
Bruno Galhardo


Hairstylist e expert Kérastase no Brasil
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Os cabelos cacheados e crespos necessitam de cuidados especiais para que mantem a forma dos cachos e a saúde dos fios. De uma forma geral, os cabelos cacheados e crespos tendem a ser mais secos, especialmente nas pontas, e precisam de atenção extra para estarem sempre definidos e hidratados. A textura, o nível de oleosidade, a porosidade e outras características podem interferir na maneira como os fios reagem à certos produtos e hábitos, então é importante realizar um diagnóstico capilar com um hairstylist para identificar as necessidades das suas madeixas. Saiba quais são os 7 maus hábitos mais comuns que podem estar prejudicando a saúde e aparência dos cachos para te ajudar a ajustar sua rotina de cuidados capilares. Confira!
Leia também: os 7 pecados do cabelo com frizz!
1) Lavar o cabelo todos os dias ou com muita frequência
Por causa da curvatura do cabelo cacheado, a oleosidade natural produzida no couro cabeludo tem dificuldade de se espalhar pelo comprimento do fio. Isso faz com que as pontas fiquem mais ressecadas e a raiz fique mais oleosa. Para driblar esse quadro, muitas pessoas optam por lavar o cabelo diariamente ou várias vezes por semana. No entanto, esse hábito só agrava a situação. Para quem quer manter os cachos saudáveis, o ideal é lavá-los no máximo duas vezes por semana, a não ser que o seu cabeleireiro recomende outra rotina. Para prolongar a durabilidade da limpeza, use um shampoo para cabelo cacheado especificamente, como o da linha Curl Contour, de L'Oréal Professionnel, que promove uma limpeza eficaz sem ressecar a fibra. "A utilização de substâncias mais suaves na hora da higienização retira o excesso de sebo de forma menos agressiva, diferente do que acontece com os produtos normais" explica o hairstylist e ID Artist, Bruno Galhardo.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
2) Não usar leave-in para finalizar o cabelo cacheado
Mesmo usando uma boa dupla de shampoo e condicionador no banho, é importante aplicar um finalizador nos cabelos úmidos se você quer conquistar cachos definidos. A fórmula pode variar entre óleo, creme, pasta e outras texturas, mas de uma forma geral o papel desse tipo de produto é selar a cutícula dos fios, realçar o brilho, conferir mais maciez e estruturar a curvatura do cabelo, mantendo os cachos certinhos e sedosos por muito mais tempo. Para prosseguir com a linha Curl Contour, aplique o creme de pentear no comprimento e nas pontas e use os espaços entre os dedos para distribuir pelas mechas.
3) Secar os cachos da maneira errada
Secar o cabelo cacheado depois do banho também requer alguns cuidados. Esfregar as madeixas com a toalha, por exemplo, é um hábito que pode provocar a formação de frizz e até a quebra dos fios. O cabelo fica muito mais sensível quando está molhado, então é importante ter delicadeza ao secá-los. Use uma camiseta de algodão ou toalha de microfibra para reduzir o atrito e evitar os fios arrepiados. Se for usar secador, não se esqueça de encaixar o bico difusor para não desfazer os cachos. Prepare o cabelo com um protetor térmico como PLI, que tem efeito memória para prolongar a durabilidade da textura, e prossiga com a secagem.
4) Esquecer de fazer hidratação em casa nos cabelos
Por causa do ressecamento natural do comprimento e das pontas do cabelo cacheado, é fundamental incluir a hidratação capilar na sua rotina de beleza. Usando uma máscara de hidratação voltada para madeixas com cachos, como a da linha Curl Contour, de L'Oréal Professionnel, você consegue nutrir a fibra, conferir maciez incomparável aos fios e reparar danos leves causados pelo secador ou pela ação do sol. "O resultado é de comprimento e pontas mais hidratados, toque extremamente macio e ondas bem definidas" afirma Bruno. Apesar de muitas pessoas não terem esse hábito, o ideal é fazer o tratamento pelo menos uma vez por semana, sempre seguindo as orientações da embalagem, mas a frequência pode variar de acordo com as indicações do seu cabeleireiro.
5) Usar ferramentas de calor como secador e babyliss em excesso
Usar o secador para tirar o excesso de água dos fios ou o babyliss para definir alguns cachos pontuais são hábitos que fazem parte da rotina de muitas pessoas com cabelo cacheado. No entanto, se usados com frequência, esses aparelhos podem danificar gravemente os fios, deixando-os mais ressecados e quebradiços. Por isso, a recomendação dos experts é deixar o cabelo secar naturalmente sempre que possível. Quando não puder evitar, lembre-se de aplicar um bom protetor térmico antes de colocar o cabelo em contato com o calor.
6) Criar atrito demais entre os fios
O atrito é um dos principais causadores de frizz e quebra nos cabelos, especialmente os cacheados. Por isso, hábitos como esfregar os fios molhados com a toalha, não protegê-los durante a noite e usar elásticos emborrachados podem estar prejudicando a aparência das suas madeixas sem você nem perceber. Para corrigir a situação, nossas dicas são secar os fios com camisa de algodão ou toalha de microfibra, trocar a fronha por uma de seda e usar somente elásticos encapados de tecido. A diferença que esses detalhes podem fazer é enorme!
7) Não desembaraçar o cabelo cacheado corretamente
Outro hábito que causa atrito nos fios é o ato de desembaraçar. O mais indicado pelos hairstylists é pentear o cabelo cacheado somente quando estiver molhado. Apesar de ser o estado em que os fios ficam mais frágeis, é a única maneira de desfazer os nós sem comprometer a definição dos cachos. Para causar o mínimo possível de danos, aplique um creme de pentear para facilitar o processo e use um pente de dentes largos. Comece desatando os nós das pontas delicadamente e suba aos poucos em direção à raiz. Assim, você respeita a elasticidade das madeixas.
Agende uma visita ao salão de beleza para cuidar das madeixas com um especialista!
Publicado por: Barbara Gonçalves, Terça-feira 11 de setembro de 2018 - 18h00
Mais Cabelos cacheados

Cabelo em transição precisa de quê? 3 cuidados especiais para fios em crescimento

Cabelo cacheado com corte médio: 3 modelos perfeitos para renovar o visual

Cabelo cacheado loiro: 30 fotos para se inspirar + dicas para cuidar das luzes
Últimas matérias

5 dúvidas sobre hidratação capilar: aprenda a cuidar do cabelo ressecado em casa

Long bob em 2021: como adotar o corte de cabelo médio mais famoso do mundo esse ano

Cabelo queimado de sol com luzes: como adotar as mechas loiras com aspecto natural

Cabelo danificado e com quebra: como cuidar dos fios enfraquecidos em casa

Rabo de cavalo estiloso: 3 penteados fáceis de fazer que estão em alta em 2021

Cabelo platinado com luzes: as mechas loiras descoloridas vão te conquistar nessa temporada