping Tijuca

(21) 2567-6767

Av. Maracanã, 987 | Tijuca | Rio de Janeiro | RJ

https://www.instagram.com/regisvanccini/
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Os mitos envolvendo os cabelos cacheados são muitos! Com um número cada vez maior de pessoas parando de fazer alisamento e usando os cabelos naturais, os cabeleireiros têm recebido muitas perguntas a respeito dos cuidados com cabelo cacheado. Nesse cenário, muitos mitos acabam circulando na internet sobre a forma correta ou mais adequada de lavar, tratar, secar e finalizar os fios com cachos. Afinal, o que é verdade e o que é mentira? Reunimos explicações e correções para 6 mitos sobre cabelos cacheados que ainda geram muitas dúvidas, confira nossas dicas!
Leia mais: top 5 dicas para fazer o cabelo cacheado crescer com saúde!
1) Mito: cabelo cacheado só é bonito com definição
O oposto do cabelo super liso com química é o cabelo com cachos bem definidos e volume de sobra. Por isso, muitas meninas que param de fazer alisamento acabam se cobrando para conquistar os cachos mais perfeitos que puderem. No entanto, há muitos tipos de cabelos cacheados diferentes, todos muito bonitos, e nem sempre é possível conseguir o efeito certinho na hora da finalização. Por isso, tome cuidado para não se pressionar demais. Os cachos podem ser maiores, menores, mais abertos, mais fechados, com volume, sem volume, e não existe um visual melhor do que o outro.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
2) Mito: quem tem cabelo cacheado não precisa usar shampoo
Muitas meninas acham que não é preciso usar shampoo na hora de lavar o cabelo cacheado porque ele é naturalmente mais seco. Apesar de ser verdade que nos fios com cachos a oleosidade do couro cabeludo nem sempre consegue se distribuir para as pontas, isso não significa que não é para usar shampoo na hora do banho. Os cabelos cacheados também acumulam impurezas e resíduos de produto, então também precisam de uma limpeza caprichada. A diferença é que ela pode ser feita com menos frequência, em média de uma a três vezes por semana.
Além disso, é um shampoo próprio para esse tipo de fio. A linha Curvaceous, de Redken, foi desenvolvida especialmente para tratar os cabelos cacheados e oferece duas opções de shampoo sem sulfato: o tradicional, que faz espuma e oferece uma limpeza mais completa, e o No Foam, que é um condicionador limpante que preserva mais a hidratação dos fios. Você pode alternar entre as duas fórmulas de acordo com a necessidade naquele dia ou conversar com um cabeleireiro para entender qual é a melhor opção para os seus fios.
3) Mito: quem tem cabelo cacheado não pode usar escova, só pente
O pente de dentes largos é ótimo para desembaraçar o cabelo cacheado ainda molhado após o banho porque preserva a forma dos cachos sem desmanchá-los. No entanto, a escova também pode ser muito útil na rotina de cuidados com os fios. Em muitos salões de beleza, os cabeleireiros usam uma escova raquete para desembaraçar os cabelos enquanto deixam a máscara agindo nos fios. Assim, eles distribuem melhor o produto entre todas as mechas e ainda conseguem soltar melhor os cachos, aumentando sua definição. Comece desfazendo os nós das pontas e suba gradualmente até chegar na raiz, depois enxágue a máscara abundantemente. Quando sair do banho, talvez nem seja preciso pentear de novo as madeixas.
4) Mito: quanto mais produtos usar, melhor vai ser a finalização para cabelo cacheado
A finalização é uma etapa muito importante da rotina de cuidados com os cabelos cacheados porque é a responsável por controlar o frizz, proteger os fios da umidade e garantir definição aos cachos. No entanto, não é necessário misturar vários produtos diferentes para chegar a um resultado bonito e duradouro. Esse excesso pode, na verdade, oferecer o efeito oposto ao desejado, deixando os fios pesados e sem movimento. Em vez disso, opte por produtos que tenham princípios ativos próximos e que combinem entre si, e escolha dois os três que atendam às suas necessidades naquele dia. "Muitas vezes usamos um mais próximo da franja, um no meio e um na ponta", conta o hairstylist e Artista Redken Regis Vanccini. "Mas é muito específico, então precisamos ter uma conversa com essa cliente para ter o melhor efeito possível", afirma.
A linha Curvaceous oferece várias opções de finalizadores diferentes, como a loção Ringlet que tem consistência leve e aumenta o volume, o gel-creme Full Swirl para dar mais controle e definição, o spray Wind Up para reativar a textura no day after, e muitos outros. Para investir nos produtos certos para o seu tipo de fio, conte com a orientação de um bom cabeleireiro.
5) Mito: cabelo cacheado não combina com corte curto
Os cortes curtos são muito elegantes e versáteis, além de darem mais praticidade ao dia a dia porque são mais rápidos de tratar e estilizar. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, eles ficam incríveis nos cabelos cacheados, e podem ser adotados em diversas versões. O importante é você saber qual modelo combina com seu estilo. Os cabelos curtos geralmente ganham mais volume porque retiram a maior parte do peso dos fios, tornando-os mais leves e deixando os cachos mais definidos. Um corte arredondado, por exemplo, pode tornar a nuca mais fresca para os meses da calor. Já um corte assimétrico, com um lado mais alongado, ajuda a emoldurar o rosto com estilo. E que tal experimentar um pixie cut para radicalizar na transformação? Leve algumas fotos de inspiração para o salão de beleza no dia da mudança de visual.
6) Mito: não se pode secar o cabelo cacheado com toalha
Esfregar o cabelo cacheado molhado com a toalha de banho pode aumentar o frizz do cabelo, então muitos experts recomendam usar uma toalha de microfibra ou uma camiseta de algodão para diminuir o atrito entre os fios. "O cabelo cacheado tem uma tendência maior a ter frizz porque é muito fino e sensível à umidade, então é preciso ter cuidado", conta Regis. No entanto, isso não é uma regra. É possível sim secar os cachos com uma toalha tradicional, especialmente se quiser retirar a água dos fios mais rápido, mas é preciso fazer movimentos suaves. Em vez de esfregar, prefira apertar ou torcer levemente os fios envolvidos pela toalha, como os profissionais fazem no salão de beleza. Com delicadeza, você conseguirá secar as madeixas sem danificá-las.
Visite um salão de beleza para cuidar dos cabelos com um expert!
Publicado por: Barbara Gonçalves, Terça-feira 28 de maio de 2019 - 14h55
Mais Cabelos cacheados

Trança em cabelo cacheado: 5 inspirações elegantes + dicas para dar brilho ao penteado

Hidratação para cabelos cacheados: 4 produtos e dicas para dar brilho e definição aos cachos

Cabelo cacheado curto: 5 penteados fáceis para fazer sozinha
Últimas matérias

Corte degradê feminino: saiba como apostar na tendência e veja 15 fotos em diferentes tipos de cabelo

Marrom dourado: com luzes ou coloração global? Veja inspirações e escolha o castanho perfeito

Free hands: tudo sobre a técnica que cria luzes no cabelo à mão livre para um iluminado natural

Cabelo oleoso: saiba como o pré-shampoo de limpeza profunda controla a oleosidade e aprenda a usar

Trança em cabelo cacheado: 5 inspirações elegantes + dicas para dar brilho ao penteado

Hidratação para cabelos secos: saiba como fazer e qual produto escolher para devolver brilho e maciez