
Quer saber como cuidar dos seus cabelos oleosos? Confira 7 dicas imperdíveis que o Segredos de Salão separou para você!

Heide Guedes

Hairstylist especialista em corte, coloração e mechas
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Os cabelos podem ficar oleosos por diversos motivos, tanto naturais quanto com hábitos ruins que praticamos no dia a dia e sequer nos damos conta. Alguns exemplos do que piora essa condição são as alterações hormonais, mudanças no clima, banhos com água muito quente e até mesmo o uso inadequado de produtos capilares. Para resolver esse e outros problemas, o Segredos de Salão reuniu 7 dicas importantíssimas que vão te ajudar a acabar com o aspecto pesado das madeixas. Confira!
1) Tem cabelos oleosos? Evite banhos quentes
Se você já possui os fios naturalmente oleosos, a água quente nunca deve fazer parte de suas higienizações capilares. A temperatura elevada prejudica a saúde dos cabelos, os deixando sensíveis e desregulando a camada hidrolipídica do couro cabeludo, tendo como resultado a oleosidade em excesso. Portanto, para evitar o dano, prefira a água morna. "Além disso, terminar o banho com água fria vai ajudar o creme de tratamento a alinhar as cutículas que foram dilatadas pela água morna", esclareceu a Expert K Heide Guedes.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
2) Use os produtos corretos para cabelos oleosos
Um dos maiores erros de quem possui os cabelos oleosos é escolher produtos que só acentuam essa situação. Por isso, para tratá-los da maneira correta é preciso pedir ajuda a seu cabeleireiro e, juntos, identificarem qual é a melhor linha de cosméticos para deixá-los saudáveis. Se eles forem oleosos apenas na raiz, o shampoo e condicionador deve ser direcionado às madeixas mistas; se forem em todo o comprimento, será preciso achar uma coleção que mais se adapte aos seus fios.
3) Controle o uso do seu shampoo antirresíduos
Outra atitude muito comum de quem possui os fios bem oleosos é usar o shampoo antirresíduos em excesso, já que ele costuma ser o mais indicado para acabar com a oleosidade. Entretanto, ele pode causar um efeito rebote, uma vez que a limpeza profunda pode retirar nutrientes essenciais ao couro cabeludo. Dessa forma, a região vai entender que precisa produzir mais oleosidade para suprir essas necessidades. Então, prefira usar o cosmético apenas em situações necessárias, não diariamente.
4) Posso lavar os cabelos todos os dias?
Ao contrário do que muitas mulheres pensam, lavar os cabelos todos os dias não faz mal para quem possui fios oleosos. Desde que sejam utilizados os produtos corretos, a higienização ajuda a deixá-los mais soltos e sem o aspecto pesado. O shampoo deve realizar uma boa limpeza enquanto o condicionador é melhor que seja leve e hidratante.
5) Descubra como usar o condicionador e a máscara nos cabelos
O manuseio do condicionador e da máscara é uma das dificuldades de quem possui os cabelos oleosos. Ao contrário do que se pensa, os cosméticos devem ser usados no banho assim como é feito nos outros tipos capilares. A diferença é que a formulação de ambos deve ser mais leve, e os produtos não podem ser passados na raiz dos fios. O oleosidade da raiz consegue suprir sozinha as necessidades nutritivas das madeixas, sendo a máscara e o condicionador indicados apenas para o meio e as pontas.
6) Qual é o melhor finalizador para meus cabelos oleosos?
Para completar o tratamento diário, não devemos nos esquecer dos finalizadores. E não é porque seus cabelos são oleosos que você não deve usá-los. A grande diferença está no tipo de produto escolhido. O ideal para o tratamento é apostar nos leave-ins mais fluidos e leves, que apenas selam e protegem os fios.
7) Faça do shampoo seco um item indispensável em sua rotina
Quem possui cabelos oleosos tem o shampoo seco como seu melhor amigo. Ele é um grande salvador do visual nas horas em que precisamos estar com as madeixas arrumadas e não temos tempo de lavá-las e finalizá-las. Portanto, tenha o produto sempre na bolsa para não passar por nenhum aperto no dia a dia. Mas, não se esqueça, usá-lo de forma exagerada pode surtir o efeito contrário e deixar os fios rígidos e com aspecto opaco.
Publicado por: Bruna Teles, Terça-feira 16 de maio de 2017 - 11h38
Mais Tratamento de cabelo

Metais podem deixar o cabelo quebrado e com coloração indesejada. Saiba evitar esses danos

6 melhores máscaras de nutrição para revitalizar cabelos ressecados

5 segredos para tratar cabelo quebrado rapidamente
Últimas matérias

9 penteados para cabelos cacheados ideais para o trabalho

Cabelo acaju: púrpura, acobreado, dourado e mais nuances para inspirar

Aprenda 5 dicas para tirar o frizz do cabelo loiro

Balayage no cabelo preto: dicas de nuances, técnicas e como evitar reflexos avermelhados

Corte de cabelo no ombro: reto ou repicado? Saiba escolher o perfeito para você

Loiro dourado: 45 fotos da cor de cabelo mais pedida dos salões