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A maior parte dos cabeleireiros trabalha em salões de beleza no dia a dia, mas um número crescente de profissionais procura se especializar em uma área, como preparação de noivas e madrinhas. Uma área que tem crescido é a produção de desfiles de moda e ensaios fotográficos. Para atuar como cabeleireiro na indústria da moda, é importante se destacar tanto pela qualidade do serviço realizado quanto pelo profissionalismo, já que os bastidores e os estúdios são ambientes agitados. Já pensou em atuar nesse ramo? Selecionamos 7 dicas que podem te ajudar a chegar lá. Confira!
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Dica 1) Domine técnicas de styling e penteados em diferentes tipos de cabelos
Nos salões de beleza os serviços de coloração, mechas e cortes são os mais pedidos, mas nos bastidores de desfiles e editoriais de moda o que prevalece é o styling. Por isso, se você deseja se especializar na área, é importante dominar a criação de texturas, penteados e finalizações em estilos diferentes. Além disso, é fundamental que você saiba trabalhar com todos os tipos de cabelos, masculinos e femininos, dos lisos aos crespos, dos curtos aos longos. "Invista bastante no seu conhecimento, no aprimoramento e conhecimento do máximo de técnicas - não quer dizer que você vai ter que fazer tudo, mas é legal você conhecer tudo, saber de tudo, vai te ajudar a aprimorar", afirma o hairstylist e Artista Redken Daniel Saphiro. Pratique o máximo que puder para estar preparado para qualquer oportunidade que surgir.
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Dica 2) Se ofereça como assistente ou voluntário
Os cabeleireiros de moda têm grandes responsabilidades na criação dos visuais de cada coleção, desfile ou sessão de fotos. Por isso, geralmente são profissionais renomados no ramo. Se você tem vontade de entrar nesse mercado, a melhor forma de dar os primeiros passos é atuando como assistente de um cabeleireiro mais experiente. Seja em uma vaga remunerada ou voluntária, a oportunidade vai permitir que você entenda melhor o funcionamento dos bastidores, aprenda diretamente com os experts, ganhe prática em styling e conheça pessoas que podem abrir outras oportunidades para você no futuro.
Dica 3) Acompanhe as tendências e os profissionais que são referência
Os editoriais e desfiles de moda muitas vezes reúnem tendências que ainda não chegaram nos salões de beleza, então para atuar nesse mercado é preciso ficar atento às novidades. Pela internet você pode acompanhar o trabalho de profissionais e marcas que admira e se manter atualizado a respeito do que promete fazer sucesso nos meses seguintes. "Fique perto de cabeleireiros que você vê como referência, como inspiração, e tente reproduzir o trabalho deles para praticar", indica Daniel. Dessa forma, você ganha experiência, amplia seus horizontes e quando surgir uma oportunidade de trabalho, vai poder oferecer ideias, levar referências e recriar os visuais que o cliente pedir da melhor forma possível.
Dica 4) Monte um portfólio de boas fotos dos seus trabalhos
A melhor forma de demonstrar seus talentos para futuros clientes é tendo um portfólio de trabalhos anteriores. Muitos profissionais mantêm uma pasta com fotos impressas, mas você também pode usar um site ou até seu perfil no Instagram para reunir esses registros. Poste fotos sempre na melhor qualidade possível, de preferência em mais de um ângulo e com boa iluminação. Não é preciso selecionar apenas fotos de penteados e styliing; serviços de coloração e corte também são demonstrações das suas habilidades. O importante é ter u material diversificado e que demonstre que você está pronto(a) para as oportunidades que surgirem.
Dica 5) Prepare-se para lidar com um ambiente agitado, longas horas de trabalho e pessoas influentes
Sessões de foto e desfiles de moda costumam ser eventos que se estendem por muitas horas, então prepare-se física e mentalmente para o desafio. Esses ambientes podem reunir pessoas influentes e famosas, então é preciso saber atendê-las sem perder o profissionalismo. Também é importante evitar se deixar distrair pelo barulho, pela correria e por conversas paralelas que possam te pressionar. Para isso, concentre-se no seu trabalho e trate a todos de forma respeitosa, lembrando sempre que a prioridade é realizar o melhor serviço possível. Alimente-se bem, beba bastante água e acredite no seu potencial; tudo isso ajuda a tornar a experiência mais proveitosa.
Dica 6) Monte um kit para levar aos estúdios quando for necessário
Algumas oportunidades de trabalho podem exigir que você leve seu próprio kit para criar os penteados, então vale a pena montar aos poucos uma pequena mala que possa te acompanhar nessas ocasiões. Um secador, uma chapinha, pentes variados e produtos de styling que sejam versáteis são itens básicos, mas você pode acrescenta o que quiser de acordo com a necessidade. Ter seu próprio it vai permitir que você trabalhe de forma independente, atendendo os clientes onde eles estiverem e aproveitando ao máximo os convites que receber.
Dica 7) A versatilidade pode proporcionar mais oportunidades
A versatilidade é uma das características mais importantes para ter sucesso na indústria da beleza, especialmente com foco no mercado da moda. Quando mais estilos de penteado e finalização você souber criar, melhor. Se tiver talento com cortes e colorações também, melhor ainda. Outro diferencial que pode abrir muitas portas na sua carreira é ter uma formação como maquiador(a) também, já que muitas marcas buscam profissionais que possam cumprir os dois papéis. Não tenha medo de sair da zona de conforto; pesquise, estude e pratique o máximo que puder para se destacar e se tornar uma referência.
Publicado por: Barbara Gonçalves, Sexta-feira 09 de agosto de 2019 - 15h36
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