
Rafael Bertolucci

É um dos profissionais referência em loiros e mechas no país e em desenvolver técnicas de corte e cor.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Já pensou em fazer luzes no cabelo para revitalizar o visual? As mechas loiras podem ser criadas em várias tonalidades e intensidades diferentes, então combinam tanto com cabelos loiros quanto com castanhos, ruivos e pretos. Além desse diferencial da personalização, o cabelo com luzes ainda apresenta muitos outros benefícios para os mais variados tipos de fios, então pode ser uma boa aposta para sua próxima visita ao salão de beleza. Reunimos 7 motivos irresistíveis que vão te convencer a fazer mechas no cabelo no verão 2022. Confira!
Leia também: 36 fotos de ombré hair loiro para te inspirar a adotar o visual em cabelos curtos, médios e longos
1) Aposte no cabelo com luzes para mudar o visual sem radicalizar
O cabelo com luzes é a melhor opção para quem quer mudar um pouco o visual mas não se sente pronto para uma transformação muito ousada. Com a técnica e a cor certas, as mechas loiras podem ser finas, suaves e delicadas para que você se acostume aos poucos com os fios mais claros. Por outro lado, se quiser aumentar a intensidade das luzes, é só voltar ao salão de beleza para adicionar mais reflexos até ficar satisfeita com o resultado. Se decidir que clareou demais o cabelo, o cabeleireiro também pode fazer luzes invertidas, em um tom escuro, para recuperar o aspecto mais fechado e discreto dos reflexos. Seja qual for a sua preferência, o hairstylist pode usar as mechas para chegar lá.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
2) O cabelo com mechas permite que você experimente uma nova cor
Sempre quis ficar ruiva ou loira mas não sabe se o resultado vai ficar bom? Está na dúvida se uma cor de cabelo combina com você? Fazer mechas nessa tonalidade é a melhor forma de testar a compatibilidade e se habituar gradualmente com uma nova versão dos cabelos. "Para quem tem algum receio, minha dica é começar devagar, procurar um profissional responsável que possa oferecer muitas referências e ir clareando as pontas, os contornos, para se acostumar", recomenda o hairstylist Rafael Bertolucci, embaixador L'Oréal Professionnel.
Dessa forma, o cabeleireiro pode ir ajustando os reflexos até chegar no resultado ideal para só então você, se quiser, adotar uma coloração global. Para as morenas que querem ficar loiras, o visual morena iluminada é uma boa aposta, já que ilumina os fios preservando a base natural. Caso queira ficar ruiva, luzes sutis como as babylights podem ser um bom começo.
3) Fazer luzes realça a textura do cabelo ondulado ou cacheado
As mechas mais claras criam contraste com a cor de base dos fios, então consegue deixar a textura dos fios em evidência. Esse jogo de luz e sombra gerado pelas luzes valoriza muito mais o cabelo cacheado ou ondulado do que uma cor uniforme e escura, que pode acabar escondendo um pouco as ondulações e os cachos. Para adotar um visual bem marcante e radiante, é importante que as mechas sejam verticais, intercalando fios mais claros e mais escuros, em vez de simplesmente criar um degradê na horizontal. Dessa forma, o resultado fica mais bonito, os cachos ganham mais destaque e a durabilidade das mechas é maior.
O visual morena iluminada em cabelos cacheados e ondulados, além de realçar a textura dos fios, é uma saída para quem deseja clarear os cabelos, mas teme que um processo intenso de descoloração possa reduzir a definição. Com tons de loiro quente e próximos a sua cor natural, é possível fazer as mechas loiras no cabelo e alcançar o visual desejado usando apenas coloração.
4) As luzes no cabelo podem disfarçar os fios grisalhos
Cada vez mais mulheres decidem fazer luzes para disfarçar o cabelo grisalho. O objetivo é fazer com que as mechas loiras se misturem aos fios brancos, de forma que eles fiquem menos perceptíveis e criem tanto contraste com a cor natural. Para isso o cabeleireiro deve criar mechas delicadas e que comecem o mais perto possível da raiz, para que o crescimento não fique tão marcado. A tonalidade pode variar de acordo com a sua preferência, então conte com a orientação do expert para escolher uma cor que valorize seu visual.
5) O cabelo com luzes na técnica French Balayage é tendência
Se você é uma pessoa que gosta de acompanhar tendências, eis mais um motivo para fazer luzes no cabelo e apostar na técnica French Balayage. O visual está em alta e promete ficar entre os mais pedidos nos salões de beleza durante o verão, quando muitas mulheres decidem iluminar os fios. A técnica tem raízes francesas e consiste em mechas loiras com brilho extremo, raiz esfumada e acabamento sofisticado, que podem ser feitas tanto em cabelos já claros quanto nos cabelos castanhos.
Outro benefício da French Balayage são as três diferentes possibilidades que a técnica oferece: discreta, sofisticada e ousada. A discreta consiste em luzes sutis, para quem busca um clareamento leve, enquanto a sofisticada fica em um meio-termo, oferecendo mais iluminação sem radicalizar. Já a ousada, como o nome sugere, proporciona um clareamento intenso para quem deseja uma transformação mais impactante. Por isso, é uma aposta para mulheres de diferentes estilos e personalidades.
Você também pode apostar em diferentes tonalidades para fazer as luzes no cabelo usando a técnica de French Balayage: tons sóbrios, mas bem iluminados como o loiro dourado e o loiro mel dourado, são uma boa aposta para as discretas e sofisticadas, enquanto as ousadas podem apostar em nuances mais claras como o loiro manteiga ou o loiro baunilha.
6) A manutenção das mechas loiras é mais simples do que uma coloração global
Muitas pessoas têm receio de mudar de visual porque temem que será difícil cuidar dos fios no dia a dia. Para quem faz questão de praticidade no dia a dia, o cabelo com luzes pode ser uma ótima opção, desde que o cabeleireiro saiba como criar essas mechas da forma mais natural possível. "Até as mechas que saem da raiz precisam de uma transição, uma passagem de cor, um esfumado perto do couro cabeludo, para a mulher não ter que retocar toda hora" afirma Rafael. Na hora do banho, aposte no shampoo Blondifier Gloss, de L'Oréal Professionnel, que vai limpar se ressecar e ainda ajuda a realçar o brilho das luzes. Prossiga com o condicionador Blondifier ou com a máscara Blondifier Gloss para conquistar maciez, aspecto sedoso e proteção contra o ressecamento.
Intercale o uso de Blondifier com o Shampoo Antimetal e a Máscara Antidepósito de Metal Detox, para remover resíduos de cobre que vêm da água encanada e se acumulam no interior da fibra capilar com o passar do tempo e podem causar manchas nas mechas loiras (ou ruivas), além de enfraquecer o cabelo e causar quebra. Assim, você manterá o cabelo bonito por muito mais tempo e o fio estará mais saudável quado chegar a hora de retocar os reflexos.
7) Fazer luzes no cabelo pode valorizar o formato do rosto
Assim como s cortes de cabelo, as luzes também podem ajudar a disfarçar e realçar determinadas características do rosto. Quer equilibrar um rosto longo e fino? Aposte em mechas loiras nas laterais para emoldurar o rosto. Quer alongar um corto redondo? Experimente fazer mechas do queixo para baixo como o ombré hair, por exemplo, que consiste em manter a raiz natural e clarear as pontas. Com a ajuda do cabeleireiro, você pode encontrar a melhor forma de posicionar os reflexos para valorizar seu visual e transformar não só os cabelos como também o semblante como um todo.
Publicado por: Amanda Cardoso, Quarta-feira 08 de setembro de 2021 - 12h25
Mais Mechas

Cabelo curto com luzes platinadas: veja 20 inspirações

Balayage no cabelo preto: dicas de nuances, técnicas e como evitar reflexos avermelhados

Loiro dourado: 45 fotos da cor de cabelo mais pedida dos salões
Últimas matérias

Cabelo curto com luzes platinadas: veja 20 inspirações

Como fazer hidratação no cabelo antes da escova? 4 segredos para evitar danos do secador

9 penteados para cabelos cacheados ideais para o trabalho

Cabelo acaju: púrpura, acobreado, dourado e mais nuances para inspirar

Aprenda 5 dicas para tirar o frizz do cabelo loiro

Balayage no cabelo preto: dicas de nuances, técnicas e como evitar reflexos avermelhados