
Bruno Galhardo


Hairstylist e expert Kérastase no Brasil
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
A queda de cabelo é muito comum em todo o mundo, mas isso não significa que ela não deva ser levada a sério. Se o seu cabelo tem caído mais do que o normal, que equivale a cerca de 100 fios por dia, pode ser sinal de que algum aspecto da sua saúde precisa de atenção. A queda pode ser provocada por vários fatores como estresse, carência nutricional e alterações hormonais, então deve sempre ser acompanhada por um expert. Por afetar tantas pessoas, é normal de surjam muitas dúvidas a respeito do tema. Para te ajudar a entender melhor como lidar com o problema, reunimos 7 mitos e verdades sobre queda de cabelo que você precisa conhecer. Confira!
Veja também: como saber se seu cabelo está caindo mais do que o normal?
1) A queda de cabelo só acontece a partir de certa idade?
Falso! É normal o organismo passar por mudanças conforme a idade avança e isso afeta também os cabelos, já que as alterações nos hormônios e na absorção de nutrientes influenciam diretamente os fios. Por conta disso, muitas pessoas percebem um aumento da queda com o passar dos anos, especialmente os homens. No entanto, os cabelos podem cair mais do que o normal em qualquer idade se outros fatores estiverem em ação, como gravidez, uso de certos medicamentos, muito estresse no dia a dia e uma dieta carente de vitaminas.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
2) Homens têm mais queda de cabelo do que mulheres?
Depende. Existe sim uma tendência natural à calvície entre os homens, especialmente a partir dos 35 anos. No entanto, isso não é uma regra, então vai depender também de fatores genéticos e das condições de saúde de cada um. Apesar de menos comum entre as mulheres, a perda de cabelo também pode afetá-las, independente da idade. A diferença é que, como elas geralmente usam os fios mais compridos, a queda acaba se tornando menos perceptível.
3) A melhor forma de tratar queda de cabelo é com receitas caseiras?
Falso! Por conta do grande número de pessoas que sofrem com queda de cabelo, já existem várias opções de tratamento desenvolvidas por laboratórios especializados em atender às necessidades dos fios. Ao contrário de misturas feitas em casa com ingredientes que têm outras finalidades, as fórmulas criadas pelas marcas são fruto de muitas pesquisas e testes, então são totalmente compatíveis com a fibra capilar e proporcionam sempre resultados melhores e mais duradouros. É o caso, por exemplo, do Bain Hydra-Fortifiant e do Bain Nutri-Fortifiant , shampoos da linha Genesis, de Kérastase , que tratam a queda em cabelos finos e grossos, respectivamente. Outra boa opção é o kit de ampolas Cure Fortifiantes Anti-Chute , da linha Genesis, que estimula a micro-circulação no couro cabeludo e previne tanto a queda quanto a quebra. O uso contínuo por 6 semanas vai fortalecer os fios enfraquecidos e restaura a saúde de dentro para fora.
4) A alimentação afeta a queda de cabelo?
Verdade! Se você tem sofrido com queda de cabelo nos últimos meses ou sente que ele não está crescendo como de costume, vale a pena observar se houve alguma mudança grande na alimentação. Uma dieta carente de vitaminas, nutrientes e proteínas tende a deixar os fios mais fracos, o que faz com que caiam e quebrem mais facilmente. Além disso, beber bastante água pode fazer toda a diferença para hidratar o corpo como um todo, inclusive as madeixas. Buscar orientação com um nutricionista ou nutrólogo pode ser uma boa forma de rever seus hábitos e fazer as substituições necessárias para retomar o crescimento saudável dos fios.
5) Cortar o cabelo faz ele parar de cair?
Depende. Cortar o cabelo pode ajudar se o que você tem percebido é uma queda associada à quebra, ou seja, os fios se partindo ao longo do comprimento. Isso indica que estão frágeis por conta de danos como excesso de alisamento, descoloração e uso frequente de chapinha e secador. Nesse caso, o corte vai retirar a parte mais antiga e fraca para que os fios continuem a crescem com menos danos e mais força. A queda de cabelo, por outro lado, é configurada quando os fios se soltam desde a raiz, com o bulbo esbranquiçado ainda preso à fibra. Se essa for a sua situação, um corte pode ajudar a disfarçar a perda de volume, mas não vai fazer o cabelo parar de cair sem o acompanhamento de um tratamento mais completo.
6) Dormir de cabelo molhado faz ele cair?
Mais ou menos. Quando está molhado, o cabelo realmente fica mais elástico e frágil, então arrebenta com facilidade. Por isso, se você não tem o hábito de secar os fios antes de dormir, é provável que alguns se partam durante a noite, especialmente com o atrito criado com a fronha do travesseiro. Somando a umidade ao calor do couro cabeludo, é possível também desenvolver na região alguns fungos que enfraquecem a fibra e fazem o cabelo cair mais. No entanto, isso não é a mesma coisa do que a queda provocada por questões internas, que afetam o folículo sob a pele.
7) Químicas como alisamento e descoloração fazem o cabelo cair?
Depende. Procedimentos químicos como alisamento e descoloração podem enfraquecer os fios se não forem feitos com bons produtos, por um profissional experiente e respeitando os limites da fibra capilar. No entanto, a principal consequência desse tipo de dano é a quebra ou o corte químico, que é quando vários fios se partem de uma vez só na região mais frágil. Para provocar uma queda desde a raiz, só se for por causa de uma região alérgica ou algo semelhante. Caso contrário, a sensação de cabelo mais fino e ralo após a mudança de visual provavelmente se deu por causa da quebra.
Publicado por: Barbara Gonçalves, Quarta-feira 13 de maio de 2020 - 17h54
Mais Queda de cabelo

Como tratar queda de cabelo feminino: 4 dicas para todos os tipos de fios

Produtos para queda de cabelo: conheça as melhores fórmulas para tratar os fios

O que é bom para queda de cabelo? 5 dicas valiosas para fazer os fios pararem de cair
Últimas matérias

5 dúvidas sobre hidratação capilar: aprenda a cuidar do cabelo ressecado em casa

Long bob em 2021: como adotar o corte de cabelo médio mais famoso do mundo esse ano

Cabelo queimado de sol com luzes: como adotar as mechas loiras com aspecto natural

Cabelo danificado e com quebra: como cuidar dos fios enfraquecidos em casa

Rabo de cavalo estiloso: 3 penteados fáceis de fazer que estão em alta em 2021

Cabelo platinado com luzes: as mechas loiras descoloridas vão te conquistar nessa temporada