Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Fazer escova em casa com acabamento liso, brilho intenso, volume na medida e movimento natural é uma ótima maneira de revitalizar o visual. Com esse styling, os fios lisos parecem saudáveis, sedosos e sofisticados, e até uma produção simples fica mais elegante. Muitas mulheres tentam recriar esse efeito de escova de salão quando não têm tempo para visitar o cabeleireiro favorito, mas alguns erros simples como usar produtos inadequados, aplicá-los da forma incorreta e não usar as ferramentas certas podem afetar tanto o resultado final quanto a durabilidade do look. Saiba quais são os 7 erros que podem estar comprometendo a sua escova em casa!
Veja também: 10 passos para fazer uma escova de salão em casa!
1) Você não está lavando o cabelo corretamente
Muitas pessoas não sabem que o primeiro passo para conseguir uma escova perfeita é lavar corretamente o cabelo. "Um cabelo para ter brilho precisa estar limpo", afirma Priscilla Correa, educadora de Redken. O acúmulo de oleosidade, poeira e resíduos nos fios faz com que eles fiquem mais pesados e opacos, o que compromete o resultado do visual chamado de "escova de salão". Por isso, a preparação deve começar no banho com uma higienização caprichada. Uma boa dica é usar um esfoliante capilar como Gloss Scrub da linha Diamond Oil Glow Dry, de Redken , antes do shampoo. "A fórmula esfolia suavemente os fios retirando poluição e restos de produtos. Imediatamente após o uso os fios ficam mais brilhosos", explica.
Aplique na raiz e no comprimento do cabelo úmido e massageie delicadamente, direcionando em seguida para as pontas. Enxágue abundantemente e prossiga com o shampoo Glow Dry , que vai ajudar na limpeza e na preparação do cabelo. Enxágue novamente e aplique o condicionador Glow Dry no comprimento e nas pontas para hidratar e conferir um toque sedoso às madeixas. Por fim, enxágue mais uma vez. "Recomendo utilizar água morna, e não quente, durante o banho, e no ultimo enxague usar água fria para realçar o brilho", indica Priscilla.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
2) Você não prepara o cabelo com protetor térmico
O calor do secador é o responsável por redefinir a textura do cabelo durante a escova, mas ele também pode danificar a estrutura do fio. Por isso, é muito importante aplicar um protetor térmico antes de começar o styling. Opte por um produto que ofereça essa proteção e ainda facilite a escovação e prolongue a durabilidade do look. Nossa dica é Pillow Proof Blow Dry Express Primer Spray, de Redken, desenvolvido especialmente para essa finalidade e proporciona até 24h de volume e força sem pesar, além de reduzir a quebra dos fios. Depois do banho, retire o excesso de água do cabelo com uma toalha e borrife o produto por todas as camadas, concentrando a aplicação no comprimento e nas pontas.
3) O cabelo está molhado demais para escovar
Se você começar a tentar escovar o cabelo encharcado logo que sair do banho, o processo vai demorar muito mais tempo e ainda pode danificar a saúde dos fios, já que eles ficam mais sensíveis quando estão molhados. O ideal é retirar o excesso de água antes, primeiro com a toalha e em seguida com jatos dispersos do secador por todo o comprimento. Quando as madeixas estiverem pelo menos 60% secas, aí sim é hora de dividir em mechas, pegar a escova redonda e começar a escovação.
4) Você não sabe como usar escova redonda corretamente
A escova redonda é uma poderosa aliada na hora de secar os cabelos. Posicione-a por cima da mecha para alisar os fios de cima e depois coloque-a por baixo para secar o restante e definir a ponta arredondada. Essa alternância ajuda a garantir um resultado mais polido e brilhoso porque distribui melhor o calor do secador. Para dar mais volume ao cabelo, use a escova para levantar os fios pela raiz, secando-os para cima. Isso vai deixar as madeixas mais encorpadas de forma natural, além de prolongar a durabilidade do styling. Na hora de modelar as pontas, posicione a escova sob os fios e rode-a algumas vezes enquanto direciona o vento do secador. Por fim, deixe a mecha enrolada ao redor da escova mais alguns segundos para esfriar um pouco antes de soltar e partir para a próxima porção de cabelo.
5) O secador está sendo usado sem o bico
A maior parte dos secadores vem com bicos diferentes que podem ser encaixados na ponta para mudar o direcionamento do vento. O difusor, por exemplo, tem formato arredondado e é indicado para secar os cabelos cacheados sem amassar. Já o bico mais estreito, com formato de linha, ajuda a conquistar uma escova mais polida e sem frizz. Ele direciona o jato de ar sempre no mesmo sentido, em vez da forma mais dispersa que o secador oferece quanto está sem nenhum bico especial. Por isso, lembre-se de encaixar essa peça no aparelho antes de começar a escova.
6) Você está aplicando produtos em excesso
Os produtos são muito importantes para preparar, finalizar e modelar o cabelo, e ganham um papel ainda mais importante na hora de fazer escova. Eles realçam o volume, protegem do calor, facilitam o desembaraço, realçam o brilho e prolongam a durabilidade do styling. No entanto, o excesso de produtos pode acabar provocando o efeito contrário, pesando os fios e deixando um aspecto oleoso. O ideal é optar por poucos e bons itens, que cumpram mais de uma função ao mesmo tempo. Também é importante fórmulas que combinem entre si, de preferência da mesma coleção, para preservar a leveza. Converse com seu cabeleireiro para encontrar as melhores opções para o seu tipo de fio.
7) Você está aplicando óleo finalizador da maneira errada
Quando terminar a escova, é hora dos toques finais. Um leave-in em forma de óleo é uma boa pedida para dar um acabamento brilhoso e macio às madeixas. Opte por uma fórmula leve, que não pese nos fios, e trabalhe sempre com pequenas quantidades. Nossa dica é o Glow Dry Blow-Dry Oil, de Redken, que pode ser usado tanto antes quanto depois da escova e combina com todos os tipos de fios. Aplique um pump pequeno na palma das mãos e esfregue-as. Depois, distribua pelo comprimento e pelas pontas do cabelo para conquistar brilho, maciez incomparável e durabilidade prolongada para a escova.
Visite um salão de beleza para cuidar dos cabelos com um profissional!
Publicado por: Barbara Gonçalves, Quinta-feira 10 de janeiro de 2019 - 14h14
Mais Cabelo liso

4 tendências de corte de cabelo médio para adotar em 2019

4 tendências vintage para cabelos que prometem voltar em 2019

Corte chanel de bico: tudo sobre o modelo, como adotar e dicas para finalizar
Últimas matérias

Cabelo loiro dourado: 5 motivos para apostar no tom de loiro que é a cara do verão

Linha Elixir Ultime, de Kérastase: veja a coleção completa e os óleos para diferentes tipos de cabelo

10 mandamentos para um cabelo com mais brilho

5 razões que provam que cortar o cabelo curto pode te transformar em uma nova mulher

Coloração para cabelos cacheados e crespos: 5 dicas para acertar no procedimento e ter um resultado incrível

Horóscopo do cabelo das aquarianas: 6 cortes, cores e penteados para experimentar em 2019