Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Apesar da recomendação dos cabeleireiros para aparar as pontas dos fios regularmente, muitas pessoas evitam o máximo possível ter que ir ao salão de beleza para cortar o cabelo, especialmente as que estão tentando fazer o cabelo crescer. No entanto, esse hábito traz muitos benefícios para a fibra capilar, evitando e remediando incômodos comuns como pontas duplas, quebra de cabelo e falta de volume. Para te convencer a agendar sua próxima visita ao cabeleireiro, reunimos 6 motivos para aparar as pontas do cabelo regularmente. Confira!
Leia também: 4 cortes de cabelo incríveis para experimentar em 2019!
1) Remover pontas duplas do cabelo
O cabelo com pontas duplas é o principal sinal de que é hora de aparar os fios. As pontas duplas surgem quando os fios estão muito enfraquecidos e começam a se dividir como galhos, formando ramificações nas pontas. A tendência é que esse efeito suba para o comprimento se as pontas não forem cortadas e tratadas regularmente, então não espere tempo demais para ir ao salão de beleza. Se programe para visitar o cabeleireiro pelo menos uma vez a cada quatro meses, mesmo se estiver deixando o cabelo crescer. Se não quiser alterar o comprimento dos fios, uma boa alternativa é o corte bordado, que é feito ao longo do comprimento cortando apenas as pontas duplas. Converse com seu cabeleireiro para saber qual é a melhor opção para o seu caso.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
2) Diminuir a quebra de cabelo
Ficar muito tempo sem cortar o cabelo é uma as principais causas da quebra dos fios por causa do enfraquecimento das pontas. Elas são a parte mais antiga das madeixas; por isso, são também a área que acumula mais danos e sensibilidade. Com o passar do tempo, a tendência é que fiquem cada vez menos resistentes e tenham dificuldade de reter nutrientes e proteína em sua estrutura. O próximo estágio do quadro é a quebra, quando os fios se partem no ponto mais fraco. Aparando o cabelo regularmente, as pontas nunca vão chegar nesse nível de dano e estarão sempre mais saudáveis, o que reduz imediatamente a quebra. É esse cuidado contínuo que não apenas evita as pontas duplas como também mantém o cabelo com um todo mais saudável.
3) Fazer o cabelo crescer mais forte
Muitas pessoas têm a sensação de que o cabelo nunca sai do mesmo comprimento e o motivo mais comum para isso é a quebra dos fios. Na tentativa de deixar o cabelo crescer, elas ficam meses e até anos sem cortar as pontas, deixando a fibra cada vez mais frágil e quebradiça e provocando o efeito contrário ao desejado. Para driblar esse quadro, o melhor a fazer é realizar cortes mais frequentes para que eles possam ser menores, preservando o máximo possível do comprimento e estimulando um crescimento contínuo das madeixas.
Para ajudar na proteção do fio e na redução da quebra, invista em produtos que tenham ação fortalecedora e tornem a estrutura do fio mais resistente. Nossa sugestão é a coleção Resistance Extentioniste, de Kérastase, desenvolvida para ajudar o cabelo a crescer até 4 cm em 3 meses. "A linha tem 4 ativos, que vão entregar todos os benefícios para a fibra. Agindo internamente para força nós temos Taurina e Creatina R. No exterior, para dar cosmeticidade, temos ácido maleico e ceramida. Assim, combinamos estrutura com toque aveludado", explica Pollyana Precinotto, educadora da marca.
4) Manter o corte de cabelo em dia
Alguns cortes de cabelo precisam de mais manutenção do que outros - como os modelos assimétricos, franjas e cortes curtos em geral -, em que o crescimento dos fios fica visível mais rápido. Nesses casos, o ideal é ir ao salão a cada 6-8 semanas para manter o modelo em dia. Nos cabelos longos ou com corte em camadas a durabilidade é maior, mas mesmo assim os experts recomendam aguardar no máximo 3-4 meses para aparar as pontas e revitalizar o visual. Assim, você mantém o cabelo sempre bonito e saudável, em vez de esperar as pontas ficarem danificadas ou os fios crescerem além do desejado para arrumá-los novamente.
5) Valorizar o cabelo fino com efeito encorpado
Um benefício de cortar os fios regularmente especial para quem tem cabelo fino é dar um efeito mais encorpado às madeixas. O cabelo que é naturalmente fino, que está sofrendo afinamento ou que tem perda de densidade capilar - termo referente à quantidade de fios por cm² do couro cabeludo - tende a ficar com as pontas ralas e sem vida. Cortando as madeixas regularmente, de preferência com um corte reto, você consegue criar a ilusão de um cabelo mais encorpado e saudável.
6) Facilitar a hora de desembaraçar e finalizar o cabelo
As pontas secas e sem corte há muito tempo embolam com facilidade, tornando o processo de desembaraçar os fios mais demorado - e aumentando o risco dos fios quebrarem quando ficam presos no pente ou na escova. Usar um leave-in hidratante facilita um pouco esse processo, ajudando o pente a deslizar mais suavemente entre as mechas, mas a melhor forma de lidar a situação é cortar as pontas regularmente e manter uma rotina de tratamentos contínua, caprichando na hidratação capilar. Assim, as pontas nunca chegam nesse nível de ressecamento e as madeixas se mantêm sempre sedosas e saudáveis.
Visite um salão de beleza para cuidar dos cabelos com um expert!
Publicado por: Barbara Gonçalves, Quinta-feira 07 de fevereiro de 2019 - 14h45
Mais Cortes de cabelo

Long bob curto, médio e longo: veja as diferenças e escolha o corte de cabelo ideal para você

7 tendências de cortes para outono/inverno, segundo experts

15 ideias de corte chanel com franja para você renovar o seu cabelo
Últimas matérias

O que fazer quando o cabelo está caindo muito? Saiba 4 formas de controlar a queda

Finalização de cabelo cacheado: 3 truques de cabeleireira para definir os cachos

4 tons de loiro que combinam com o inverno 2022

Cabelo poroso: o que é, causas comuns e como tratar os fios em casa

Quais as tendências de cores de cabelo em 2022? Cabeleireiro revela nuances que estão em alta

Cabelo dourado: loiro, ruivo, marrom e outras nuances para apostar